Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por pnunes » 23 mar 2016, 01:42

A primeira notícia não fala em PCR , são pontos de carga normais privados para a frota deles.

A segunda notícia...nada que já não se soubesse...
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
fjma
Mensagens: 418
Registado: 18 dez 2014, 14:46
Localização: Charneca de Caparica

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por fjma » 23 mar 2016, 14:43

pnunes Escreveu:A segunda notícia...nada que já não se soubesse...
SIm, por isso é que apelidar de notícia a isto é muito esforçado...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 25 mar 2016, 15:55

Na Caetano Power do Porto à espera de um Soul EV. O dono queria que após a paragem aos 83% (disse ele) iria reiniciar a carga para ir até aos 90%, mas eu pedi que coloque na carga lenta que tem na Renault, pois vai dar ao mesmo a nível de velocidade e liberta o posto. Deviam ser afixadas regras para estes casos, não é razoável usar um PCR como um PCL.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por oops » 26 mar 2016, 13:42

mjr Escreveu:Na Caetano Power do Porto à espera de um Soul EV. O dono queria que após a paragem aos 83% (disse ele) iria reiniciar a carga para ir até aos 90%, mas eu pedi que coloque na carga lenta que tem na Renault, pois vai dar ao mesmo a nível de velocidade e liberta o posto. Deviam ser afixadas regras para estes casos, não é razoável usar um PCR como um PCL.
O dono sou eu.
"Estes casos"... parece-me razoável fazer a segunda carga que demora menos de 10min até aos 90% e acho que não consigo isso num pcl. Acho, não tenho a certeza.
Em todo o caso interrompi a carga para o deixar carregar, tinha pensado o dia de trabalho duma forma e teve que ser de outra.
Fiquei desagradado foi com a forma como me interpelou e escreveu este post mas se calhar era eu que estava num mau dia.
Já agora e sem nenhuma ironia, até que percentagem é que os Leafs carregam num pcr?

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por ICEM4N » 26 mar 2016, 13:58

mjr Escreveu:Na Caetano Power do Porto à espera de um Soul EV. O dono queria que após a paragem aos 83% (disse ele) iria reiniciar a carga para ir até aos 90%, mas eu pedi que coloque na carga lenta que tem na Renault, pois vai dar ao mesmo a nível de velocidade e liberta o posto. Deviam ser afixadas regras para estes casos, não é razoável usar um PCR como um PCL.
Mjr eu queria apenas 4 ou 5 minutos no pcr para chegar ao meu destino e o dono de um tesla disse que era só 45min e já podia carregar a seguir...
Não é com regras que se ultrapassa isto..... Eu teria tirado o carro é colocava novamente passado 5min.... Quem está sentado no carro 45min também ficava 50min
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por RNM » 26 mar 2016, 14:08

oops Escreveu: O dono sou eu.
"Estes casos"... parece-me razoável fazer a segunda carga que demora menos de 10min até aos 90% e acho que não consigo isso num pcl. Acho, não tenho a certeza.
Em todo o caso interrompi a carga para o deixar carregar, tinha pensado o dia de trabalho duma forma e teve que ser de outra.
Fiquei desagradado foi com a forma como me interpelou e escreveu este post mas se calhar era eu que estava num mau dia.
Já agora e sem nenhuma ironia, até que percentagem é que os Leafs carregam num pcr?
83 a 90% em menos de 10 min?? Venha daí um video disso, pago para ver!
E mesmo que seja verdade, um Leaf carrega uns 40% em 10 min.
Faça o favor de não estragar a sua bateria carregando acima de 80%, vá carregar para os stands da sua marca e não seja um "empata".

Leafs vão até aos 90~93% num PCR.

oops
Mensagens: 206
Registado: 31 jan 2015, 23:41

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por oops » 26 mar 2016, 14:28

Em relação a carregar neste posto pedi antes de o fazer pela primeira vez, disseram-me que não havia problema, agradeci e sempre que vou ao Porto utilizo... até me deixarem.
Em relação ao tempo de carga da primeira vez que usei medi e dos 84 aos 94% demora 16 minutos logo dos 84 aos 90% deve demorar 9 ou 10 minutos. Normalmente faço a segunda carga até aos 90 que me permitem o dia de trabalho e regresso a casa sem preocupações. Penso que não degrada muito a bateria já que a Kia anuncia a possibilidade de carga até aos 100kW
Em relação ao RNM me mandar carregar para outro lado e deixar de ser 'empata' parece-me pouco simpático... Talvez não esteja nos meus dias... novamente.

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por RNM » 26 mar 2016, 14:50

oops Escreveu:Em relação a carregar neste posto pedi antes de o fazer pela primeira vez, disseram-me que não havia problema, agradeci e sempre que vou ao Porto utilizo... até me deixarem.
Em relação ao tempo de carga da primeira vez que usei medi e dos 84 aos 94% demora 16 minutos logo dos 84 aos 90% deve demorar 9 ou 10 minutos. Normalmente faço a segunda carga até aos 90 que me permitem o dia de trabalho e regresso a casa sem preocupações. Penso que não degrada muito a bateria já que a Kia anuncia a possibilidade de carga até aos 100kWh.
Em relação ao RNM me mandar carregar para outro lado e deixar de ser 'empata' parece-me pouco simpático... Talvez não esteja nos meus dias... novamente.
Quando o egoísmo fala mais alto que o civismo, é normal ter a restante sociedade a estragar-nos o dia.
Se o Sr. tivesse ido terminar a sua carga para outro lado, escusaria de ter 2 pessoas "pouco simpáticas" a reclamar do seu comportamento. PCRs são recurso escasso, ajude a fazer bom uso deles, sff.
Não confunda potência (kW) com energia (kWh), não confunda potência de carga (kW) com SOC (state-of-charge).Todas as baterias de litio actuais, sem qualquer excepção, degradam-se mais rapidamente quanto mais alto o SOC.

Para a próxima, dê prioridade aos clientes da marca e deixe-se de cargas ridículas de 7%, ainda por cima com SOC tão elevados.
Senão nós, os clientes da marca, seremos obrigados a falar com a Nissan para vos impedir de carregar.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 26 mar 2016, 15:00

Se entende que a forma como o interpelei foi desagradável, peço desde já desculpa. Mas eu apenas disse que entendia que após os 80% era equivalente carregar num PCL e sugeri que o fizesse no PCL da Renault. Eu nunca seria capaz de tendo alguém à espera reiniciar a carga acima de 80% de SOC. A experiência recente no Pombal onde tive de esperar 30m por um Outlander dos 70% aos 89%, com carga reiniciada aos 80% pode ter tornado a minha expressão mais "rude"... Mas no essencial a ideia é que os PCRs devem ser usados como tal.

Eu tinha 3% de SOC e carreguei 10m para poder ir com a família ao Mar shopping. E estava impaciente pois tinha a mulher a pressionar... :oops:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Vmax69
Mensagens: 193
Registado: 04 set 2013, 13:55

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Vmax69 » 26 mar 2016, 15:09

O pessoal do VE tem que ter calma, chamem-lhe o que quiserem, mas tem que ter muita calma, quem chegou primeiro tem prioridade.

Responder

Voltar para “Carregamento”