
Ajuda na compra de usado
Re: Ajuda na compra de usado
Já agora, o mk2 só começou a ser comercializado, salvo erro, em Setembro de 2013. Tudo o que tem origem antes dessa data é, de certeza, mk1.
-
- Mensagens: 56
- Registado: 20 jun 2016, 11:06
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Ajuda na compra de usado
Obrigado pelas rápidas respostas. Além da questão do comportamento das baterias há mais vantagens importantes no mk2?
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Ajuda na compra de usado
Eu não concordo com esta sugestão.margarett Escreveu:Olá e bem vindo
Para esses valores só consegues comprar um mk1 (antes de meados de 2013).
A minha sugestão é que ponderes (se for alternativa claro) um carro mais pequeno (clones), vão aparecendo negócios para carros desses praticamente novos...
A opção por um mk1 em detrimento de um clone ou qualquer outro é sempre preferível.
É apenas a minha opinião. Para mim pessoalmente, não há dinheiro que pague o facto de sabermos quanto custa uma bateria e a certeza de que ela existe para troca na eventualidade disso vir a ser hipoteticamente necessário.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 56
- Registado: 20 jun 2016, 11:06
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Ajuda na compra de usado
VETL Escreveu:Eu não concordo com esta sugestão.margarett Escreveu:Olá e bem vindo
Para esses valores só consegues comprar um mk1 (antes de meados de 2013).
A minha sugestão é que ponderes (se for alternativa claro) um carro mais pequeno (clones), vão aparecendo negócios para carros desses praticamente novos...
A opção por um mk1 em detrimento de um clone ou qualquer outro é sempre preferível.
É apenas a minha opinião. Para mim pessoalmente, não há dinheiro que pague o facto de sabermos quanto custa uma bateria e a certeza de que ela existe para troca na eventualidade disso vir a ser hipoteticamente necessário.
A decisão pelo Leaf está tomada. A questão é se vale a pena investir no mk2 face ao mk1...
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Ajuda na compra de usado
O aquecimento é mais eficiente (praticamente não influencia a autonomia). E tem modo "B". E tem carregador de 6,6kW na maioria dos casos (mas nem sempre, é preciso confirmar)
O marketing diz que foram feitas mais de uma centena de pequenas melhorias.
De resto é o mesmo carro
Se vale investir num mk2, podendo sim. A questão da bateria não é menor, é *a* questão
Claro que mesmo com bastante degradação a autonomia restante pode ser suficiente mas o que se conhece até agora é que as baterias do mk2 têm um ritmo de degradação aparentemente mais baixo 
O marketing diz que foram feitas mais de uma centena de pequenas melhorias.
De resto é o mesmo carro



Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Ajuda na compra de usado
Muito sinceramente, para 50/60Km o meu mk1 já com 100.000Km, se hoje dá para 2 dias, daqui a muitos anos continuará a servir. Ainda por cima com carga a meio do percurso...mikeger Escreveu: A decisão pelo Leaf está tomada. A questão é se vale a pena investir no mk2 face ao mk1...
O problema não é esse. O problema é que eu comprei o meu para as voltinhas e depois a prática e a experiência fizeram dele o carro principal.
O problema é que depois passa a ser o VE que vai para mais longe e as "features" do mk2 vêm a dar jeito...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Ajuda na compra de usado
LOL tão verdadeVETL Escreveu: O problema é que eu comprei o meu para as voltinhas e depois a prática e a experiência fizeram dele o carro principal

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Mensagens: 56
- Registado: 20 jun 2016, 11:06
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Ajuda na compra de usado
margarett Escreveu:LOL tão verdadeVETL Escreveu: O problema é que eu comprei o meu para as voltinhas e depois a prática e a experiência fizeram dele o carro principal
Pois essa é a questão... É por isso que quero ponderar o investimento... Se, por essas "features" valor a pena o mk2, será o mk2... Agora, quais são essas features? Bancos aquecidos não me fazem falta...
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Ajuda na compra de usado
As principais estão no meu post anterior 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Ajuda na compra de usado
Se o mk2 por um acenta (gama intermédia) tem carregador a 6.6kW (no mk1 é de apenas 3.7kW), aquecer o habitáculo é por bomba de calor, logo cerca de 20% mais eficiente que a resistência do mk1, mas o truque é aquecer o habitáculo antes de arrancar com o carro ligado à tomada, assim gasta-se a energia da tomada e não da bateria. O modo B é muito bom e existe apenas no mk2, regenera/trava muito mais que o modo eco do mk1, dá para andar quase sem usar o travão, mesmo em muitas descidas. A degradação do mk2 é claramente inferior ao mk1, logo apesar de ter os mesmos 24kWh de bateria, terá mais bateria durante mais tempo.
Se o mk2 for Tekna, passa a ter além do que o acenta tem, faróis led, câmara 360 graus (no acenta só tem de marcha atrás como no mk1), passa também a ter sistema de som bose com amplificador (o som é claramente superior, mas o amplificador retira algum espaço da bagageira), bancos em pele e jante 17 (no mk1 e no acenta tem jante 16).
Existem mais diferenças, mas parece-me que estas são as principais.
Se o mk2 for Tekna, passa a ter além do que o acenta tem, faróis led, câmara 360 graus (no acenta só tem de marcha atrás como no mk1), passa também a ter sistema de som bose com amplificador (o som é claramente superior, mas o amplificador retira algum espaço da bagageira), bancos em pele e jante 17 (no mk1 e no acenta tem jante 16).
Existem mais diferenças, mas parece-me que estas são as principais.