DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por lmlr » 07 jun 2016, 17:37

rdias Escreveu:De facto , fazer AE a 75 kmh é maravilhoso :lol: :lol: :x :violin:
Se te passasse pela cabeça as saudades que eu tenho de andar a 60 ou 70 em AE... É impressionante. Uma pessoa habitua-se a já não consegue viver sem VE.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3495
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por RJSC » 07 jun 2016, 18:16

Depende tudo da carteira e da consciência...
Sabem como fiz Aveiro-Lisboa ida e volta com 20€ de gasóleo (no tempo dos 80 e tal cêntimos o litro) num renault clio (4.6l/100km)?
Uns 85km/h de média (nunca passar 100km/h) e três horas e meia para cada lado...
De resto foi a única vez que fui a Lisboa com o meu carro pessoal a combustão. Já fui de novo de Leaf para o ENVE 2015. Quando comprei o Leaf pensei nas viagens que tinha feito nos últimos 10 anos que exigissem uma carga antes de chegar ao destino e foi uma a Lisboa e outra à barragem do alto lindoso, por isso vi logo que não me ia sentir preso co um VE de primeira geração, eu já não fazia viagens pessoais grandes a combustão de qualquer maneira por causa do custo e do peso na consciência.
Entretanto já fiz umas 30 viagens de trabalho que o meu Leaf não cumpriria, mas essas de qualquer maneira são feitas com uma viatura que esteja disponível na empresa, quer por mim quer por outros trabalhadores que tenham carros pessoais a combustão.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por lmlr » 08 jun 2016, 00:03

Felizmente estás enganado. Eu compro! Aliás, já vou para o terceiro VE, e felizmente há milhares de portugueses que partilham a minha opinião.

Mesmo de Tesla tens que andar a essas velocidades para chegar a certos destinos

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 08 jun 2016, 08:00

rdias Escreveu:De facto , fazer AE a 75 kmh é maravilhoso :lol: :lol: :x :violin:
Então era completamente escusado este comentário provocador e de mau gosto. Bastava dizer que é pena ter de fazer AE a 79km/h (75 foi só uma vez, para não arriscar) por não haver PCRs.
Vou dar por encerrado este assunto, afinal este tópico é o meu DB!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ICEM4N » 08 jun 2016, 09:11

Continuando o teu DB falando do teu carro.....

Estas a ponderar alguma troca de baterias ou dá perfeitamente para o teu dia a dia?
Ou da para o dia a dia mas o banco de baterias também dá jeito para paineis?
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por lmlr » 08 jun 2016, 09:21

Eu acho que o carro está excelente, dá para bastantes km.

Lembro-me quando comecei a interessar-me pela ME, e a ler o fórum, a expectativa era que os carros hoje em dia tivessem muito menos autonomia do que a efetivamente têm. Na minha opinião, a bateria ainda está para durar.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 08 jun 2016, 09:42

O meu dia a dia são 50-60kms, onde posso carregar a meio. Basicamente consigo fazer o dia a dia sem problemas até ter 25% da capacidade restante. A esse nível de degradação é provável que já tenha problemas com a entrega de potência da bateria, mas isso será daqui a MUITOS anos! Se mantiver o atual ritmo de degradação, será daqui a pelo menos 10 anos, com uns 300k km. Se a Nissan permitir a troca por um pack maior a um preço acessível é provável que o faça, caso contrário fica como está.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por BrunoAlves » 08 jun 2016, 14:40

*like*

A minha ideia também é exactamente essa ainda que os 40% já seja o meu mínimo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por lmlr » 08 jun 2016, 14:50

Eu penso exactamente da mesma maneira. Um VE com 50 km de autonomia é perfeitamente viável pois posso carregar em casa e na empresa.

Estou bastante contente com as autonomias que os primeiros VE apresentam, lembro-me dos "velhos do Restelo" afirmarem que as baterias duravam uns 5 anos e depois deixavam de ser viáveis pelas autonomias apresentadas. Este, e outros casos, mostram precisamente o contrário. Parabéns.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 07 jul 2016, 19:57

Faz hoje 5 anos que chegou o meu Leaf, 6 meses depois da encomenda e mais ainda da pré-reserva. Mas valeu a pena.
image.jpeg
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”