VE Nissan Leaf 30 kWh foi de Lisboa ao Porto com 1 paragem

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
Batotinha
Mensagens: 309
Registado: 29 abr 2015, 15:18
Data de fabrico: 14 jan 2011
Capacidade bateria: 40 Ah

Re: VE Nissan Leaf 30 kWh foi de Lisboa ao Porto com 1 parag

Mensagem por Batotinha » 13 mai 2016, 14:32

penso que o artigo deve ser "inserido/discutido aqui", de contrário peço que mudem :cry:

http://exameinformatica.sapo.pt/lifesty ... issan-Leaf
1001 km num Nissan Leaf

Até que ponto um carro elétrico da gama média pode ser utilizado para viagens longas? Foi o que tentámos perceber ao volante de um Leaf equipado com uma bateria de maior capacidade. Teste que incluiu uma viagem Lisboa-Porto-Lisboa num único dia
........

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: VE Nissan Leaf 30 kWh foi de Lisboa ao Porto com 1 parag

Mensagem por BrunoAlves » 13 mai 2016, 16:17

A família que faz Lisboa-Porto-Lisboa todos os fim de semana... Fantástico! :shock:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: VE Nissan Leaf 30 kWh foi de Lisboa ao Porto com 1 parag

Mensagem por OCasal » 15 mai 2016, 02:30

Com o termómetro sempre perto do vermelho, se fizerem disso rotina, parece-me difícil cumprir 160 mil quilómetros sem utilizar a substituição na garantia... A não ser que esta nova química das baterias seja realmente muito superior em termos de degradação, relativamente à inicial!

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: VE Nissan Leaf 30 kWh foi de Lisboa ao Porto com 1 parag

Mensagem por meira78 » 16 mai 2016, 17:59

A questão do aquecimento ainda tem de ser tirada a limpo.

Na reportagem da Exame Informática, o Sérgio Magno refere que após cumprir os cerca de 700kms e depois de chegar aos estúdios da EI em Oeiras, foram de novo com o Leaf ao ponto de carga rápida e nesse momento já carregou até aos 100% sem qualquer tipo de redução de potência. Penso que utilizaram o ponto da A5.

O único que limitou a carga foi o de Aveiras, devido à temperatura no limite e à carga baixíssima de 4% com que chegaram lá. Carregou a cerca de 30kW por hora, dado que estiveram lá parados cerca de 45 minutos. Mas seguiram viagem de novo com o "prego na chapa" até Oeiras e nesse momento carregou a cerca de 50kW de novo.

Alguém consegue explicar melhor?

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: VE Nissan Leaf 30 kWh foi de Lisboa ao Porto com 1 parag

Mensagem por galt » 16 mai 2016, 20:07

Gostei das opiniões que li e parece-me que a melhor conclusão que se pode tirar desta viagem é a seguinte:

- Para ir depressa ao Porto não use um VE (tem as alternativas Comboio ou avião com outros preços)
- Para ir económico ao Porto use um VE
- Para passear com a família use um VE
- Para viagens até 100 kms/dia use sempre um VE
- Para viagens superiores a 180kms use um VE com moderação e com gasto económico
- Para viagens de 300kms use VE se conseguir carga intermédia
- Para quem viagem maioritariamente na cidade use sempre um VE para um gasto super económico

;)
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: VE Nissan Leaf 30 kWh foi de Lisboa ao Porto com 1 parag

Mensagem por mjr » 16 mai 2016, 20:28

OCasal Escreveu:Com o termómetro sempre perto do vermelho, se fizerem disso rotina, parece-me difícil cumprir 160 mil quilómetros sem utilizar a substituição na garantia... A não ser que esta nova química das baterias seja realmente muito superior em termos de degradação, relativamente à inicial!
Conseguia porque iria fazer uns 500km por dia e faria os 160k km em menos de um ano. É que para andar com o termómetro no vermelho é preciso fazer muitos km por dia!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: VE Nissan Leaf 30 kWh foi de Lisboa ao Porto com 1 parag

Mensagem por pemifer » 13 jun 2016, 20:42

A reportagem da Exame Informática em vídeo
http://exameinformatica.sapo.pt/videos/ ... o-eletrico

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”