Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 02 abr 2016, 18:01

OCasal Escreveu:Este gráfico só vem defender que com meia dúzia de células novas nesse pack, apesar dos anos e dos quilómetros, ficava quase como novo e a um preço muito mais convidativo! Era uma verdadeira manutenção do carro, normal em qualquer tipo de carro! Não tem nada a ver com a troca duma parte do motor do carro, pois isso também não se faz nos carros a combustão! A manutenção compreende apenas a reparação do que necessita!
Eu não concordo com isso no caso do meu carro.
Um desbalanceamento de 150mV com as células a 3v não representa nenhuma perda digna de mensuração na autonomia do carro.
Para ter mais autonomia neste caso concreto, tinha que substituir todas as células por outras com mais capacidade. Vejam que até à zona do "joelho" está impecável:
[img]http://i.imgur.com/3kBkrvN.png[/img]


Situação diferente, serão outros carros onde a falta de capacidade possa estar dependente de determinadas células.
No meu, não é claramente o caso (ainda).
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 02 abr 2016, 18:30

Malm Escreveu:Já nem me lembrava da utilização desse fabuloso expediente na adivinhação de degradações futuras. Sendo aos 51,50 Ah, ainda não é para breve. Pode ser impressão minha, mas acho que as temperaturas têm sido mais altas neste verão, pelo menos aqui por Tábua. Mesmo assim o que vejo é que não é para 2015. O mais provável é maio de 2016.
Já não me lembrava nada de ter escrito isto. Isto de saber o que lhes provoca a moléstia conta muito. Marquem lá qualquer coisa para celebrar isso que eu apareço, até porque tenho uma conta para saldar com o VETL.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 12 abr 2016, 22:48

Como já devem ter reparado, tenho experimentado nestes dias uns Acentas novinhos de 30kWh.
Para já, tenho andado a alimentá-los com o meu EVSE de 16A de origem e com o cabo mennekes no Mobi.e (também a 16A).
Alguém me sabe dizer porque é que em casa, utilizando o meu EVSE 16A de origem da Nissan a carregar o mk1 puxa da rede entre 16,3 e 16,8A, ao passo que o mesmo EVSE ligado na mesma tomada e no mesmo contador mas a carregar os novos Acentas de 30kWh, puxa somente entre 15,2 e 15,7A?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2673
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por alexmol » 12 abr 2016, 23:11

A minha suspeita é que os valores do MK1 terão feito disparar alguns disjuntores de 16A mais sensíveis (ao fim de umas horas), assim não há esse risco.

O EVSE anuncia 16A mas o carro é livre de puxar o que quiser.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por rnlcarlov » 13 abr 2016, 10:47

alexmol Escreveu: O EVSE anuncia 16A mas o carro é livre de puxar o que quiser.
Basta olhar para o mesmo EVSE ligado a um clone e ver apenas a puxar 14A. O Carro é rei.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Apr » 13 abr 2016, 10:48

Agora com o mk2 parece melhor, não devia ser possivel puxar mais do que o que o EVSE indica, senão o EVSE não está lá a fazer nada.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por rnlcarlov » 13 abr 2016, 10:50

Apr Escreveu:Agora com o mk2 parece melhor, não devia ser possivel puxar mais do que o que o EVSE indica, senão o EVSE não está lá a fazer nada.
Suponho que o EVSE possa acondicionar uma ligeira folga em redor do máx, tipo 16A +/- 0.xA

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Apr » 13 abr 2016, 10:55

Na minha opninião não devia haver folga para cima, se o limite é 16A é "até" 16A.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 13 abr 2016, 11:11

Sim devia ser até 16A, mas como em tudo há tolerâncias.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 13 abr 2016, 11:23

Gostam da minha garagem?
IMG_20160413_074842.jpg
IMG_20160413_074842.jpg (64.45 KiB) Visto 2108 vezes
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 19:48, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”