
Perda abrupta da carga
Perda abrupta da carga
Pela 1ª vez tive este problema em viagem... De 8 barras de carga passou directamente para o aviso de bateria muito fraca, com apenas um traço de carga!
Ao reduzir a velocidade, foi recuperando traço a traço a carga e consegui chegar ao destino a mais de 20km, em auto-estrada, sempre a subir...
Ao reduzir a velocidade, foi recuperando traço a traço a carga e consegui chegar ao destino a mais de 20km, em auto-estrada, sempre a subir...
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Perda abrupta da carga
Consegues verificar se o carro deixou algum DTC?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Perda abrupta da carga
Bateria com RI elevada pela degradação e pelo frio associados a corrente de descarga elevada deve ter confundido o LBC que se "assustou" com as tensões próximas dos 3V e fez uma "correção" abrupta do SOC restante. Quando baixou a corrente de descarga voltou a corrigir para o valor real de SOC. Com o chegar do tempo quente esse problema deve desaparecer.
Esta bateria não tem contemplações, é sempre ao máximo
Foi pena não ter havido um Leaf Spy a bordo para capturar as tensões nas células.
Esta bateria não tem contemplações, é sempre ao máximo

Foi pena não ter havido um Leaf Spy a bordo para capturar as tensões nas células.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Perda abrupta da carga
Estás a dizer que a tensão/célula baixou até aos 3V numa aceleradela e com ~70% de bateria ??? Mesmo assim o LBC não deveria ser "insensivel" a essas variações instantâneas? Senão andava sempre a variar a capacidade...
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Perda abrupta da carga
Devia, mas com muita degradação e frio a RI sobe bastante e pode causar problemas. Não se foi isso, mas é a minha suspeita. E pelo que percebi em conversa com Ricardo não foi uma aceleradela, mas antes corrente elevada na bateria constantemente durante vários minutos (subida grande em AE, a mais de 130km/h).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 516
- Registado: 27 set 2015, 21:56
- Data de fabrico: 31 jul 2015
- Capacidade bateria: 61,5 Ah
Re: Perda abrupta da carga
Há dias, enquanto conversava com o RNM sobre gestão de vida útil de baterias baseadas em iões de lítio, como a que equipa os Leaf, ele fez o favor de me enviar este vídeo, para minha apreciação:
Depois de o ter visto com cuidado, deparo-me com
este fenómeno reportado pelo OCasal... lembrei-me que uma explicação possível, para além da já adiantada pelo mjr , poderá estar contida entre os minutos 35:54 e 50:00. Se quiserem dar-se ao trabalho de o ver/rever..?!
Depois de o ter visto com cuidado, deparo-me com

Re: Perda abrupta da carga
Poderá estar perto de morrer a minha bateria?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 449
- Registado: 06 mar 2012, 20:04
- Data de fabrico: 29 set 2014
- Capacidade bateria: 55ah
- Localização: Vagos
Re: Perda abrupta da carga
Sou da opinião do mjr. A bateria pode estar perto de morrer mas ainda pode aguentar mais um ou 2 anos. A partir de agora ganhas mais em ter a bateria quente, porque o frio faz aumentar a resistência interna. Quanto maior a resistência interna, maior a queda de tensão das células. Em casos mais avançados, a tensão pode cair para valores de 3v o que faz o bms activar a tartaruga mesmo em estados de Soc elevados, mas a capacidade continua lá, só tens de ser delicado com o acelerador.OCasal Escreveu:Poderá estar perto de morrer a minha bateria?
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Perda abrupta da carga
Isso acontece muito com as motas, motas com bastantes km, tenho 70% de carga, com frio e uma subida e a mota começa a perder força tal e qual quando está no verão a 5% de autonomia.... Nos carros pensei que isso não acontecia por o PACK estar muito mais protegido mas afinal poderá acontecer...marcopns Escreveu:Sou da opinião do mjr. A bateria pode estar perto de morrer mas ainda pode aguentar mais um ou 2 anos. A partir de agora ganhas mais em ter a bateria quente, porque o frio faz aumentar a resistência interna. Quanto maior a resistência interna, maior a queda de tensão das células. Em casos mais avançados, a tensão pode cair para valores de 3v o que faz o bms activar a tartaruga mesmo em estados de Soc elevados, mas a capacidade continua lá, só tens de ser delicado com o acelerador.OCasal Escreveu:Poderá estar perto de morrer a minha bateria?
No inverno as motas são terríveis, parece que andam sempre com 15% de carga.
O teu carro vai passar a adorar andar quentinho depois de carregar
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Perda abrupta da carga
Era interessante repetir a experiência com o Leaf Spy ligado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt