Aqui está ele na minha garagem a descansar:

Gosto muito dele em preto...
A entrega foi relativamente rápida, tendo sido feita uma mini formação sobre o carro, uma foto com o sorriso LEAF (tenho de a pedir...) e já está. O carro vinha com 9 km no odómetro. Mal comecei a conduzir recordei-me das capacidades dinâmicas que já tinha sentido nos test drives. Apesar de a aceleração máxima não ser de colar ao banco o que impressiona é a velocidade com que a aceleração varia de 0 para o máximo (a derivada da aceleração, para quem percebe de matemática, mais conhecida por jerk em Inglês). É essa variação da aceleração rápida que dá o chamado "coice" e que aumenta a sensação de potência. Esta particularidade dos VE é muito útil para entrar em cruzamentos, rotundas e ultrapassagens. Além de que sabemos sempre que a mudança não vai esgotar...
Na volta para a Trofa deu para vir pela AE e testar o comportamento a velocidades de 120-140 km/h. Neste carro em AE temos de estar sempre a olhar para o velocímetro, porque sem se dar conta rapidamente se chega aos 150 km/h. A ausência de ruído do motor faz parecer que vamos a menos 30-40 km/h do que aquilo que vamos na realidade. Quando fui pagar a portagem a portageira ficou a olhar para o carro, a tentar perceber porque é que o carro não fazia barulho.
Mal cheguei a casa a primeira coisa que fiz foi testar se o meu sistema de carregamento funcionava. Como era esperado funciona, e bem.
Aqui está a tomada e o mini-quadro que controla a tomada:

Tem um disjuntor de 16A e um contador de energia que neste momento já vai em 27kw.h. Quando está a carregar, o contador de energia pisca um LED sempre que é consumido um w.h, o que dá cerca de 1 piscar por segundo no início da carga. Após os 90% sensivelmente a frequência começa a baixar, a indicar que a corrente está a baixar (fase de tensão constante na carga da bateria).
O cabo com o EVSE fica pendurado na tomada:

E a carregar:

Sobre a autonomia, como tinha previsto é mais do que suficiente para os 60-70 km diários. Dá para ir a velocidades ilegais na AE sem preocupações. Hoje de manhã tive de ir ao Porto e como estava atrasado fui pela AE, a velocidade de AE. Quando cheguei ao destino no Porto o CB indicava uma autonomia restante de 60km (após ter percorrido 30km), e 7 barras de carga (há que ter em atenção que a primeira barra só contém metade da energia das restantes). Na volta resolvi pela Nacional pois tinha tempo. Trânsito horrível de pára e arranca. Quando chegei a casa a autonomia tinha subido para os 65km (apesar de ter percorrido 25km do Porto até casa) e restavam 4 barras de carga. Pus a carregar e no fim da carga (4h30 depois) a autonomia estava nos 185 km, sinal de que o trajecto anterior foi muito poupadinho em energia.
Ainda não li o manual e já tive alguns momentos RTFM. Vou tentar ler hoje...