Juro que não fui eu que escrevi

http://seekingalpha.com/article/3983572 ... id-cooling
in http://evobsession.com/tesla-cto-jb-str ... echnology/Tesla’s Chief Technology Officer, JB Straubel, recently revealed that the Model 3 will make use of mostly new technology — rather than simply reusing many of the technologies used in the Model S sedan and the Model X SUV.
“We’re inventing a whole new platform: it’s a new battery architecture, it’s a new motor technology — brand new vehicle structure…so it’s a lot of work. This is something we started on even a few years ago. But it is a brand new vehicle — and it has to be.”
rdias, "é muito melhor"...porquê?rdias Escreveu:A meu ver será controlo activo de temperatura por líquido, que é muito melhor.
A questão da "Gigafactory", e a forma como a Tesla a justificou e publicitou até ao momento, fica muito complicado de se conseguir dizer (e justificar) à partida que se "não há no mercado uma Gigafactory então vamos pegar em $5 Biliões e fazer uma". Repara que a Gigafactory (e este investimento) SÓ realmente faz sentido se for para produzir algo que não exista e que os fabricantes de baterias existentes não possam fazer de uma forma "normal" (produções à medida, parcerias, etc.)rdias Escreveu: Quanto à questão da giga factory, fábricas próprias, lojas próprias, foguetões próprios, etc.... é a imagem do Elon Musk." Se queres fazer bem, tens de ser tu próprio a fazê-lo " , porque não há no mercado.
Isso para mim não quer dizer nada. Na apresentação parece que o model ≡ terá 8 módulos. Se a tensão for à mesma de 400V teremos 50V por módulo se forem ligados em série, mas nem disso temos a certeza!PedroSantos Escreveu:A questão aqui é que estes módulos são bastante diferentes do que os que o Model S/X usa - o tamanho de cada um é muito maior (em dimensão) do que seria expectável (comparando com o tamanho dos actuais módulos do S/X).
Os 8 módulos que se vêm são na versão base ou nas versões com mais autonomia? Vão ter tecnologia diferente? Não acredito.PedroSantos Escreveu: E dado que também sabemos que a capacidade do pack base será inferior a 60kWh (referido por um VP da Tesla) e que a capacidade das baterias têm tendência para melhorar, haverá por isso seguramente um menor número de células também por módulo e pack (7104 vs ~3000 células) .
Pois para mim há muitas razões para os módulos serem diferentes, mas refrigeração ar não me parece ser uma delas.PedroSantos Escreveu:A questão da refrigeração a Ar é uma teoria que faz sentido dado o conjunto de todas estas premissas juntas. Não digo que não possa existir outras teorias que justifiquem o tamanho dos módulos, seguramente existem.
Onde a Tesla tem realmente inovado é no software. Não os vejo com vontade de inovar de forma tão extrema a nível do hardware das baterias, ainda por cima num modelo onde não podem falhar.PedroSantos Escreveu:E se a Tesla estivesse concentrada na construção de "Módulos" (de baterias) ao invés de "Células", como estão habitualmente TODOS os fabricantes de baterias, então a Gigafactory de repente passaria a fazer MUITO mais sentido. Isto seria uma vantagem competitiva que nenhum fabricante de carros teria neste momento (ou nos próximos tempos).
alexmol,alexmol Escreveu: Isso para mim não quer dizer nada. Na apresentação parece que o model ≡ terá 8 módulos. Se a tensão for à mesma de 400V teremos 50V por módulo se forem ligados em série, mas nem disso temos a certeza!
No model S cada módulo tem 20V, logo terão forçosamente de ser diferentes.
Os 8 módulos que se vêm são na versão base ou nas versões com mais autonomia? Vão ter tecnologia diferente? Não acredito.
Dado que o boneco mostrado na apresentação era com dual-motors até estou mais inclinado a acreditar que o pack mostrado era o de maior alcance.
Em relação aos "riscos" que referes, repara a Tesla já revelou que o Model 3 irá utilizar essencialmente NOVAS tecnologias e arquitecturas em quase todo o carro (nova arquitectura de baterias, nova tecnologia de motor, nova estrutura base, etc.). Achas que um sistema de "refrigeração a Ar", que é o tipo de sistema talvez MAIS utilizado de refrigeração em várias aplicações e que por isso conhece-se muito bem todas as suas características, particularidades e funcionamento irá ser um maior risco para a Tesla?alexmol Escreveu: O principal argumento, a meu ver, para a Tesla não se meter na refrigeração a ar é o não querer correr riscos com o modelo que vai definir a vida ou morte da empresa.
Aproveito para levantar aqui uma questão sobre este assunto.
Então e a refrigeração do motor e inversor? Vamos ter refrigeração a ar e líquida no mesmo carro para partes diferentes mas muito próximas fisicamente? Vamos fabricar mais peças e componentes diferentes quando o Model ≡ foi pensado para ser um carro fácil de fabricar?
rdias,rdias Escreveu:Como é que com 70 kwh fazes 500 kms EPA ? Impossivel.
Depois, a questão do 60 kwh, que na realidade é 75 kwh, é uma situação temporária. Tesla teve de fazer isto, para ter um preço mais acessível, rapidamente. Em breve os packs 60, serão 60. Minha opinião.
Neste ponto acho que podes ter alguma razão.PedroSantos Escreveu:Em relação aos diferentes packs para o Model 3, eu vou um pouco mais à frente do que o autor deste artigo propôs. Eu acho que irá existir apenas UM único pack de baterias para o Model 3 mas duas ou três capacidades / autonomias diferentes.
Um factor nada desprezável neste aspecto é o facto do Roadster ter refrigeração a ar, e basta ouvir o Elon Musk ou o J.B.Straubel a falarem disso para se ficar com a ideia que "nunca mais"!PedroSantos Escreveu:Achas que um sistema de "refrigeração a Ar", que é o tipo de sistema talvez MAIS utilizado de refrigeração em várias aplicações e que por isso conhece-se muito bem todas as suas características, particularidades e funcionamento irá ser um maior risco para a Tesla?
De facto acho que vai haver novidades bem interessantes, mas acho que temos de colocar o condicionamento das baterias num patamar diferente dos restantes equipamentos pois uma decisão que leve à degradação prematura das baterias vai custar bem mais caro à Tesla do que um HUD que não funcione bem.PedroSantos Escreveu:Não tenhas dúvidas que a Tesla irá optar por várias "novidades" no Model 3 que terão um nível de risco muito maior do que um sistema de refrigeração a Ar. Já olhaste para o conteúdo do interior do Model 3 (ou na falta dele)? Achas mesmo que a Tesla vai optar por equipamentos "normais" ou "comuns" que existem no Model S ou na maioria dos ICEs ??![]()