A utilização de automóveis que dependem dos combustíveis fósseis pode estar ainda longe de passar a curiosidade histórica, mas o trabalho das marcas no desenvolvimento da mobilidade elétrica continua a ganhar e a galgar terreno. Veja-se o caso da Nissan e do modelo Leaf, que ganhou agora versão com autonomia anunciada de 250 km.
Para chegar a estes valores, a marca japonesa aliada da Renault fez aquilo que podemos chamar de ‘upgrade’ da bateria, introduzindo no segmento tecnologia capaz de elevar a capacidade para os 30 kWh sem comprometer tempos de carga ou as dimensões – apenas o peso subiu. A atualização e a nova tecnologia recorreu a mexidas no design interno do módulo (a disposição das células foi alterada) e à utilização de um cátodo de alta capacidade. Tudo somado, o Leaf 30 kWh puxou a autonomia dos 190 para os 250 km, destacando-se também por ligeiras alterações na estética e por incluir novo sistema de infoentretenimento.
Será importante sublinhar que a autonomia máxima anunciada pela Nissan depende de um tipo de condução e de circunstãncias de tráfego muito específicas. Mas não haverá dúvidas quanto ao aumento do número de quilómetros que podem ser percorridos, bem como da própria capacidade da bateria para a regeneração de energia.
Conduzir e poupar
Qualquer leitor que tenha chegado até aqui e que seja automobilista compreenderá uma regra de ouro nesta questão da mobilidade elétrica. O tipo de condução é diferente, as lógicas são muito mais urbanas e há pouco espaço para, enfim, pés mais pesados no pedal do acelerador.
Dito isto, vale a pena deixar algumas notas sobre o exercío proposto pela Nissan na apresentação nacional do Leaf 250 km. O desafio passava por sair do centro de Lisboa, enfrentar diversos tipos de percurso (urbano, citadino, autoestrada, zona da serra de Montejunto) e regressar ao local de partida . O objetivo era cumprir a quilometragem definida e sem recurso a recarga da bateria em qualquer ponto do trajeto.
A forma como abordámos o desafio foi simples: nada de radicalismos nas poupanças (se a velocidade máxima é 70 km/h, não circulamos a 40 km/h), nem nos abusos – velocidade mínima na autoestrada cumprida nos 90 km/h. O resto, pois... bom senso no aproveitamento do terreno e da forma como é possível regenerar a bateria. No final, o Leaf conduzido por Record cumpriu 160 quilómetros e chegou ao ‘controlo’ ainda com 23% da bateria, o que acrescentaria mais 40 km. Mas houve ‘concorrentes’ que confirmaram os 250 km. E dizer isto é dizer muito sobre o novo Leaf.
Informação ajuda a disciplinar
A informação disponibilizada no painel de instrumentos do Leaf tem funções mais abrangentes do que é possível imaginar à primeira vista e uma delas é ajudar decisivamente a disciplinar o tipo de condução. O grafismo dá nota de valores cruciais como a quantidade de energia que estamos a gastar num determinado momento (à esquerda na foto do painel); a carga ainda existente na bateria (em percentagem, ao centro), ou a autonomia (valor de km assinalados à direita). Em cima é possível saber se estamos em ritmo de regeneração da bateria ou apenas a... usá-la.
Nova bateria mais garantia
Para chegar ao valor-chave dos 250 quilómetros de autonomia a Nissan conseguiu evolução da bateria de 24 kWh e manteve as dimensões interiores. O peso subiu (mais 21 kg), fruto do ‘design’ interno e da química utilizada, mas os ganhos na eficiência são objetivos. A própria longevidade da bateria não foi afetada e a NIssan é clara no compromisso com os clientes: a garantia da nova bateria de 30 kWh é de 8 anos ou 160 mil quilómetros.
http://www.record.xl.pt/revista-r/motor ... ongas.html
			
									
									
NISSAN LEAF: VIAGENS MAIS LONGAS
- 
				dgalv
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 858
 - Registado: 19 out 2013, 18:51
 - Data de fabrico: 16 jan 2019
 - Localização: Évora
 
NISSAN LEAF: VIAGENS MAIS LONGAS
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
						- 
				jasmim
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 2024
 - Registado: 06 jul 2014, 22:36
 - Data de fabrico: 04 abr 2015
 - Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
 
Re: NISSAN LEAF: VIAGENS MAIS LONGAS
gostava de saber como...dgalv Escreveu: Para chegar a estes valores, a marca japonesa aliada da Renault fez aquilo que podemos chamar de ‘upgrade’ da bateria, introduzindo no segmento tecnologia capaz de elevar a capacidade para os 30 kWh sem comprometer tempos de carga ou as dimensões
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
						Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- 
				RNM
 - Mensagens: 949
 - Registado: 18 mai 2015, 09:40
 - Data de fabrico: 23 mai 2014
 - Capacidade bateria: 55 Ah
 
Re: NISSAN LEAF: VIAGENS MAIS LONGAS
A resposta está nestas 2 imagens:jasmim Escreveu:gostava de saber como...dgalv Escreveu: Para chegar a estes valores, a marca japonesa aliada da Renault fez aquilo que podemos chamar de ‘upgrade’ da bateria, introduzindo no segmento tecnologia capaz de elevar a capacidade para os 30 kWh sem comprometer tempos de carga ou as dimensões

- mjr
 - Administrador do site
 - Mensagens: 9958
 - Registado: 04 jan 2011, 15:55
 - Data de fabrico: 30 mai 2018
 - Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
 - Localização: Porto
 
Re: NISSAN LEAF: VIAGENS MAIS LONGAS
Se a carga se medir em tempo por autonomia, o novo LEAF melhorou em relação ao de 24kW.h, isto em cargas rápidas, claro. E para mim esta é a métrica mais importante.
			
									
									Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
						Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Filipe
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 3108
 - Registado: 19 fev 2011, 03:51
 - Data de fabrico: 09 mai 2011
 - Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
 - Localização: Murtal - Parede - Lisboa
 
Re: NISSAN LEAF: VIAGENS MAIS LONGAS
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K  em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
						Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019