Cuidado: os EV não compensam, gastam muito e são caríssimos

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
ricardot
Proprietário Leaf
Registado: 25 fev 2015, 01:54
Data de fabrico: 24 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Cuidado: os EV não compensam, gastam muito e são caríssi

Mensagem por ricardot » 16 mar 2016, 12:32

Essiemme Escreveu:Já andei por lá... infelizmente não tenho tempo para me inscrever em mais um forum.

Mas apetece-me escrever lá algumas coisas.
Apesar de dar alguma razão a ambos os "lados da questão", isto é, confesso que o meu Leaf já luta para fazer 100 KMs, sim, o que importa no final é que ao fim de 4 anos e meio, as vantagens (essencialmente monetárias) são enormes! Só quem está nisto é que sabe.

Desconfio que no final deste ano terei de colocar uma bateria de 24KWh.
Infelizmente e, com isto estou danado com a Nissan, não posso colocar uma de 30KWh. :x

Lamentavelmente ainda há muito cepticismo e desconhecimento em relação à MI, pior ainda, ainda há muito "excesso de conhecimento" sobre a MI para a denegrir com manifestações de protagonismo.

Que os construtores, políticos e, essencialmente nós, os utilizadores, nunca percamos este balanço. A meu ver, já é imparável!

sm
:geek:
É de qualquer um ficar danado.
Eu quando comprei o carro sempre pensei que se fosse necessário substituir as baterias poderiam ser pela pack mais actual na altura da substituição.
Quer dizer , se por exemplo daqui a 10 anos quiser trocar as bateria vou ter de colocar de 24kwh :/
Isso para mim é um tiro no pé.
Já só quero elétricos !!
Nissan Leaf entregue a 03/2015
http://www.casataipina.com.pt

RS232CSerialUser
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Mensagem por RS232CSerialUser » 16 mar 2016, 12:36

ricardot Escreveu: Onde é que se compra por 60mil ?
O preço de um model S é equivalente ao de um classe S , e tirando performance e ecomimia acho que perde no resto.
Mas mesmo assim neste momento preferia ter um Model S
acho que o rdias queria dizer é que por pouco mais o que o Model S dá vale toda a diferença, mas ele pode esclarecer;
o que eu sei:
não há palavras, não há vídeos no youtube, nada descreve a sensação que o Model S proporciona, só o carro consegue falar por ele próprio;
o que o Model S faz nenhum carro faz, o que o Model S proporciona não é deste mundo, e depois de se experimentar não se quer outra coisa;
é experimentar e ver, o carro fala e convence sozinho; depois deixa de se falar do Classe S, ou fala-se para dizer como o Model S não tem nada a ver com tudo o resto

zeuz
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Mensagem por zeuz » 16 mar 2016, 14:36

rdias Escreveu: Quem pensar em comprar um carro ICE à volta dos 60.000 euros e não comprar um model S ou X é burro.
Tenho a certeza que sabes que essa afirmação é falsa! E até depreciativa e ofensiva!

'Tás farto de apregoar neste fórum, e outros sites sociais, que não comprarás um Tesla enquanto não existir um Service Center em PT e, no entanto, estás a chamar "burro" a quem não quer arriscar comprar um Tesla precisamente por esse motivo!
Além disso, não comprar um Tesla Model S por não gostar do design é ser "burro" ?! Olha se todos nós gostássemos de Amarelo! :roll:
Essiemme Escreveu: Apesar de dar alguma razão a ambos os "lados da questão", isto é, confesso que o meu Leaf já luta para fazer 100 KMs, sim, o que importa no final é que ao fim de 4 anos e meio, as vantagens (essencialmente monetárias) são enormes! Só quem está nisto é que sabe.
Deixei lá o link do teu DB... quem iniciou o tópico recusou-se a ler, argumentado que não é informação isenta... :roll:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

Essiemme
Proprietário Leaf
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras

Mensagem por Essiemme » 16 mar 2016, 14:49

pemifer Escreveu: Não podes por a de 30KWh porquê?
Há alguma justificação?
Também não entendo, já que tem as mesmas dimensões.

Mas esta questão já não é nova. Há mais opiniões que justificam isso, chegam a comparar que não podes colocar um motor melhor num CI, tem de ser o mesmo motor.
Só que, nisto da mobilidade elétrica, trocar uma bateria por uma melhor, seria uma característica normalíssima.

Para mim, trata-se de sistema operativo apenas. A Nissan não quer sequer gastar dinheiro em adaptar o sistema dos MK1 para uma bateria com mais capacidade.
Talvez o sistema operativo dos MK3 seja diferente e não dê para colocar (assim, directamente) nos MK1...

Não sei... só sei que fiquei fulo com isso. Com isso e com os concessionários que não sabiam ou não queriam ajudar, nos updates do sistema operativo que roubavam (não pús entre aspas, porque foi mesmo o que se passou) capacidade de regeneração da energia do movimento em travagem, etc.

Contudo, não vou mudar nunca mais... já não vou é prá Nissam. Chega de Nissans lá em casa...
Peço desculpa por este desabafo, tendo em conta que é um forum dedicado a um modelo dessa marca e sendo essa marca um pouco paradoxal: por um lado deu um salto impressionante para o "precipício" deste mercado, dando um contributo sem dúvida nenhuma positivo à causa, por outro lado, sendo desleixada ao ponto de não investir só um pouquinho mais em pequenas questões como o evitar a obsolescência deste novo tipo de veículos.

sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

jfr2006
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Mensagem por jfr2006 » 16 mar 2016, 14:56

Pode ser que ainda venham a mudar isso, depois de deixarem de comercializar modelos com 24kWh :|

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 16 mar 2016, 16:12

Essiemme, não vejo razão para o carro não continuar a funcionar bem. Se bem me lembro há leafs apenas com 5/6 barras.

Essiemme
Proprietário Leaf

Mensagem por Essiemme » 16 mar 2016, 16:23

Fil Escreveu:Essiemme, não vejo razão para o carro não continuar a funcionar bem. Se bem me lembro há leafs apenas com 5/6 barras.
Sim, funciona. Ainda dá para todos os dias, no final do dia ainda sobram 25 KMs em D.
Contudo, no passado, chegavam a sobrar 40 e com carregamento a 80%...

Agora, a única diferença significativa é não conseguir fazer uma direta de minha casa até ao Alto Alentejo, como fazia no passado.
Felizmente, esta necessidade pertence aos tais 2% de utilização anual para o carro.

Eu sei que o carro é excelente. Não é com o carro que estou fulo, os engenheiros do projecto podem ficar descansados.
Só o seu mau suporte, juntamente com a falta de infrastrutura, lhe retiram quase todos os trunfos que este tipo de carros tem perante os outros tipos.
A visão de marketing da marca, a meu ver, também não ajuda muito.

sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 16 mar 2016, 16:58

Desculpa a insistência, deram-te alguma explicação porque razão não podem por a bateria de 30?
Ou é só porque não....

rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov » 16 mar 2016, 17:02

Pelo que li noutro tópico, acho que alegam questões com a homologação.

Essiemme
Proprietário Leaf

Mensagem por Essiemme » 16 mar 2016, 17:49

pemifer Escreveu:Desculpa a insistência, deram-te alguma explicação porque razão não podem por a bateria de 30?
Ou é só porque não....
Quando eu precisar de bateria nova, claro que vou perguntar pela de 30KWh. Na realidade não tive uma resposta oficial porque nem sequer perguntei...
É do conhecimento geral que não dará. Em praticamente todos os forums, de todo o mundo, isso é questionado. Há relatos de respostas definitivas por parte de responsáveis da marca que isso é impossível de realizar. Alegam-se motivos de ordem técnica, isso não dará para fazer.
...não seria Portugal uma excepção a essa impossibilidade, certo ?

sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”