
Diário de Bordo Leaf - VETL
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Muito interessante. Que tensão indicava o Leaf Spy como tensão de entrada? Os 245V eram medidos onde?
Já sei que se quiser um bocadinho mais de potência a carregar tenho de regular o EVSE para 17A ou mais.
Já sei que se quiser um bocadinho mais de potência a carregar tenho de regular o EVSE para 17A ou mais.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
A tensão lida pelo LeafSpy é idêntica à do contador das fotos acima (onde se vêm os amperes) e do swissnox (abaixo) que está no quadro. As diferenças entre uns e outros são ridículas.mjr Escreveu:Muito interessante. Que tensão indicava o Leaf Spy como tensão de entrada? Os 245V eram medidos onde?
Já sei que se quiser um bocadinho mais de potência a carregar tenho de regular o EVSE para 17A ou mais.
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 19:17, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Seria interessante registar também a potencia entregue á bateria em cada patamar. Dá para ver isso no LS certo!!?VETL Escreveu:Voltando um pouco atrás à questão da potência de carregamento do meu mk1 e aproveitando o facto de ter em meu poder um EVSE regulável, fiz esta brincadeira:
Stand-by desconetado do carro:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 122815.jpg[/img]
6A:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 122800.jpg[/img]
7A:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 122853.jpg[/img]
8A:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 122928.jpg[/img]
9A:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 123015.jpg[/img]
10A:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 123045.jpg[/img]
11A:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 123126.jpg[/img]
12A:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 123208.jpg[/img]
13A:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 123231.jpg[/img]
14A:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 123307.jpg[/img]
15A:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 123351.jpg[/img]
16A:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 123448.jpg[/img]
17A:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 123604.jpg[/img]
18A:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 123701.jpg[/img]
Isto foi feito à hora do almoço utilizando a fase da microprodução que estava a bombar, com a tensão da rede sempre acima dos 245v (em carga).
O Leaf spy registou este boneco:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -38-52.png[/img]
À noite, com a tensão da rede já nos 235v (em carga), registava isto com o EVSE regulado para 18A:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 003021.jpg[/img]
Há dias, quando experimentei pela primeira vez este EVSE, a tensão da rede estava a 225v em carga e mostrava 17,5A. Era tarde e não tirei foto na altura mas registei isto com o LeafSpy (sequência do EVSE - 32A, 6A, 32A e 16A):
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -40-39.png[/img]
Teoria: Se o carregador do meu mk1 "come" mais amperes quando baixa a tensão da rede, significa que ele está preparado para gerir até cerca de 4.000w de potência se lhe abrir-mos as "goelas" do EVSE. Posso concluir isso?
Sendo que á potencia mais baixa o que está a ser entregue deve ser apenas uns 2 ou 3A!!
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Esse carregadores que dão para seleccionar potencia por unidade são interessantes, se bem que nunca entendi bem qual a utilidade pratica!VETL Escreveu:Posso fazê-lo um dia destes.Apr Escreveu:Havias de repetir o teste com o mk2 para registar as diferenças. Para alterar os amperes tens que abortar a carga?
Sim, tenho que sacar a j1772 e abortar a carga para mudar a potência...![]()
ainda por cima se nem sequer dão para o fazer sem ter que abortar a carga!!!! deve ser material de primeira!!!!!
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Mas porque se deve abortar? No meu conseigo alterar, sem desligar. É por segurança?
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
O facto de dar para selecionar a potência ampére a ampére é para mim muito importante.
Claro que eu vivo normalmente ora com 10A ora com 16A e se até hoje sobrevivi, hei-de continuar a sobreviver.
Mas depois de experimentar este fiquei fã. Já por diversas vezes tive que meter o EVSE de 16A no saco e trocar pelo de 10A, quando bastava ter podido baixar 1A para o disjuntor não desligar. Não é a mesma coisa e por mais que queiram bater no ceguinho, não há forma de escamotear que isto é uma virtude muito grande deste equipamento. Por isso aconselharei sempre um destes em detrimento daqueles que sejam parametrizáveis apenas com 2, 3 ou 4 potências.
O facto de ter que abortar a carga para mudar a potência é chato de facto e também não gostei. Não sei se é por insuficiência do material ou uma "feature" do fornecedor. Mas não vejo o que é que isso poderá ter a ver com ser material de primeira ou de segunda.
Há muita coisa que me passa ao lado, mas no meu caso, se necessitasse de comprar outro EVSE para mim, também compraria este. Atualmente não conheço nenhum com garantia de 2 anos ao preço que o dono deu por este e pronto a funcionar sem qualquer complicação.
Situação diferente seria se eu percebesse alguma coisa de eletrónica como alguns de vocês, pois nesse caso também tentaria fazer um...
Já que falamos deste EVSE regulável, aproveito para informar que a caixa é grande mas ele é mais leve que o EVSE de 16A da Nissan.
Visivelmente parece ser robusto e ter boa qualidade de materiais e acabamentos.
Para além de ter que abortar a carga para mudar a potência também não gostei do facto de não ser possível meter o cadeado para o prender. No caso dos mk1 isso não é irrelevante...
Claro que eu vivo normalmente ora com 10A ora com 16A e se até hoje sobrevivi, hei-de continuar a sobreviver.
Mas depois de experimentar este fiquei fã. Já por diversas vezes tive que meter o EVSE de 16A no saco e trocar pelo de 10A, quando bastava ter podido baixar 1A para o disjuntor não desligar. Não é a mesma coisa e por mais que queiram bater no ceguinho, não há forma de escamotear que isto é uma virtude muito grande deste equipamento. Por isso aconselharei sempre um destes em detrimento daqueles que sejam parametrizáveis apenas com 2, 3 ou 4 potências.
O facto de ter que abortar a carga para mudar a potência é chato de facto e também não gostei. Não sei se é por insuficiência do material ou uma "feature" do fornecedor. Mas não vejo o que é que isso poderá ter a ver com ser material de primeira ou de segunda.
Há muita coisa que me passa ao lado, mas no meu caso, se necessitasse de comprar outro EVSE para mim, também compraria este. Atualmente não conheço nenhum com garantia de 2 anos ao preço que o dono deu por este e pronto a funcionar sem qualquer complicação.
Situação diferente seria se eu percebesse alguma coisa de eletrónica como alguns de vocês, pois nesse caso também tentaria fazer um...
Já que falamos deste EVSE regulável, aproveito para informar que a caixa é grande mas ele é mais leve que o EVSE de 16A da Nissan.
Visivelmente parece ser robusto e ter boa qualidade de materiais e acabamentos.
Para além de ter que abortar a carga para mudar a potência também não gostei do facto de não ser possível meter o cadeado para o prender. No caso dos mk1 isso não é irrelevante...
Última edição por VETL em 26 abr 2016, 10:25, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
A potência entregue à bateria está nestes gráficos (em kW). Há outros screens onde se podem ver os amperes.pnunes Escreveu:Seria interessante registar também a potencia entregue á bateria em cada patamar. Dá para ver isso no LS certo!!?VETL Escreveu: ...... ...
Sendo que á potencia mais baixa o que está a ser entregue deve ser apenas uns 2 ou 3A!!
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 19:22, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Oscilar 1 ah realmente faz por vezes mt diferença.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
pnunes Escreveu:(...)
Esse carregadores que dão para seleccionar potencia por unidade são interessantes, se bem que nunca entendi bem qual a utilidade pratica!
ainda por cima se nem sequer dão para o fazer sem ter que abortar a carga!!!! deve ser material de primeira!!!!!
O meu dá, é uma categoria! E de primeira!

Granularidade ao ampére não sei se é assim tão importante, são só ~230 Watts, estar no limite por essa diferença vai certamente aumentar muito a probabilidade de o quadro ir abaixo. Acho que o construtor do EVSE deve ter optado por bloquear os ampéres depois de começar a carga por uma questão de segurança. Tinha que implementar um codigo PIN ou outra coisa qualquer no LCD para não permitir nenhum curioso ir lá mexer.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Pois dá.Apr Escreveu:...O meu dá, é uma categoria! E de primeira!...
Dá isso e muito mais. Seria uma coisa dessas que eu ambicionava!
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