Deve haver aqui alguma confusão. Nesse não sei mas no leaf é que carrega e descarrega dentro de uma range de tensão e não de kwh.
Estás a dizer que no o facto do leaf ir dos 4,2 ou 4,3v aos 2,75v por célula, significa que as células, ainda ficam lá com mais 30% de energia para utilizar? Ou que podiam ir além dos 4,3v en segurança guardando muito mais energia?

Meio Milhão!!
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Meio Milhão!!
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Meio Milhão!!
Leaf e tensões, correcto.
Para a bateria do Leaf durar muito, aconselham-nos a não carregar a mais de 80% e a não descarregar abaixo de 20%. Ou seja, nao devemos usar cerca de 40% da bateria. Isso dá, tal como no Volt, tensão máxima de ~4V e min de 3.6V por célula. Só que no volt, isso vem definido de fábrica para maximizar a vida da bateria.
Para a bateria do Leaf durar muito, aconselham-nos a não carregar a mais de 80% e a não descarregar abaixo de 20%. Ou seja, nao devemos usar cerca de 40% da bateria. Isso dá, tal como no Volt, tensão máxima de ~4V e min de 3.6V por célula. Só que no volt, isso vem definido de fábrica para maximizar a vida da bateria.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Meio Milhão!!
Gostava mesmo de ver um gráfico de tensões de um Volt novo carregado a 100% úteis e a 0% úteis, e o mesmo de esse Volt com 300k milhas. É possível?
Tem aqui um teste onde a degradação do pack é de facto reduzida, embora o intervalo de tempo seja curto:
http://avt.inl.gov/pdf/phev/batteryVolt4313.pdf
RNM, no Leaf 80% são 4,02V e 20% 3,7V.
Tem aqui um teste onde a degradação do pack é de facto reduzida, embora o intervalo de tempo seja curto:
http://avt.inl.gov/pdf/phev/batteryVolt4313.pdf
RNM, no Leaf 80% são 4,02V e 20% 3,7V.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Meio Milhão!!
Mais info aqui:
http://gm-volt.com/forum/showthread.php ... c715f5a0a8
http://www.nhtsa.gov/staticfiles/nvs/pd ... eports.pdf
Ao que parece, os valores para o Volt são 4.06 max, 3.44 min por célula. Atenção que é uma química diferente da do Leaf.
Pergunta ao dono do carro sobre a degradação:
https://www.facebook.com/groups/chevyvo ... 922385698/
http://gm-volt.com/forum/showthread.php ... c715f5a0a8
http://www.nhtsa.gov/staticfiles/nvs/pd ... eports.pdf
Ao que parece, os valores para o Volt são 4.06 max, 3.44 min por célula. Atenção que é uma química diferente da do Leaf.
Pergunta ao dono do carro sobre a degradação:
https://www.facebook.com/groups/chevyvo ... 922385698/
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Meio Milhão!!
Para mim o maior feito é mesmo o carro chegar aos 500Mm sem avarias de maior.
O drivetrain Voltec, com várias embraiagens e 2 motores eléctricos é complexo.
O drivetrain Voltec, com várias embraiagens e 2 motores eléctricos é complexo.