Objectivo:
Enganar a centralina do leaf para permitir glide sem ter o pé no acelerador e outras doideiras
Porquê? Porque sim!
O acelerador do leaf, é apenas um par de potenciómetros para dar a posição do pedal à centralina nos ICE isto seria chamado de fly by wire
Pensei se não seria possível colocar um par de resistências/potenciómetros para que se simulasse a posição do acelerador quando não existe fluxo de energia, o glide.
Isto aliado um interruptor que ligasse e desligasse as resistências para reverter ao funcionamento normal. A adição de um potenciómetro extra permitiria regular a quantidade de regeneração.
Inicialmente pensei em algo mais complicado... Fazer um cruise control parameterizável, em que se poderia fazer coisas engraçadas como:
Limitar a potencia de aceleração
Fazer glide quando atinge a velocidade, só começar a regenerar quando se atingisse um delta de velocidade acima do setpoint
Usar sensores para adaptar a velocidade ao transito.
Mas vamos começar pelo mais simples.
Nada disto está feito, está só na fase de conceito e ando a pensar nas possíveis implicações em termos de segurança

Glide automático, um hack por dia
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Re: Glide automático, um hack por dia
No travão tb controlas a regeneração ,tens 2 válvulas no pedal,talvez seja mais fácil aplicar o potenciómetro.
Ou ainda outra ideia
Na "alavanca de mudanças "se conseguires meter um modo eco ++ tb seria fixe
Ou ainda outra ideia
Na "alavanca de mudanças "se conseguires meter um modo eco ++ tb seria fixe
- VETL
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Re: Glide automático, um hack por dia
Acho que seria mais fácil arranjar um "modo B" via canbus com o LeafSpy para os mk1.
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Re: Glide automático, um hack por dia
Para breve glide, o resto logo se vê mas tinha de aprender CAN e não está nos planos de momento.
- Filipe
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Re: Glide automático, um hack por dia
Estou gostando do atrevimento.cgecastro Escreveu:Para breve glide, o resto logo se vê mas tinha de aprender CAN e não está nos planos de momento.

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Re: Glide automático, um hack por dia
A primeira dificuldade vai surgir com os potenciometros, que têm de estar absolutamente sincronizados, pois a centralina vai ler duas tensões que têm de respeitar curvas pré determinadas.
A ideia de usar um interruptor que coloque resistências em série/ paralelo para simular um ponto de aceleração quando se larga o pedal agrada-me, no Fluence toda a regeneração é controlada pelo acelerador pelo que fazer glide sem consumo é difícil.
A segunda dificuldade vai ser a velocidades muito baixas, onde o creep artificial é activado.
A ideia de usar um interruptor que coloque resistências em série/ paralelo para simular um ponto de aceleração quando se larga o pedal agrada-me, no Fluence toda a regeneração é controlada pelo acelerador pelo que fazer glide sem consumo é difícil.
A segunda dificuldade vai ser a velocidades muito baixas, onde o creep artificial é activado.
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Re: Glide automático, um hack por dia
Alguma evolução nestes temas?