
ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica
De 12 de Agosto de 2015
https://dre.pt/application/conteudo/69992909
https://dre.pt/application/conteudo/69992909
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica
Já há valores? Quanto custa cada Kw?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica
Alguém teria que pagar. Agora vamos ver é quanto!rdias Escreveu:Documento giro. Tudo pago pelo UVE. A rede vai ficar às moscas de certeza. Ninguém vai carregar na rede a suportar tantos custos e tantas entidades.
Mas o futuro adivinha-se com extensões dos prédios para a rua, carregamentos com pagamentos ilegais em todas as garagens, etc.
Comportamentos irresponsáveis e ilegais por causa de burocratas gananciosos...?
Já estou a ver:
"Limpeza de vidros exclusiva para VEs: 10€
Inclui de oferta uso de tomada para carregar a bateria (do telemóvel, claro)"
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica
O documento tem as formulas típicas de amortização de investimentos que, neste momento, parecem ser para proteger os utilizadores de preços excessivos. Mas com tantas entidades e reguladores, tenho dificuldade em acreditar que será barato. Deve ficar ao preço/km de um diesel (agora que o diesel tá barato), digo eu...jasmim Escreveu:Já há valores? Quanto custa cada Kw?
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica
Já que Portugal é um país católico, respondo-te tal como se diz na missa "MISTÉRIO DA FÉ!"rdias Escreveu:Como fica a mobilidade eléctrica ? custo de aquisição de um VE versus ICE ?

- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica
Parece-me que vai acontecer o seguinte:
-Maioria dos UVE's vão carregar em casa e/ou no trabalho (aqui a criatividade e desenrascanço portugueses vão dar cartas
)
-Rede pública será encarada apenas como uma solução de recurso, em viagens fora do âmbito das deslocações pendulares casa/trabalho
-O estado de manutenção dos postos vai melhorar substancialmente
-Diminuirão as filas/congestão em certos postos
-Face à possibilidade de ganhar dinheiro com o negócio os próprios operadores terão interesse em livrar os pontos de carregamento de ICE's
-Os concessionários com carregamento grátis irão ou ter muita confusão ou limitar o carregamento
-A livre concorrência fará aparecer no mercado operadores estrangeiros já estabelecidos noutros países
-Maioria dos UVE's vão carregar em casa e/ou no trabalho (aqui a criatividade e desenrascanço portugueses vão dar cartas

-Rede pública será encarada apenas como uma solução de recurso, em viagens fora do âmbito das deslocações pendulares casa/trabalho
-O estado de manutenção dos postos vai melhorar substancialmente
-Diminuirão as filas/congestão em certos postos
-Face à possibilidade de ganhar dinheiro com o negócio os próprios operadores terão interesse em livrar os pontos de carregamento de ICE's
-Os concessionários com carregamento grátis irão ou ter muita confusão ou limitar o carregamento
-A livre concorrência fará aparecer no mercado operadores estrangeiros já estabelecidos noutros países
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica
+RNM Escreveu:Alguém teria que pagar. Agora vamos ver é quanto!rdias Escreveu:Documento giro. Tudo pago pelo UVE. A rede vai ficar às moscas de certeza. Ninguém vai carregar na rede a suportar tantos custos e tantas entidades.
Mas o futuro adivinha-se com extensões dos prédios para a rua, carregamentos com pagamentos ilegais em todas as garagens, etc.
Comportamentos irresponsáveis e ilegais por causa de burocratas gananciosos...?
Já estou a ver:
"Limpeza de vidros exclusiva para VEs: 10€
Inclui de oferta uso de tomada para carregar a bateria (do telemóvel, claro)"
Essa era uma grande ideia!!!
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica
Alex nao leste bem o documento.alexmol Escreveu:Parece-me que vai acontecer o seguinte:
-Maioria dos UVE's vão carregar em casa e/ou no trabalho (aqui a criatividade e desenrascanço portugueses vão dar cartas)
-Rede pública será encarada apenas como uma solução de recurso, em viagens fora do âmbito das deslocações pendulares casa/trabalho
-O estado de manutenção dos postos vai melhorar substancialmente
-Diminuirão as filas/congestão em certos postos
-Face à possibilidade de ganhar dinheiro com o negócio os próprios operadores terão interesse em livrar os pontos de carregamento de ICE's
-Os concessionários com carregamento grátis irão ou ter muita confusão ou limitar o carregamento
-A livre concorrência fará aparecer no mercado operadores estrangeiros já estabelecidos noutros países
Está lá blindado que todos os postos de carregamento têm que estar ligados à rede MobiE independentemente do operador
Todos vao pingar para a MobiE pela mesma formula.
Até vou gostar de ver quando tiverem que abrir excessoes à lei para o que se avisinha. A rede Tesla será a primeira ou então Portugal ficará mais uma vez isolado do mundo
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica
Olha não dês ideias senão a mobie ainda coloca isso na lei.RNM Escreveu:Alguém teria que pagar. Agora vamos ver é quanto!rdias Escreveu:Documento giro. Tudo pago pelo UVE. A rede vai ficar às moscas de certeza. Ninguém vai carregar na rede a suportar tantos custos e tantas entidades.
Mas o futuro adivinha-se com extensões dos prédios para a rua, carregamentos com pagamentos ilegais em todas as garagens, etc.
Comportamentos irresponsáveis e ilegais por causa de burocratas gananciosos...?
Já estou a ver:
"Limpeza de vidros exclusiva para VEs: 10€
Inclui de oferta uso de tomada para carregar a bateria (do telemóvel, claro)"
Obrigam-te a comunicar à rede todas as intervenções a efetuar num VE e a respetiva tx

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: ERSE - Novo Regulamento para Mobilidade Elétrica
Eu nunca comprava VE se não tivesse possibilidade de carregamento em casa e/ou na empresa.
Na empresa, quando mudámos de instalações, já mandei colocar uma tomada na rua, e em casa carrego na garagem e na rua com uma extensão que vem da varanda e não incomoda ninguém.
Evidentemente que os postos vão ficar às moscas quando for a cobrar. Mais, a rede de PCR é manifestamente insuficiente até para os poucos VE que existem hoje em dia. Bastou ver aquando da constituição da UVE o Hsanches ficou mais um pouco em Coimbra porque senão ia ficar a secar à espera de vez nos PCR. Aqui na Ferreira & Morais já vi 4 Leaf à espera.
Por estes motivos e outros, não me importei de comprar o Fluence.
Uma boa fonte de rendimento para os operadores, era a multa dos CI's que ocupam postos levar uma componente financeira que revertesse a favor da Mabie ou dos concessionários. Ganhavam mais dinheiro em multa do que em abastecimentos.
Na empresa, quando mudámos de instalações, já mandei colocar uma tomada na rua, e em casa carrego na garagem e na rua com uma extensão que vem da varanda e não incomoda ninguém.
Evidentemente que os postos vão ficar às moscas quando for a cobrar. Mais, a rede de PCR é manifestamente insuficiente até para os poucos VE que existem hoje em dia. Bastou ver aquando da constituição da UVE o Hsanches ficou mais um pouco em Coimbra porque senão ia ficar a secar à espera de vez nos PCR. Aqui na Ferreira & Morais já vi 4 Leaf à espera.
Por estes motivos e outros, não me importei de comprar o Fluence.
Uma boa fonte de rendimento para os operadores, era a multa dos CI's que ocupam postos levar uma componente financeira que revertesse a favor da Mabie ou dos concessionários. Ganhavam mais dinheiro em multa do que em abastecimentos.