EVSE Colaborativo
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: EVSE Colaborativo
Viva, antes de mais obrigado pelos incentivos e sugestões!
Algumas das funcionalidades do EVSE estão espalhadas de forma mais ou menos desorganizada pelo meu DB ou pelo topico DIY EVSE, se tiverem alguma paciencia podem consultar já alguma coisa. Mais tarde coloco aqui uma apresentação mas extensa dos objetivos e da implementação já alcançada.
Em relação ao feedback do carro, para que tem um Nissan Leaf com Carwings, se correr bem, vai ser possivel programar cargas até uma percentagem de bateria, não será possivel uma percentagem certa, mas terá uma tolerancia de 8,3%
Em relação aos temporizadores, há já uma primeira implementação no proprio EVSE, e podem ser desenvolvidas lógicas de carga mais complexas e até com mais variáveis de decisão em sistemas externos. Acho que as coisas farão mais sentido depois de apresentar o modelo funcional do EVSE.
O vosso feedback, perguntas, sugestões e criticas são essenciais para podermos ajustar o EVSE para uma coisa que dê realmente jeito. Neste momento o EVSE está à imagem só do que eu e o RJSC achamos que deva ser, há certamente muitos pontos que podem ser melhorados.
Algumas das funcionalidades do EVSE estão espalhadas de forma mais ou menos desorganizada pelo meu DB ou pelo topico DIY EVSE, se tiverem alguma paciencia podem consultar já alguma coisa. Mais tarde coloco aqui uma apresentação mas extensa dos objetivos e da implementação já alcançada.
Em relação ao feedback do carro, para que tem um Nissan Leaf com Carwings, se correr bem, vai ser possivel programar cargas até uma percentagem de bateria, não será possivel uma percentagem certa, mas terá uma tolerancia de 8,3%
Em relação aos temporizadores, há já uma primeira implementação no proprio EVSE, e podem ser desenvolvidas lógicas de carga mais complexas e até com mais variáveis de decisão em sistemas externos. Acho que as coisas farão mais sentido depois de apresentar o modelo funcional do EVSE.
O vosso feedback, perguntas, sugestões e criticas são essenciais para podermos ajustar o EVSE para uma coisa que dê realmente jeito. Neste momento o EVSE está à imagem só do que eu e o RJSC achamos que deva ser, há certamente muitos pontos que podem ser melhorados.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Se avançarem com isto, um sistema que possibilite a monitorização de 3 fases poderá ter interesse adicional...RJSC Escreveu:...Estamos a trabalhar no monitor de energia da casa via wifi também, porque sem isso o evse não pode ajustar dinamicamente ao consumo da casa. Mas hardware para isso ainda não existe. O APR na casa dele tem o open energy monitor de momento, assim que tiver tempo ele pública aqui a solução que tem neste momento.
...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Acrescentei um vídeo demonstrativo na página inicial.
-
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Muito bom! Para mim, se for possível através do monitor de energia que estou a tentar implementar (é um bocado baseado no openenergymonitor) enviar comandos para controlar a corrente de carga por wi-fi, é o suficiente. Resta-me saber se o Arduino terá espaço suficiente em memória (especialmente RAM) para juntar o que é necessário. Deixo já agora um pequeno vídeo daqui de uma versão ainda muito verde do monitor de energia a funcionar:RJSC Escreveu:Acrescentei um vídeo demonstrativo na página inicial.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DmjQzheX ... e=youtu.be[/youtube]
Nesta versão e apenas para ver o efeito de mudança de cor, a corrente medida é o dobro do valor real!
P.S.: Não sei porquê, mas o vídeo não fica embebido...
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
jfr2006 Escreveu:... Deixo já agora um pequeno vídeo daqui de uma versão ainda muito verde do monitor de energia a funcionar:
...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
- Registado: 24 mai 2016, 23:50
- Data de fabrico: 01 mar 2013
- Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras
Eu acho que acrescentar tanta coisa é encarecer demasiado o produto e torná-lo apenas apetecível a muito pouca gente...
A maior parte das pessoas está apenas interessada num EVSE de intensidade regulável e controlável remotamente sentado no sofá.
Tudo o que vai para além disso já interessa apenas a alguns e deveria funcionar como módulos extra ao produto base.
A maior parte das pessoas está apenas interessada num EVSE de intensidade regulável e controlável remotamente sentado no sofá.
Tudo o que vai para além disso já interessa apenas a alguns e deveria funcionar como módulos extra ao produto base.
-
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Muito fixe mas parece que 3/4 das funções não irão funcionar se não houver wifi junto do carro e 1/2 se não for um Leaf com carwings.
Estou certo?
Estou certo?
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 24 mai 2016, 23:50
- Data de fabrico: 01 mar 2013
- Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras
O próprio chip pode funcionar como AP pelo que podes ligar diretamente o telemóvel/pc sem ter router.
-
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Muito útil, quando se está perto do carro, que é raro. De resto...sparrow Escreveu:O próprio chip pode funcionar como AP pelo que podes ligar diretamente o telemóvel/pc sem ter router.
-
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Repara, que tal como é dito, o sistema pode funcionar como AP (ou seja, fornece ele uma ligação wi-fi), podendo assim ser controlado através de um telemóvel que se ligue a ele como cliente wi-fi.RNM Escreveu:Muito fixe mas parece que 3/4 das funções não irão funcionar se não houver wifi junto do carro e 1/2 se não for um Leaf com carwings.
Estou certo?
Quanto à presença de wi-fi junto do carro, não é uma questão muito difícil de resolver, embora envolva alguns custos. Por exemplo, no meu caso, comprei na worten outlet um sistema powerline com capacidade de replicar o meu wi-fi na garagem. Assim, apesar de eu morar no último andar (4º) e a garagem ser na cave, através deste sistema, que tem um modulo em casa ligado ao router de casa e outro modulo na garagem, tenho o wi-fi (e acesso à internet) na minha garagem, como se estivesse em casa. Mas no meu caso, a energia que vai para a minha garagem vem do quadro da minha casa. Pode haver pessoas em que não tenham esta possibilidade e aí a coisa já se torna mais complicada.