
Diário de Bordo - iOn Viseu
-
- Mensagens: 22
- Registado: 21 nov 2015, 12:51
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Diário de Bordo - iOn Viseu
Boa noite,
O meu nome é Tiago Correia, sou de Viseu e em Dezembro de 2015 comprei um Peugeot iOn (carro de serviço da Auto Martinauto, Viseu).
Já tinha vontade de começar o meu DB há muito tempo, mas a disponibilidade é pouca.
Neste primeiro post, quero deixar um agradecimento ao VETL que me iniciou nesta aventura eléctrica e ao Malm que me ajudou a avaliar a condição do carro.
O meu nome é Tiago Correia, sou de Viseu e em Dezembro de 2015 comprei um Peugeot iOn (carro de serviço da Auto Martinauto, Viseu).
Já tinha vontade de começar o meu DB há muito tempo, mas a disponibilidade é pouca.
Neste primeiro post, quero deixar um agradecimento ao VETL que me iniciou nesta aventura eléctrica e ao Malm que me ajudou a avaliar a condição do carro.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Diário de Bordo - iOn Viseu
Parabéns pela máquina e pelos relatos que hão-de vir
Dá-lhe com força nos electrões
Dá-lhe com força nos electrões

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Mensagens: 22
- Registado: 21 nov 2015, 12:51
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Diário de Bordo - iOn Viseu
No início de Dezembro de 2015 passei pela Auto Martinauto e perguntei se tinham algum carro eléctrico para venda, surpreendentemente tinham um iOn de serviço (novembro de 2011 com cerca de 64000km), pedi para fazer um test-drive e foram muito prestáveis, nesse mesmo dia fiz um test-drive de +/- 15 km e gostei logo do carro.
Obviamente um teste de 15km não dá para nada, precisava de ter a certeza que o carro assegurava as minhas necessidades, uma vez que pelo menos duas vezes por semana faço uma viagem de 82km (ida e volta) entre Viseu e Fornos de Algodres. Nesse sentido pedi para fazer um test-drive mais completo, mais uma vez foram impecáveis emprestaram-me o carro durante dois dias, fui buscar o carro numa sexta-feira de manhã e entreguei-o no sábado no final da tarde.
TEST-DRIVE:
Sexta-feira (Viseu - Fornos de Algodres - percurso com grandes subidas em AE): Saí de Viseu com a bateria carregada e fiz um percurso misto (EN e AE) de 45 km até Fornos de Algodres, com uma paragem em Mangualde. Cheguei a Fornos de Algodres com 9 barras. Após um ensaio, fiz o percurso inverso (41km) e cheguei a Viseu com 2 barras. Depois do jantar ainda foi dar uma volta pela cidade para ver quantos km conseguia fazer com uma carga completa, conseguindo neste primeiro dia fazer 94km até deixar de aparecer qualquer indicação de previsão de km (- - -).
Sábado: Obviamente a minha maior preocupação era o estado da bateria, porque o iOn perde a garantia da bateria aos 50000km e era uma compra arriscada. Para me ajudar a avaliar o estado do carro, por intermédio do VETL, falei com o Malm que se disponibilizou a vir passar uma boa parte do dia comigo, marcamos encontro no Posto da mobi.e junto ao Instituto Politécnico de Viseu e depois de almoçar lá andamos a tarde toda a "queimar electrões". Fantástica a experiência e a sabedoria do Malm, foi uma tarde de grande aprendizagem para mim. Após descarregar a bateria fomos para o mesmo posto testar o carregamento, no final o Malm disse-me que pelo que via o carro estava em bom estado, esta ajuda foi preponderante na escolha de outra maneira não tinha ficado com o carro. No final desse dia, com muita pena minha, fui entregar o carro e o vendedor ficou muito surpreendido por eu ter conseguido fazer os 94km tendo em conta o percurso com grande desnível.
Obviamente um teste de 15km não dá para nada, precisava de ter a certeza que o carro assegurava as minhas necessidades, uma vez que pelo menos duas vezes por semana faço uma viagem de 82km (ida e volta) entre Viseu e Fornos de Algodres. Nesse sentido pedi para fazer um test-drive mais completo, mais uma vez foram impecáveis emprestaram-me o carro durante dois dias, fui buscar o carro numa sexta-feira de manhã e entreguei-o no sábado no final da tarde.
TEST-DRIVE:
Sexta-feira (Viseu - Fornos de Algodres - percurso com grandes subidas em AE): Saí de Viseu com a bateria carregada e fiz um percurso misto (EN e AE) de 45 km até Fornos de Algodres, com uma paragem em Mangualde. Cheguei a Fornos de Algodres com 9 barras. Após um ensaio, fiz o percurso inverso (41km) e cheguei a Viseu com 2 barras. Depois do jantar ainda foi dar uma volta pela cidade para ver quantos km conseguia fazer com uma carga completa, conseguindo neste primeiro dia fazer 94km até deixar de aparecer qualquer indicação de previsão de km (- - -).
Sábado: Obviamente a minha maior preocupação era o estado da bateria, porque o iOn perde a garantia da bateria aos 50000km e era uma compra arriscada. Para me ajudar a avaliar o estado do carro, por intermédio do VETL, falei com o Malm que se disponibilizou a vir passar uma boa parte do dia comigo, marcamos encontro no Posto da mobi.e junto ao Instituto Politécnico de Viseu e depois de almoçar lá andamos a tarde toda a "queimar electrões". Fantástica a experiência e a sabedoria do Malm, foi uma tarde de grande aprendizagem para mim. Após descarregar a bateria fomos para o mesmo posto testar o carregamento, no final o Malm disse-me que pelo que via o carro estava em bom estado, esta ajuda foi preponderante na escolha de outra maneira não tinha ficado com o carro. No final desse dia, com muita pena minha, fui entregar o carro e o vendedor ficou muito surpreendido por eu ter conseguido fazer os 94km tendo em conta o percurso com grande desnível.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo - iOn Viseu
Porreiro pá!
O DB demorou ... mas cá está ele.
Contigo e com os foristas também já aprendi aquela cena do iman na ficha do EVSE!
Agora, vá lá: Umas fotozitas animavam aqui a coisa, não?
O DB demorou ... mas cá está ele.
Contigo e com os foristas também já aprendi aquela cena do iman na ficha do EVSE!

Agora, vá lá: Umas fotozitas animavam aqui a coisa, não?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Re: Diário de Bordo - iOn Viseu
Muitos parabéns Tiago! Bem vindo!
E que entrada logo em grande;)
Venham mais aventuras e muitos klms em cima dos já efectuados.
E que entrada logo em grande;)
Venham mais aventuras e muitos klms em cima dos já efectuados.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Diário de Bordo - iOn Viseu
[quote="VETL"]
Contigo e com os foristas também já aprendi aquela cena do iman na ficha do EVSE!
quote]
Explica o que é isso.
Parabéns pela aquisição.
Contigo e com os foristas também já aprendi aquela cena do iman na ficha do EVSE!

quote]
Explica o que é isso.
Parabéns pela aquisição.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo - iOn Viseu
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 077#p65077jasmim Escreveu:Explica o que é isso.VETL Escreveu: Contigo e com os foristas também já aprendi aquela cena do iman na ficha do EVSE!![]()
Parabéns pela aquisição.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 516
- Registado: 27 set 2015, 21:56
- Data de fabrico: 31 jul 2015
- Capacidade bateria: 61,5 Ah
Re: Diário de Bordo - iOn Viseu
Parabéns Tiago!
Masi um viseense con VE!
Sou natural de Viseu, embora viva em Mafra , mas vou aí de quinze em quinze dias, embora com um Leaf Acenta branco que poderás ver nessas alturas a carregar no posto 32(Liceu) ou 33 (loja do Cidadão) com mais frequência !
Não há que ter receio das autonomias, desde que se conheça minimamente o carro (bateria), o percurso e um planeamento adequado da viagem/tempo/carregamento.
Disfruta, VE degrada e anda ou só degrada!

Masi um viseense con VE!

Não há que ter receio das autonomias, desde que se conheça minimamente o carro (bateria), o percurso e um planeamento adequado da viagem/tempo/carregamento.
Disfruta, VE degrada e anda ou só degrada!

Re: Diário de Bordo - iOn Viseu
Viseu, apesar de estar a ser descartado no mapa quanto a PCRs, está a ficar mais verde...
Parabéns, Tiago, toca a queimar eletrões!
Parabéns, Tiago, toca a queimar eletrões!

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de Bordo - iOn Viseu
Só faltam as fotos!!!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh