Hoje fiz a minha primeira carga rápida debaixo de chuva ...correu bem
Depois fui da Caetano Power no Estádio da Luz até ao Fórum Sintra e sai com 153 kms de autonomia em ECO e apanhei um engarrafamento ao longo do IC19 até ao Fórum a 12 kms e (é isto que me dá um gozo extremo neste carro) cheguei com 146 kms de autonomia tendo numa grande parte do percurso estado sempre a aumentar a autonomia estimada .
Enfim nós sabemos que esta autonomia vale pouco em termos de fiabilidade mas o simples facto de estar parado a gastar o mínimo de energia em comparação com os de Combustão Interna é muito agradável.
O Leaf é de facto um "animal" para utilizar em cidade
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Fui passar uns dias ao Parque de Campismo da Orbitur da Foz do Arelho a 112 kms de distância.
A viagem correu bem sem necessidade de recargas intermédias apesar de ser possível tê-las em Torres Vedras.
A 8 kms do destino decidi parar na Nissan das Caldas da Rainha para ver se existia um posto de carga e o senhor da concessão amavelmente deixou-me ligar o carro à tomada CEE que tinham acabado de instalar.
O mais certo é quando ligares o carro a primeira barra desaparecer. Devido à histerese da mudança de barras, a primeira barra desaparece um pouco abaixo do nível dela (para evitar que com a regeneração/ruído de medição pudesse voltar a aparecer). No entanto ao desligar o carro este esquece o estado anterior e vê como o nível de carga deverá estar nos valores padrão para cada barra.
Já me aconteceu imensas vezes desligar o carro para fazer qualquer coisa rápida e ao voltar ter perdido a barra onde estava. Não porque tenha havido perda efectiva de energia, mas porque o carro se esqueceu do estado anterior e colocou as barras de acordo com os níveis padrão.
Por exemplo, a 12ª barra representa cargas entre 93% e 100%. No entanto a barra só desaparece aos 90% ou 91%. Na mesma maneira, ao carregar a 12ª barra só aparece aos 95% ou 96% de carga. Ao desligar o carro ele esquece o estado anterior e se a carga estiver nos 93% então mostra 12 barras mas se estiver nos 92% então só mostra 11, apesar de quando o carro estava ligado anteriormente mostrar 12 barras pois ainda não tinha atingido os 90% ou 91% de carga para mudar para 11 barras.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
mjr Escreveu:O mais certo é quando ligares o carro a primeira barra desaparecer. Devido à histerese da mudança de barras, a primeira barra desaparece um pouco abaixo do nível dela (para evitar que com a regeneração/ruído de medição pudesse voltar a aparecer). No entanto ao desligar o carro este esquece o estado anterior e vê como o nível de carga deverá estar nos valores padrão para cada barra.
Já me aconteceu imensas vezes desligar o carro para fazer qualquer coisa rápida e ao voltar ter perdido a barra onde estava. Não porque tenha havido perda efectiva de energia, mas porque o carro se esqueceu do estado anterior e colocou as barras de acordo com os níveis padrão.
Por exemplo, a 12ª barra representa cargas entre 93% e 100%. No entanto a barra só desaparece aos 90% ou 91%. Na mesma maneira, ao carregar a 12ª barra só aparece aos 95% ou 96% de carga. Ao desligar o carro ele esquece o estado anterior e se a carga estiver nos 93% então mostra 12 barras mas se estiver nos 92% então só mostra 11, apesar de quando o carro estava ligado anteriormente mostrar 12 barras pois ainda não tinha atingido os 90% ou 91% de carga para mudar para 11 barras.
percebi...irei confirmar amanhã
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Ou um indicador numerico de percentagem de carga... será que vão incluir no próximo update? (de preferencia por software;)
ou ... melhor ainda, incluir no próximo update de software um API para se poder usar um telemovel ou tablet a comunicar por bluetooth que passava a ter as funções quase todas do computador de bordo
É interessante ver que a diferença de km percorridos entre os dois é de 19002km! Agora com o frio é mais difícil conseguir autonomias estimadas tão elevadas como no Verão (o ruimegas tinha 5 barras de temperatura e o sm 6). O meu record é 200km em D e 220km em ECO, quando a garagem estava mais quente e tinha 6 barras de temperatura.
Hoje consegui isto:
Como já indiquei noutro tópico, para mim é fácil atingir estes valores pois os últimos 5km até casa são a descer...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt