
Quem vai reservar um Model ≡?
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Re: Quem vai reservar um Model ≡?
Faz bem as marcas aparecerem cada vez mais com mais opções eléctricas. E é bastante previsível que pelo menos até 2020 iremos ter várias alternativas em vários segmentos.
A Tesla veio (e está) a obrigar as outras marcas a mexerem-se. Eu se fosse a GM a Nissan, a Ford, a Mercedes ou a BMW, depois das 250.000 reservas em 3 dias do Model 3 começava a ficar um pouco preocupado.
É que dentro de 3 ou 4 anos, se estas não se mexerem, pode-lhes acontecer de repente o que o model S já anda a fazer com o segmento de luxo actualmente.
Por isso, não tenho dúvidas que estas marcas vão se mexer mais a sério e talvez parem de se comportar como se têm comportado até ao momento com o segmento eléctrico.
Agora, há um factor extremamente importante para qualquer marca neste mercado. E esse factor tem a ver com as baterias e mais especificamente com a produção de hidróxido de lítio (disponível e possível).
É este factor que limita a produção em grande escala (e o preço por consequência directa). Simplesmente não é possível fornecer 500.000 carros eléctricos hoje. O Elon Musk também referiu este ponto na apresentação. Seria necessário absorver toda a produção actual de lítio do mundo para conseguir tal feito.
O Model 3 só será economicamente viável (com o preço de $35.000) quando a Gigafactory conseguir produzir baterias a um custo pelo menos 40% inferior ao actual. A Tesla quer fazer isso usando uma nova tecnologia de baterias e integrado todo o processo de fabrico em grande escala num único local. Para o conseguir a GF vai precisar de muitas (muitas) toneladas de hidróxido de lítio nos próximos anos e por isso a Tesla precisa de sub-contratar vários fornecedores de hidróxido de Lítio de forma a assegurar a produção até pelo menos 2020.
Já agora, um aparte, este é um dos pontos que está a deixar alguns investidores um pouco mais apreensivos em relação à GF (e à Tesla). Até ao momento a Tesla assegurou apenas contratos com 3 pequenos produtores de hidróxido de lítio: A "Bacanora", a "Rare Earth Minerals" (duas minas no Norte do México) e mais recentemente a "Pure Energy Minerals" (localizada no estado do Nevada junto à GF — e estrategicamente muito boa). No entanto, a produção destas 3 empresas combinadas suspeita-se que apenas consigam fornecer cerca de 10 a 15% das necessidades da GF. O que significa que ou a Tesla vai comprar o restante lítio ao mercado a preços correntes (o que está longe de ser eficiente) ou terá que aparecer rapidamente um fornecedor importante.
Para se entender um pouco melhor este mercado, é preciso dizer que existem 3 empresas que juntas dominavam 85% do total da extração de lítio do mundo em 2013 — A "Albemarle", a "SQM" (o próprio estado do Chile) e a "FMC" na Argentina. Em 2014, a China entrou em força na exploração deste minério e apenas num ano ganhou, como produtora, 40% do mercado global (e fez descer a percentagem das "Big 3" para 53%) . No entanto, a China também é apenas o maior mercado consumidor de lítio do mundo com 54% das necessidade mundiais. O que significa que absorve uma quantidade muito significativa de lítio, fazendo estrangular como consequência, a produção de baterias em maior escala. Outra consequência sentida é que o preço do carbonato de lítio (a substância de onde se extrai o hidróxido de lítio usado nas baterias) subiu desde os cerca de $2.000/ton por volta de 2004 para os cerca de $6.500/ton hoje em dia e com perspectiva de maiores subidas nos próximos anos.
Ou seja, para qualquer marca que pretenda descer o custo das baterias de forma a reduzir os custos de produção dos VEs, o estrangulamento da matéria prima pela China e o aumento sustentado do preço por ton. claramente não contribuem para facilitar isso.
Entretanto, a Albemarle continua ainda como a super-potência mundial de extração de lítio e embora tenham já havido alguns rumores que a Tesla tenha feito um acordo com esta empresa para fornecimento do minério, nunca houve qualquer confirmação até ao momento.
Por isso, qualquer VE que venha para o mercado está, à partida, muito condicionado pela capacidade de produção do pack de baterias. A Tesla está a tentar resolver o problema com a GF. As outras marcas estão a delegar nos fabricantes de baterias a resolução dessas dificuldades mas essa estratégia nunca será tão eficiente em relação ao preço como a a estratégia da Tesla, se esta, claro, conseguir vir a assegurar o fornecimento directo de hidróxido de lítio em quantidades suficientes e abaixo do preço de mercado durante os próximos anos.
É por isso que o Elon Musk já várias vezes referiu que o Model 3 (a $35.000) só será possível com a a GF completa e a operar perto dos 100%.
Em relação à Tesla, o Elon Musk já de certa forma deu a entender pelo twitter que a Tesla vai precisar de alterar os planos de produção dado o volume de reservas. Esta alteração penso que irá passar pelo aproveitar dos valores mais altos que a acção se encontra para emitir mais acções optando assim pela diluição e ir ao mercado buscar 1 ou 2 Bilhões, o que é muito melhor opção do que contrair dívida. Parece-me que é o melhor momento para isso pois pode usar a justificação da super-elevada procura do Model 3 para aumentar (ainda mais) o investimento da empresa na GF e em outras fábricas, fazendo antecipar o ramp-up do Model 3.
A Tesla veio (e está) a obrigar as outras marcas a mexerem-se. Eu se fosse a GM a Nissan, a Ford, a Mercedes ou a BMW, depois das 250.000 reservas em 3 dias do Model 3 começava a ficar um pouco preocupado.
É que dentro de 3 ou 4 anos, se estas não se mexerem, pode-lhes acontecer de repente o que o model S já anda a fazer com o segmento de luxo actualmente.
Por isso, não tenho dúvidas que estas marcas vão se mexer mais a sério e talvez parem de se comportar como se têm comportado até ao momento com o segmento eléctrico.
Agora, há um factor extremamente importante para qualquer marca neste mercado. E esse factor tem a ver com as baterias e mais especificamente com a produção de hidróxido de lítio (disponível e possível).
É este factor que limita a produção em grande escala (e o preço por consequência directa). Simplesmente não é possível fornecer 500.000 carros eléctricos hoje. O Elon Musk também referiu este ponto na apresentação. Seria necessário absorver toda a produção actual de lítio do mundo para conseguir tal feito.
O Model 3 só será economicamente viável (com o preço de $35.000) quando a Gigafactory conseguir produzir baterias a um custo pelo menos 40% inferior ao actual. A Tesla quer fazer isso usando uma nova tecnologia de baterias e integrado todo o processo de fabrico em grande escala num único local. Para o conseguir a GF vai precisar de muitas (muitas) toneladas de hidróxido de lítio nos próximos anos e por isso a Tesla precisa de sub-contratar vários fornecedores de hidróxido de Lítio de forma a assegurar a produção até pelo menos 2020.
Já agora, um aparte, este é um dos pontos que está a deixar alguns investidores um pouco mais apreensivos em relação à GF (e à Tesla). Até ao momento a Tesla assegurou apenas contratos com 3 pequenos produtores de hidróxido de lítio: A "Bacanora", a "Rare Earth Minerals" (duas minas no Norte do México) e mais recentemente a "Pure Energy Minerals" (localizada no estado do Nevada junto à GF — e estrategicamente muito boa). No entanto, a produção destas 3 empresas combinadas suspeita-se que apenas consigam fornecer cerca de 10 a 15% das necessidades da GF. O que significa que ou a Tesla vai comprar o restante lítio ao mercado a preços correntes (o que está longe de ser eficiente) ou terá que aparecer rapidamente um fornecedor importante.
Para se entender um pouco melhor este mercado, é preciso dizer que existem 3 empresas que juntas dominavam 85% do total da extração de lítio do mundo em 2013 — A "Albemarle", a "SQM" (o próprio estado do Chile) e a "FMC" na Argentina. Em 2014, a China entrou em força na exploração deste minério e apenas num ano ganhou, como produtora, 40% do mercado global (e fez descer a percentagem das "Big 3" para 53%) . No entanto, a China também é apenas o maior mercado consumidor de lítio do mundo com 54% das necessidade mundiais. O que significa que absorve uma quantidade muito significativa de lítio, fazendo estrangular como consequência, a produção de baterias em maior escala. Outra consequência sentida é que o preço do carbonato de lítio (a substância de onde se extrai o hidróxido de lítio usado nas baterias) subiu desde os cerca de $2.000/ton por volta de 2004 para os cerca de $6.500/ton hoje em dia e com perspectiva de maiores subidas nos próximos anos.
Ou seja, para qualquer marca que pretenda descer o custo das baterias de forma a reduzir os custos de produção dos VEs, o estrangulamento da matéria prima pela China e o aumento sustentado do preço por ton. claramente não contribuem para facilitar isso.
Entretanto, a Albemarle continua ainda como a super-potência mundial de extração de lítio e embora tenham já havido alguns rumores que a Tesla tenha feito um acordo com esta empresa para fornecimento do minério, nunca houve qualquer confirmação até ao momento.
Por isso, qualquer VE que venha para o mercado está, à partida, muito condicionado pela capacidade de produção do pack de baterias. A Tesla está a tentar resolver o problema com a GF. As outras marcas estão a delegar nos fabricantes de baterias a resolução dessas dificuldades mas essa estratégia nunca será tão eficiente em relação ao preço como a a estratégia da Tesla, se esta, claro, conseguir vir a assegurar o fornecimento directo de hidróxido de lítio em quantidades suficientes e abaixo do preço de mercado durante os próximos anos.
É por isso que o Elon Musk já várias vezes referiu que o Model 3 (a $35.000) só será possível com a a GF completa e a operar perto dos 100%.
Em relação à Tesla, o Elon Musk já de certa forma deu a entender pelo twitter que a Tesla vai precisar de alterar os planos de produção dado o volume de reservas. Esta alteração penso que irá passar pelo aproveitar dos valores mais altos que a acção se encontra para emitir mais acções optando assim pela diluição e ir ao mercado buscar 1 ou 2 Bilhões, o que é muito melhor opção do que contrair dívida. Parece-me que é o melhor momento para isso pois pode usar a justificação da super-elevada procura do Model 3 para aumentar (ainda mais) o investimento da empresa na GF e em outras fábricas, fazendo antecipar o ramp-up do Model 3.
- pnunes
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Re: Quem vai reservar um Model ≡?
Sem ler o que está para trás....
reservar um carro para o ter daqui a uns anos, é como marcar o casamento daqui a 3 anos tendo iniciado o namoro agora!
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Re: Quem vai reservar um Model ≡
Apenas dois pontos a acrescentar :
1) Sobre o problema do Lithium o CTO da Tesla JB Straubel já falou diversas vezes, diz simplesmente que não é um problema, a atitude da Tesla está em sintonia com esta opinião, se calhar é porque não é mesmo. Não será a primeira vez que a Tesla faz algo que todos dizem impossível tecnologicamente.
2) Na minha opinião quem reservou um Model 3 não o fez pelo carro, quase metade fizeram-no mesmo sem o ver. Podem ser só palavras bonitas mas acho verdadeiramente que muitos estão neste tema porque acreditam no sonho do Elon e da Tesla de criar um Mundo melhor, livre de combustíveis fósseis, lutar contra o aquecimento global e todo o tema ambiental.
A oportunidade de demonstrar isso surgiu com a reserva de um carro, eu incluo-me neste "lote" quando reservei o carro não sabia como era, mas tinha a certeza de que era necessário fazê-lo por mim e pelos "meus".
1) Sobre o problema do Lithium o CTO da Tesla JB Straubel já falou diversas vezes, diz simplesmente que não é um problema, a atitude da Tesla está em sintonia com esta opinião, se calhar é porque não é mesmo. Não será a primeira vez que a Tesla faz algo que todos dizem impossível tecnologicamente.
2) Na minha opinião quem reservou um Model 3 não o fez pelo carro, quase metade fizeram-no mesmo sem o ver. Podem ser só palavras bonitas mas acho verdadeiramente que muitos estão neste tema porque acreditam no sonho do Elon e da Tesla de criar um Mundo melhor, livre de combustíveis fósseis, lutar contra o aquecimento global e todo o tema ambiental.
A oportunidade de demonstrar isso surgiu com a reserva de um carro, eu incluo-me neste "lote" quando reservei o carro não sabia como era, mas tinha a certeza de que era necessário fazê-lo por mim e pelos "meus".
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Re: Quem vai reservar um Model ≡?
Parece-me que há por aqui muita paixão e algum lirismo...pragmaticamente, a Tesla com esta jogada de marketing angariou várias centenas de milhões de $ a custo 0!
- Filipe
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Re: Quem vai reservar um Model ≡?
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Re: Quem vai reservar um Model ≡
Não é um problema quando o Straubel referiu isso, ou seja, o ano passado e tendo em consideração apenas as necessidades do momento/actuais.pmcbf Escreveu: 1) Sobre o problema do Lithium o CTO da Tesla JB Straubel já falou diversas vezes, diz simplesmente que não é um problema, a atitude da Tesla está em sintonia com esta opinião, se calhar é porque não é mesmo. Não será a primeira vez que a Tesla faz algo que todos dizem impossível tecnologicamente.
Mas há medida que o tempo passa e há necessidade que a GF comece a produzir em larga escala essa questão ganha cada vez maior relevância. E ainda mais se a Tesla pretender antecipar o ramp-up do Model 3 como se começa a perspectivar.
Mas não é apenas um problema para a Tesla, é um problema para todos os fabricantes. Com a agravante que para os outros fabricantes ou estes mudam de estratégia ou continuam a depender dos fabricantes de baterias para resolver a questão.
Qualquer VE que saia nos próximos anos terá uma produção limitada devido a este efeito.
E este problema só não é mais grave porque a procura de VEs tem sido também reduzida (embora claramente crescente). O total de vendas de VEs no mundo considerando todos os fabricantes em 2015 ficou na casa dos 500.000 (inclui-se neste número também os PHEV com cerca de 40%).
A Tesla em 3 dias angariou metade desse número em reservas.
Há várias razões porque a GM apenas está a considerar uma produção de 30.000 unidades por ano para o Bolt por exemplo.
- pemifer
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Re: Quem vai reservar um Model ≡?
Já começam a aparecer filmes de primeiros contatos com o Model 3.
Eis um deles: https://youtu.be/TiWOKBMTDvc
Sem duvida que será um dos meus proximos carros... daqui por 5, 6 anos...
Não estavam à espera de maior autonomia? Eu estava.
Eles afirmam que passou com 5 estrelas em todos os testes de segurança... mas aquela frente não me parece nada amigável dos peões...
Tambem não percebi muito bem aquele tablier, o indicador de velocidade não é obrigatório?
Li uma observação acerca de que opiniões desfavoráveis não são favoraveis à mobilidade elétrica.
Não posso estar mais em desacordo!
Todas as opiniões são positivas, mesmo as desfavoráveis, desde que verdadeiras e fatuais pois revelam a realidade das coisas.
Eis um deles: https://youtu.be/TiWOKBMTDvc
Sem duvida que será um dos meus proximos carros... daqui por 5, 6 anos...
Não estavam à espera de maior autonomia? Eu estava.
Eles afirmam que passou com 5 estrelas em todos os testes de segurança... mas aquela frente não me parece nada amigável dos peões...
Tambem não percebi muito bem aquele tablier, o indicador de velocidade não é obrigatório?
Li uma observação acerca de que opiniões desfavoráveis não são favoraveis à mobilidade elétrica.
Não posso estar mais em desacordo!
Todas as opiniões são positivas, mesmo as desfavoráveis, desde que verdadeiras e fatuais pois revelam a realidade das coisas.
- alexmol
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Re: Quem vai reservar um Model ≡?
O Elon afirmou que vai passar com 5 estrelas, ainda não submeteram o carro para aprovação pois ainda são protótipos.pemifer Escreveu:Eles afirmam que passou com 5 estrelas em todos os testes de segurança... mas aquela frente não me parece nada amigável dos peões...
Tambem não percebi muito bem aquele tablier, o indicador de velocidade não é obrigatório?
O indicador de velocidade pode estar sempre visível, não permitindo ao utilizador colocar nada por cima. A minha dúvida prende-se mais com o não estar mesmo em frente do condutor, obrigando a desviar o olhar um pouco para a direita.
Nalguns países, poderá ser mesmo obrigatório estar por trás do volante, e aí deverão surgir versões especiais que chegarão com mais atraso.
- alexmol
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Re: Quem vai reservar um Model ≡?
Claro que há!fernandinand Escreveu:Parece-me que há por aqui muita paixão e algum lirismo...
Muitas pessoas que agora têm 30-40 anos, a geração que já nasceu depois do 25 de Abril, cresceram sem ter qualquer "heroi", sem ter um figura de referência que os inspirasse e motivasse para mudar o mundo.
O Elon Musk personifica esse "heroi", alguém que vai mudar as coisas, contra todos e contra todas as probabilidades.
Por outro lado a GM, para sempre estigmatizada pelo EV1, representa os poderes instituídos e o conservadorismo.
Por estes simples motivos, mesmo que o Bolt seja, de um ponto de vista puramente racional, melhor escolha que o model ≡ a Tesla consegue mexer com as pessoas e apelar à emoção.
- ruimegas
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Re: Quem vai reservar um Model ≡?
Chamo a atenção de que a Nissan ainda tem uma palavra a dizer com o seu Nissan Leaf 2 leia-se IDS que já foi apresentado em 2015.
Estou convencido que a Nissan ainda se vai meter neste circuito do ampera-e versus TM3.
Aguardemos pelos desenvolvimentos
Cumprimentos
Estou convencido que a Nissan ainda se vai meter neste circuito do ampera-e versus TM3.
Aguardemos pelos desenvolvimentos
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NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
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