Se te passasse pela cabeça as saudades que eu tenho de andar a 60 ou 70 em AE... É impressionante. Uma pessoa habitua-se a já não consegue viver sem VE.rdias Escreveu:De facto , fazer AE a 75 kmh é maravilhoso![]()
![]()
![]()

DIÁRIO DE BORDO - mjr
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3495
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Depende tudo da carteira e da consciência...
Sabem como fiz Aveiro-Lisboa ida e volta com 20€ de gasóleo (no tempo dos 80 e tal cêntimos o litro) num renault clio (4.6l/100km)?
Uns 85km/h de média (nunca passar 100km/h) e três horas e meia para cada lado...
De resto foi a única vez que fui a Lisboa com o meu carro pessoal a combustão. Já fui de novo de Leaf para o ENVE 2015. Quando comprei o Leaf pensei nas viagens que tinha feito nos últimos 10 anos que exigissem uma carga antes de chegar ao destino e foi uma a Lisboa e outra à barragem do alto lindoso, por isso vi logo que não me ia sentir preso co um VE de primeira geração, eu já não fazia viagens pessoais grandes a combustão de qualquer maneira por causa do custo e do peso na consciência.
Entretanto já fiz umas 30 viagens de trabalho que o meu Leaf não cumpriria, mas essas de qualquer maneira são feitas com uma viatura que esteja disponível na empresa, quer por mim quer por outros trabalhadores que tenham carros pessoais a combustão.
Sabem como fiz Aveiro-Lisboa ida e volta com 20€ de gasóleo (no tempo dos 80 e tal cêntimos o litro) num renault clio (4.6l/100km)?
Uns 85km/h de média (nunca passar 100km/h) e três horas e meia para cada lado...
De resto foi a única vez que fui a Lisboa com o meu carro pessoal a combustão. Já fui de novo de Leaf para o ENVE 2015. Quando comprei o Leaf pensei nas viagens que tinha feito nos últimos 10 anos que exigissem uma carga antes de chegar ao destino e foi uma a Lisboa e outra à barragem do alto lindoso, por isso vi logo que não me ia sentir preso co um VE de primeira geração, eu já não fazia viagens pessoais grandes a combustão de qualquer maneira por causa do custo e do peso na consciência.
Entretanto já fiz umas 30 viagens de trabalho que o meu Leaf não cumpriria, mas essas de qualquer maneira são feitas com uma viatura que esteja disponível na empresa, quer por mim quer por outros trabalhadores que tenham carros pessoais a combustão.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Felizmente estás enganado. Eu compro! Aliás, já vou para o terceiro VE, e felizmente há milhares de portugueses que partilham a minha opinião.
Mesmo de Tesla tens que andar a essas velocidades para chegar a certos destinos
Mesmo de Tesla tens que andar a essas velocidades para chegar a certos destinos
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Então era completamente escusado este comentário provocador e de mau gosto. Bastava dizer que é pena ter de fazer AE a 79km/h (75 foi só uma vez, para não arriscar) por não haver PCRs.rdias Escreveu:De facto , fazer AE a 75 kmh é maravilhoso![]()
![]()
![]()
Vou dar por encerrado este assunto, afinal este tópico é o meu DB!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Continuando o teu DB falando do teu carro.....
Estas a ponderar alguma troca de baterias ou dá perfeitamente para o teu dia a dia?
Ou da para o dia a dia mas o banco de baterias também dá jeito para paineis?
Estas a ponderar alguma troca de baterias ou dá perfeitamente para o teu dia a dia?
Ou da para o dia a dia mas o banco de baterias também dá jeito para paineis?
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Eu acho que o carro está excelente, dá para bastantes km.
Lembro-me quando comecei a interessar-me pela ME, e a ler o fórum, a expectativa era que os carros hoje em dia tivessem muito menos autonomia do que a efetivamente têm. Na minha opinião, a bateria ainda está para durar.
Lembro-me quando comecei a interessar-me pela ME, e a ler o fórum, a expectativa era que os carros hoje em dia tivessem muito menos autonomia do que a efetivamente têm. Na minha opinião, a bateria ainda está para durar.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
O meu dia a dia são 50-60kms, onde posso carregar a meio. Basicamente consigo fazer o dia a dia sem problemas até ter 25% da capacidade restante. A esse nível de degradação é provável que já tenha problemas com a entrega de potência da bateria, mas isso será daqui a MUITOS anos! Se mantiver o atual ritmo de degradação, será daqui a pelo menos 10 anos, com uns 300k km. Se a Nissan permitir a troca por um pack maior a um preço acessível é provável que o faça, caso contrário fica como está.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
*like*
A minha ideia também é exactamente essa ainda que os 40% já seja o meu mínimo.
A minha ideia também é exactamente essa ainda que os 40% já seja o meu mínimo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Eu penso exactamente da mesma maneira. Um VE com 50 km de autonomia é perfeitamente viável pois posso carregar em casa e na empresa.
Estou bastante contente com as autonomias que os primeiros VE apresentam, lembro-me dos "velhos do Restelo" afirmarem que as baterias duravam uns 5 anos e depois deixavam de ser viáveis pelas autonomias apresentadas. Este, e outros casos, mostram precisamente o contrário. Parabéns.
Estou bastante contente com as autonomias que os primeiros VE apresentam, lembro-me dos "velhos do Restelo" afirmarem que as baterias duravam uns 5 anos e depois deixavam de ser viáveis pelas autonomias apresentadas. Este, e outros casos, mostram precisamente o contrário. Parabéns.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Faz hoje 5 anos que chegou o meu Leaf, 6 meses depois da encomenda e mais ainda da pré-reserva. Mas valeu a pena.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt