Obrigado FullEletric! Mas não digas isso alto, senão ainda vêm fazer uma analise de "doping" ao eletrólito da minha bateria e depois não me deixam participar nos campeonatos da Carwings...!FullElectric Escreveu:Não sei o que lhe misturas nos electrões mas essa bateria parece que anda vitaminada

Na realidade, apenas vou aplicando no tratamento da bateria do meu Leaf, os parcos conhecimentos que fui adquirindo ao longo de mais de uma década, na atividade aeromodelística, com o bónus de sorte de ter havido esta marca, a Nissan, que das duas químicas conhecidas que tem usado, e já aqui bem referenciadas, LiMn2O4 (LMO) e LiNiMnCoO2 (NMC), uma delas, a primeira, a LMO, é a mesma que uso nas baterias de tração que uso nos meus aeromodelos. É claro que há umas quantas " vitaminas" ou aditivos ao eletrólito diferenciados, já que as solicitações no aeromodelismo elevam os regimes de descarga para cima de 20C, o que não acontece nos VE, mas as composições químicas dos elétrodos, as soluções eletrolíticas e as tensões nominais (3.7v) são as mesmas, diferindo é na forma física em que são comercializadas.
Neste quadro de semelhanças, já viste que a minha vida ficou facilitada, ao ter escolhido um Nissan, e essa similitude pesou também , no momento da compra. Milagres não há, faz-se o que se pode, e muito reconhecido estou também a todos quantos neste fórum têm trazido o seu conhecimento e experiência mais específicos sobre a bateria do Leaf e que muito me tem ajudado a transpor e ajustar os conhecimentos que já detinha!
Bem Hajam!