Qual é a lei que regula este assunto?
Onde se encontra publicada?

fluence ze chileno
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: fluence ze chileno
10 anos depois de o modelo ter deixado de ser produzido, o que ainda não é o caso, certo?lmlr Escreveu:São obrigados durante 10 anos a ter e fornecer peças.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: fluence ze chileno
Têm de ter transposição para a legislação nacional, só gostava de saber onde está para poder ler, e, eventualmente, mostrar à Renault.
Re: fluence ze chileno
Já li aqui: "10 anos", "20 anos"alexmol Escreveu:Qual é a lei que regula este assunto?
Onde se encontra publicada?
Afinal quem dá mais ? lol
n.º 5, art.º 9, Lei n.º 24/96, de 31 de Julho (com diversas alterações), trata-se da LEI DE DEFESA DO CONSUMIDOR.O consumidor tem direito à assistência após a venda, com incidência no fornecimento de peças e acessórios, pelo período de duração média normal dos produtos fornecidos.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: fluence ze chileno
Pois eu fiz a pergunta mesmo porque há quem afirme categoricamente que é de lei e são X anosInix Escreveu:n.º 5, art.º 9, Lei n.º 24/96, de 31 de Julho (com diversas alterações), trata-se da LEI DE DEFESA DO CONSUMIDOR.O consumidor tem direito à assistência após a venda, com incidência no fornecimento de peças e acessórios, pelo período de duração média normal dos produtos fornecidos.
E qual é a duração média normal de uma bateria de um Fluence ZE ?
Se formos pela duração média de um automóvel então aponto mais para os 10 anos do que para os 20.
Re: fluence ze chileno
Neste caso, entendo que não fará sentido associarmos o termos "produto" à bateria. Este "produto", a que o legislador se refere, deve ser entendido como sendo o veículo no seu todo.
A bateria é um elemento essencial para este tipo de veículos. Sem ela o veículo perde toda a sua utilidade, deixando de servir o fim para que foi vendido.
Quanto ao tempo de vida de um veículo: ao longo dos anos tem se vindo a alterar, para mais, o seu tempo de vida. Assim torna-se difícil de definir um espaço temporal.
É claro que se o fabricante falir, o consumidor ficará por sua conta ou poderá ter assistência/peças de terceiros.
A bateria é um elemento essencial para este tipo de veículos. Sem ela o veículo perde toda a sua utilidade, deixando de servir o fim para que foi vendido.
Quanto ao tempo de vida de um veículo: ao longo dos anos tem se vindo a alterar, para mais, o seu tempo de vida. Assim torna-se difícil de definir um espaço temporal.
É claro que se o fabricante falir, o consumidor ficará por sua conta ou poderá ter assistência/peças de terceiros.
Re: fluence ze chileno
@rdias: foi exactamente essa a ideia que está subjacente naquilo que escrevi na última frase, ou seja, a Rover faliu e terceiros asseguraram as peças (Caterpillar e XPART...)