
Unidades corretas a usar em VEs
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Unidades corretas a usar em VEs
Tem havido muita confusão sobre quais as unidades corretas a usar para indicar a energia consumida, corrente de carga, etc, e por isso criei este tópico para servir de referência.
As principais unidades usadas são as seguintes:
Energia - kW.h (lê-se kiloWatt hora, não é kiloWatt por hora). Basicamente é a energia gerada por uma carga a consumir x kW de potência durante uma hora. Por exemplo, um VE a carregar a 3kW irá carregar 3kW.h numa hora, 6 kW.h em 2 horas e 1,5kW.h em meia hora. A unidade de energia do SI é o Joule, e uma potência de 1 Watt durante um segundo é um Joule. Isto significa que 1kW.h tem 1000W x 3600s = 3,6MJ (Mega Joule).
Potência - kW (kilo Watt, 1000 Watts). 1 Watt é igual a 1 Joule por segundo (J/s). É usado para indicar a potência dos motores e a potência de carga (embora a nível de carga e descarga das baterias deva ser usado o Ampere). Nos CIs é usado o cavalo, abreviatura cv, que equivale a 735,5Watts. O motor de 80kW do Leaf tem 80/0,7355 = 108,8 cv.
Corrente - Ampere, abreviatura A (Não é Ah!). O Ampere é igual a 1 Coulomb (unidade de carga elétrica) por segundo. É usado essencialmente para indicar a corrente puxada da rede pelo carregador do VE.
Carga - Ampere.hora, abreviatura A.h (não é A!). A unidade do SI é o Coulomb, que corresponde à carga de 1A num segundo. Assim, um Ah equivale a 3600 Coulombs. Nos VE é muito usado para indicar a capacidade das baterias. Por exemplo a bateria do Leaf nova tem capacidade para armazenar 65,5A.h.
O k usado antes de kW.h ou kW é minúsculo!
Se houver algo mais a acrescentar coloquem por favor nos comentários abaixo.
As principais unidades usadas são as seguintes:
Energia - kW.h (lê-se kiloWatt hora, não é kiloWatt por hora). Basicamente é a energia gerada por uma carga a consumir x kW de potência durante uma hora. Por exemplo, um VE a carregar a 3kW irá carregar 3kW.h numa hora, 6 kW.h em 2 horas e 1,5kW.h em meia hora. A unidade de energia do SI é o Joule, e uma potência de 1 Watt durante um segundo é um Joule. Isto significa que 1kW.h tem 1000W x 3600s = 3,6MJ (Mega Joule).
Potência - kW (kilo Watt, 1000 Watts). 1 Watt é igual a 1 Joule por segundo (J/s). É usado para indicar a potência dos motores e a potência de carga (embora a nível de carga e descarga das baterias deva ser usado o Ampere). Nos CIs é usado o cavalo, abreviatura cv, que equivale a 735,5Watts. O motor de 80kW do Leaf tem 80/0,7355 = 108,8 cv.
Corrente - Ampere, abreviatura A (Não é Ah!). O Ampere é igual a 1 Coulomb (unidade de carga elétrica) por segundo. É usado essencialmente para indicar a corrente puxada da rede pelo carregador do VE.
Carga - Ampere.hora, abreviatura A.h (não é A!). A unidade do SI é o Coulomb, que corresponde à carga de 1A num segundo. Assim, um Ah equivale a 3600 Coulombs. Nos VE é muito usado para indicar a capacidade das baterias. Por exemplo a bateria do Leaf nova tem capacidade para armazenar 65,5A.h.
O k usado antes de kW.h ou kW é minúsculo!
Se houver algo mais a acrescentar coloquem por favor nos comentários abaixo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Unidades corretas a usar em VEs
Excelente!
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Unidades corretas a usar em VEs
E eu a pensar que a energia carregada tinha a ver com a quantidade de espinafres ingerida 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 516
- Registado: 27 set 2015, 21:56
- Data de fabrico: 31 jul 2015
- Capacidade bateria: 61,5 Ah
Re: Unidades corretas a usar em VEs
Muito didático mjr!;-)
Parabéns pela iniciativa, nunca é demais relembrar definições, ajuda a entendermo-nos todos melhor!;-)
Parabéns pela iniciativa, nunca é demais relembrar definições, ajuda a entendermo-nos todos melhor!;-)
- joaocfgoncalves
- Proprietário i3
- Mensagens: 909
- Registado: 30 jan 2014, 01:48
- Data de fabrico: 23 abr 2014
- Capacidade bateria: 18.8 kWh
Re: Unidades corretas a usar em VEs
Uma gralha... Falta a definição de CALORIAS... Sim, calorias, as que perdemos de stress, quando chegamos aos postos de carga, e eles não funcionam ou estão ocupados por Ci's.
De resto, está tudo aí...
De resto, está tudo aí...
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: Unidades corretas a usar em VEs
Espetáculo mjr.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Unidades corretas a usar em VEs
joaocfgoncalves Escreveu:Uma gralha... Falta a definição de CALORIAS... Sim, calorias, as que perdemos de stress, quando chegamos aos postos de carga, e eles não funcionam ou estão ocupados por Ci's.
De resto, está tudo aí...

Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Unidades corretas a usar em VEs
Só falta dizer a relação entre kWh e Ah, dado que os fabricantes indicam sempre a capacidade da bateria em kWh e não em Ah
De qualquer forma, o valor em kWh pode ser obtido multiplicando a tensão da bateria pela sua capacidade em Ah

De qualquer forma, o valor em kWh pode ser obtido multiplicando a tensão da bateria pela sua capacidade em Ah

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Unidades corretas a usar em VEs
Eu considero a capacidade em kW.h como um valor indicativo. Depende muito da corrente de descarga, bem mais que os Ah. Por outro lado, a capacidade em Ah é a mesma a carregar e a descarregar, ao contrário da capacidade em kW.h que é maior a carregar do que a descarregar. Por último, as baterias armazenam carga elétrica ou seja Coulombs, que é mesmo significado de Ah (1Ah =3600Coulombs).
Mas, simplificando muito, a capacidade em KW.h é obtida multiplicando a capacidade em Ah pela tensão média de descarga a determinada corrente de descarga (tipicamente 0.3C).
Mas, simplificando muito, a capacidade em KW.h é obtida multiplicando a capacidade em Ah pela tensão média de descarga a determinada corrente de descarga (tipicamente 0.3C).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 191
- Registado: 12 dez 2015, 14:39
- Data de fabrico: 01 jun 2011
- Capacidade bateria: 49.66Ah 75%SOH 10bar
- Localização: Horta
Re: Unidades corretas a usar em VEs
mjr Escreveu:Eu considero a capacidade em kW.h como um valor indicativo. Depende muito da corrente de descarga, bem mais que os Ah. Por outro lado, a capacidade em Ah é a mesma a carregar e a descarregar, ao contrário da capacidade em kW.h que é maior a carregar do que a descarregar. Por último, as baterias armazenam carga elétrica ou seja Coulombs, que é mesmo significado de Ah (1Ah =3600Coulombs).
Mas, simplificando muito, a capacidade em KW.h é obtida multiplicando a capacidade em Ah pela tensão média de descarga a determinada corrente de descarga (tipicamente 0.3C).
Eu sou mais ao contrario, acho que o valor em Ah é que é mais indicativo.
Dando um exemplo...
Se comprar uma bateria de chumbo de 60Ah 12V esta tem a mesma capacidade que a do Leaf?