

carregamento zoe
- Filipe
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Re: carregamento zoe
Já agora, mais uma acha para a fogueira, não estará a tomada, tomada por um Mafarrico? 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
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Re: carregamento zoe
Os 2 carros que fazem a avaliação da instalação a recusarem essa tomada é mais que certo que tens aí problemas nesse circuito. Verifica o valor entre terra e neutro conforme indicou o Alex. Uma medição do valor de terra também era uma boa ideia.RS232CSerialUser Escreveu:O zoe q tive em teste aqui em casa três dias
. não carregava numa tomada da garagem
. carregava noutra tomada da garagem (mais distante)
As duas tomadas são de 16 mono schuko e ligam ao mesmo ponto, material igual, em teoria mesmas tomadas. O UMC da Tesla tem exactamente o mesmo comportamento nestas tomadas, tal e qual o carregador do zoe. A tomada que dá falha deve ter problema, é o zoe e o UMC Tesla a dizerem o mesmo.
O Tesla não carrega directamente nestas schuko, tenho um ramal para o Model S para até 20 A.
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Re: carregamento zoe
Ao que li o ZOE recusa-se a carregar se a fase estiver no pino do neutro na ficha Mennekes.
Ora como as tomadas shucko utilizadas por cá entram de qualquer maneira (com a fase ou o neutro em qualquer dos pinos) isto pode acontecer. Uma maneira fácil de verificar se é esse o problema é simplesmente rodar meia volta a ficha e encaixar com os pinos trocados.
Este é um problema que na pátria mãe do ZOE não existe, porque as tomadas lá como têm o terra num terceiro pino, só encaixam de uma maneira, tal como as tomadas do Reino Unido ou as CEE por cá.
Na França só acontece se o electricista trocar os fios de fase e neutro quando instala a tomada e cá pode acontecer que na mesma garagem (como na do RS232C) numa tomada a fase esteja no buraco direito e noutra esteja no buraco esquerdo e então ao ligar um EVSE com uma ficha de 90° virada a favor da gravidade funcionar numa e noutra não.
Se ainda tens o ZOE tenta lá carregar com a ficha do EVSE virada para cima para testar a teoria e já agora confirmem também com um busca-polos que a fase está trocada de lugar nas tomadas onde não carrega.
Ora como as tomadas shucko utilizadas por cá entram de qualquer maneira (com a fase ou o neutro em qualquer dos pinos) isto pode acontecer. Uma maneira fácil de verificar se é esse o problema é simplesmente rodar meia volta a ficha e encaixar com os pinos trocados.
Este é um problema que na pátria mãe do ZOE não existe, porque as tomadas lá como têm o terra num terceiro pino, só encaixam de uma maneira, tal como as tomadas do Reino Unido ou as CEE por cá.
Na França só acontece se o electricista trocar os fios de fase e neutro quando instala a tomada e cá pode acontecer que na mesma garagem (como na do RS232C) numa tomada a fase esteja no buraco direito e noutra esteja no buraco esquerdo e então ao ligar um EVSE com uma ficha de 90° virada a favor da gravidade funcionar numa e noutra não.
Se ainda tens o ZOE tenta lá carregar com a ficha do EVSE virada para cima para testar a teoria e já agora confirmem também com um busca-polos que a fase está trocada de lugar nas tomadas onde não carrega.
Re: carregamento zoe
Não da, fiz esse teste ontem, coloquei a tomada de uma maneira e depois ao contrário e nada.
Não sei ao certo o que possa fazer!!!
Não sei ao certo o que possa fazer!!!
- pnunes
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Re: carregamento zoe
Liga o neutro á terra e experimenta
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Re: carregamento zoe
Fulleletric, este assunto zoe não é novidade para ti pois naoFullElectric Escreveu:Os 2 carros que fazem a avaliação da instalação a recusarem essa tomada é mais que certo que tens aí problemas nesse circuito. Verifica o valor entre terra e neutro conforme indicou o Alex. Uma medição do valor de terra também era uma boa ideia.RS232CSerialUser Escreveu:O zoe q tive em teste aqui em casa três dias
. não carregava numa tomada da garagem
. carregava noutra tomada da garagem (mais distante)
As duas tomadas são de 16 mono schuko e ligam ao mesmo ponto, material igual, em teoria mesmas tomadas. O UMC da Tesla tem exactamente o mesmo comportamento nestas tomadas, tal e qual o carregador do zoe. A tomada que dá falha deve ter problema, é o zoe e o UMC Tesla a dizerem o mesmo.
O Tesla não carrega directamente nestas schuko, tenho um ramal para o Model S para até 20 A.

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Re: carregamento zoe
Bom se não gostas de Leaf então tens o ....Leaf!
Agora a sério, foge do Zoe...até em oficinas Renault por França não carregava, já postei isso por cá.
Portanto só te resta o kia, bmw ou Mercedes....todos eles gastadores acima dos 80kmh...aí mais uma vez o Leaf bate-os.
Dos 3, prefiro o Kia, mas nem mala aquilo tem! Mais vale um Imiev.
Acho que vais ter que esperar pelo Model 3.
Agora a sério, foge do Zoe...até em oficinas Renault por França não carregava, já postei isso por cá.
Portanto só te resta o kia, bmw ou Mercedes....todos eles gastadores acima dos 80kmh...aí mais uma vez o Leaf bate-os.
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Re: carregamento zoe
Um gajo comprar um carro e gastar uma pipa de massa e depois ainda ter que inventar, é f#$%"".
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Re: carregamento zoe
As fases nas duas tomadas estão do mesmo lado, direito. Nas duas todas as tensões são exactamente iguais, entre fase-neutro, entre neutro-terra. As duas estão exactamente ligadas da mesma maneira à mesma caixa.alexmol Escreveu:Se medir a tensão AC entre Neutro e Terra dá o mesmo valor nas duas tomadas ?RS232CSerialUser Escreveu:As duas tomadas são de 16 mono schuko e ligam ao mesmo ponto, material igual, em teoria mesmas tomadas. O UMC da Tesla tem exactamente o mesmo comportamento nestas tomadas, tal e qual o carregador do zoe. A tomada que dá falha deve ter problema, é o zoe e o UMC Tesla a dizerem o mesmo.
Se na tomada q dá problema trocar em 180° a ficha do UMC Tesla ele começa em verde e rapidamente volta ao sinal vermelho de problema.
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Problema resolvido aqui
Estava a achar isto demasiado estranho. A medida de tensão por multímetro mede em aberto, sem carga, sem puxar corrente. Se houver um mau contacto que limite a corrente, só com carga se detecta.
Desmontei a tomada que dava problema. A ficha desmontada mostrou que, tendo a mesma idade q a outra mas tendo sido mais usada estava pior nos contactos: uma vez a pressão nos contactos ajustada, o UMC da Tesla passou a funcionar.
Curiosidade:
. virada a ficha schuko Tesla de 180° na tomada "avariada", a luz vermelha apareceu;
. na ficha onde antes sempre funcionou, experimentei virar a ficha schuko Tesla de 180°, a luz vermelha acendeu.
Por pura coincidência na tomada boa o encaixe da schuko foi sempre no "bom sentido da fase", e nunca tinha dado "problema". A fase tem q entrar no pino certo. E as ligações e circuitos não podem introduzir resistências parasitas que comprometam puxar os 10, 16 ou mais Amps.
Ontem num local onde encontrei por puro acaso tri a 32 A, o V desceu para 218 V com 32 A puxados, e o carro comutou de imediato para 20 A, tendo o V subido acima de 220 V. A carga continuou mais lenta e eu fiquei a saber que a instalação é provisória: com A elevado o V vem por aí abaixo. O Tesla não gosta. mas isto de descer o A é só e apenas do lado do carro, não tem a ver com o UMC.
Desmontei a tomada que dava problema. A ficha desmontada mostrou que, tendo a mesma idade q a outra mas tendo sido mais usada estava pior nos contactos: uma vez a pressão nos contactos ajustada, o UMC da Tesla passou a funcionar.
Curiosidade:
. virada a ficha schuko Tesla de 180° na tomada "avariada", a luz vermelha apareceu;
. na ficha onde antes sempre funcionou, experimentei virar a ficha schuko Tesla de 180°, a luz vermelha acendeu.
Por pura coincidência na tomada boa o encaixe da schuko foi sempre no "bom sentido da fase", e nunca tinha dado "problema". A fase tem q entrar no pino certo. E as ligações e circuitos não podem introduzir resistências parasitas que comprometam puxar os 10, 16 ou mais Amps.
Ontem num local onde encontrei por puro acaso tri a 32 A, o V desceu para 218 V com 32 A puxados, e o carro comutou de imediato para 20 A, tendo o V subido acima de 220 V. A carga continuou mais lenta e eu fiquei a saber que a instalação é provisória: com A elevado o V vem por aí abaixo. O Tesla não gosta. mas isto de descer o A é só e apenas do lado do carro, não tem a ver com o UMC.