

Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Há de facto aqui umas subidas jeitosas, onde já deixei muito CI de topo para trás 

- BrunoAlves
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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Estes dias aproveitei o fim de semana (muito) prolongado para começar e acabar o meu "projecto" do ponto de carga do carro na garagem.
Já era para ter começado isto antes de o carro chegar a casa mas, entre a chegada antecipada do bolinhas e alguns atrasos vários, só foi possível fazê-lo agora. Tardou um bocadinho mas está feito.
Em resumo: fui ao quadro da garagem (que já recebe fio de 6mm^2 do quadro principal do apartamento) ligar fio de 6mm^2 que passei por calha (era impossível passar aquele fio pelas tubagens VD12 existentes...) até ao ponto onde queria ter a tomada para carregar o carro.
No quadro da garagem instalei mais um disjuntor térmico (de 32A) para esta nova ligação e tive de trocar o diferencial por um de maior corrente nominal.
No ponto de carga instalei um quadro saliente com:
- 2 disjuntores que já por lá estavam montados na parede (para o sistema de aquecimento de água do recuperador de calor),
- um disjuntor novo para uma tomada nova (tomada de uso geral)
- um medidor de energia para as tomadas reservadas ao carregamento do carro
- um disjuntor térmico de 2 pólos e 32A para uma tomada CEE
- um disjuntor térmico de 2 pólos e 16A para uma tomada shuko
Tudo ligado internamente com fio de 6mm^2.
Agora as fotos
Começa assim, com o quadro da garagem

Depois estripa-se o quadro todo, define-se o "ponto de entrada" e fixa-se a calha à parede

Com a calha no sítio, passa-se o fio. Fio de 6mm^2 rígido tem vontade própria, acreditem

(está ali outro fio passado porque aproveitei para instalar também um botão de pressão que permite abrir o portão da garagem sem ser pelos comandos)

No sítio definido instalei o quadro saliente

Primeira parte

Ligar a CEE, já cheirava o fim

Já está
As entranhas do quadro novo

Fechadinho, com tampa e tudo

Foram 2 dias e meio muito violentos... Fazer dobras e curvas em fio de 6mm^2 rígido é muito, muito duro. Junta-se a isto dezenas de furos, posições de trabalho que às vezes faziam lembrar uma contorcionista russa e, não menos importante, falta de hábito
e o corpo ressente-se.
Gastei sensivelmente 150€ nisto. Não paguei o fio (que é bastante caro!) e podia ter comprado disjuntores muito mais baratos... Todo o material foi comprado no Leroy Merlin (menos o fio, obviamente).
Agora vou começar a registar as minhas cargas para ter noção concreta do que a máquina gasta
Já era para ter começado isto antes de o carro chegar a casa mas, entre a chegada antecipada do bolinhas e alguns atrasos vários, só foi possível fazê-lo agora. Tardou um bocadinho mas está feito.
Em resumo: fui ao quadro da garagem (que já recebe fio de 6mm^2 do quadro principal do apartamento) ligar fio de 6mm^2 que passei por calha (era impossível passar aquele fio pelas tubagens VD12 existentes...) até ao ponto onde queria ter a tomada para carregar o carro.
No quadro da garagem instalei mais um disjuntor térmico (de 32A) para esta nova ligação e tive de trocar o diferencial por um de maior corrente nominal.
No ponto de carga instalei um quadro saliente com:
- 2 disjuntores que já por lá estavam montados na parede (para o sistema de aquecimento de água do recuperador de calor),
- um disjuntor novo para uma tomada nova (tomada de uso geral)
- um medidor de energia para as tomadas reservadas ao carregamento do carro
- um disjuntor térmico de 2 pólos e 32A para uma tomada CEE
- um disjuntor térmico de 2 pólos e 16A para uma tomada shuko
Tudo ligado internamente com fio de 6mm^2.
Agora as fotos

Começa assim, com o quadro da garagem

Depois estripa-se o quadro todo, define-se o "ponto de entrada" e fixa-se a calha à parede

Com a calha no sítio, passa-se o fio. Fio de 6mm^2 rígido tem vontade própria, acreditem


(está ali outro fio passado porque aproveitei para instalar também um botão de pressão que permite abrir o portão da garagem sem ser pelos comandos)

No sítio definido instalei o quadro saliente

Primeira parte

Ligar a CEE, já cheirava o fim


Já está


Fechadinho, com tampa e tudo


Foram 2 dias e meio muito violentos... Fazer dobras e curvas em fio de 6mm^2 rígido é muito, muito duro. Junta-se a isto dezenas de furos, posições de trabalho que às vezes faziam lembrar uma contorcionista russa e, não menos importante, falta de hábito

Gastei sensivelmente 150€ nisto. Não paguei o fio (que é bastante caro!) e podia ter comprado disjuntores muito mais baratos... Todo o material foi comprado no Leroy Merlin (menos o fio, obviamente).
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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Boa reportagem fotográfica!
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- BrunoAlves
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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
MRider Escreveu:Eu no meu projecto gastei 100 euros. Mas são 70 metros de cabo hehe


O cabo acabou por me ficar de borla (vá, vou ter de pagar um almoço

No meu caso são só ~~12m porque é só dentro da garagem.
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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Eu paguei cerca de 68€ por 2 condutores flexíveis de 6mm^2 e um de 2,5mm^2 (para a terra) com 42 metros cada. Depois o disjuntor diferencial foi o mais caro (acho que na casa de 23€) e 2 disjuntores de 32A cada por 2€ cada um.
Agora ando de volta do monitor de energia com o Arduino e ecrã TFT
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- BrunoAlves
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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Muito bom preço. Mas atenção que os disjuntores de 2 pólos são bastante mais caros e eu usei desses para tudojfr2006 Escreveu:... cerca de 68€ por 2 condutores flexíveis de 6mm^2 e um de 2,5mm^2 (para a terra) com 42 metros cada. (...) 2 disjuntores de 32A cada por 2€ cada um.

Também me queria meter numa coisa dessas (por isso é que comprei um quadro bastante maior do que preciso) mas para já não há tempo. Noutras nupcias, talvezjfr2006 Escreveu:Agora ando de volta do monitor de energia com o Arduino e ecrã TFT

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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Excelente trabalho e reportagem;)
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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Boas Margarett podes por foto do evse que vais ligar a tomada de 32A porque eu ando a ver se compro um mas não acho jeito de mandar vir de fora gostaria de comprar cá em portugal ou então saber onde compraste o teu
Obrigado
cumprimentos
Obrigado
cumprimentos
Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Estão aqui vários, é escolher a potência que mais interessa 
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=4&t=5143

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=4&t=5143
- BrunoAlves
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Re: Diário de bordo do Tekna com sotaque francês
Não comprei 
A instalação é para ficar feito de uma vez e para o futuro (porque não faço intenções de mudar de casa), o meu carro até só tem carregador de 16A
Ainda assim, numa tomada Schuko não deves ter 16A durante várias horas (pelo que fui lendo, 10-13A no máximo) por isso é sempre boa ideia ter uma CEE.
Para já não tenho t€mpo para comprar um EVSE em condições
mas está nos meus planos para breve. Estou até mais tentado a comprar um EVSE wallmount (ou um portátil que vá ficar pendurado na parede) para evitar estar todos os dias a esticar/recolher o EVSE.
No imediato (se surgir novamente, porque esgotaram todos) estou a seguir este post (no fórum espanhol que lá é indicado) http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 700#p71700 porque várias pessoas compraram EVSEs a £50 (+ portes)
Se surgir uma oportunidade daquelas novamente, pelo preço vou arriscar. Se não, vou ter de esperar uns tempos para comprar um mais "normal".

A instalação é para ficar feito de uma vez e para o futuro (porque não faço intenções de mudar de casa), o meu carro até só tem carregador de 16A

Para já não tenho t€mpo para comprar um EVSE em condições

No imediato (se surgir novamente, porque esgotaram todos) estou a seguir este post (no fórum espanhol que lá é indicado) http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 700#p71700 porque várias pessoas compraram EVSEs a £50 (+ portes)
Se surgir uma oportunidade daquelas novamente, pelo preço vou arriscar. Se não, vou ter de esperar uns tempos para comprar um mais "normal".
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