Está a referir-se a ficha CEE ou "Mennekes"?djs Escreveu:É possível a compra de um adaptador para poder carregar nas tomadas do nissan leaf nos postos da mobi?

Questões para os atuais proprietários do i3
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Questões para os atuais proprietários do i3
-
- Proprietário i3
- Registado: 18 mai 2016, 16:48
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
O cabo mennekes não funciona em ambos os lados do posto mobi.e, certo?
Se o do cabo mennekes estiver ocupado, consigo usar o outro sem adaptador?
Consegue usar com o evse de origem, mais um adaptador shucko/cee que custa cerca de 5€.
-
- Proprietário i3
É seguro usar isso? Não há problemas para o carro?Fil Escreveu:Consegue usar com o evse de origem, mais um adaptador shucko/cee que custa cerca de 5€.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Não... Onde tens um cabo "menekkes" (tipo 2) tens o EVSE dentro do posto e por isso "só" precisas do cabo que te permite ligar ao teu carro. No caso do Leaf, é um "tipo 2 --> tipo 1", no i3 não sei.djs Escreveu:O cabo mennekes não funciona em ambos os lados do posto mobi.e, certo?
Quando tens a tomada CEE tens de usar o teu EVSE de usar em casa. O posto só te fornece a energia e mais nada

edit: ups, já haviam respostas

Não, é seguro. É como carregares em casa, mas numa tomada industrial e por isso precisas do adaptador para ligar o teu EVSE que tem tomada "caseira"É seguro usar isso? Não há problemas para o carro?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário i3
Obrigado pelos esclarecimentos.
Só tenho mais duas perguntas:
- qual e onde comprar?
- é seguro usar isso nos postos MOBI no ponto de vista da gatunagem? Se for desligado o adaptador do posto, o carro continua a prender o cabo? E caso seja desligado assim abruptamente, não fará mal ao carro?
Só tenho mais duas perguntas:
- qual e onde comprar?
- é seguro usar isso nos postos MOBI no ponto de vista da gatunagem? Se for desligado o adaptador do posto, o carro continua a prender o cabo? E caso seja desligado assim abruptamente, não fará mal ao carro?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Como não sei o que é que o teu carro tem "do lado do carro", não te posso ajudar nisso. Onde comprar, há vários sites especializados e que vão sendo mencionados por aqui
Vê por exemplo este tópico
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=4&t=5143
O carro em princípio tranca o cabo (pelo menos o Leaf tem essa opção e os outros creio que também devam ter) mas se te quiserem esgalhar aquilo tudo à força provavelmente ganhas uma conta generosa de oficina.
O que pode estragar é forçar o cabo até partir alguma coisa. Electricamente não há problema.
Vê por exemplo este tópico
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=4&t=5143
Pois... Não- é seguro usar isso nos postos MOBI no ponto de vista da gatunagem? Se for desligado o adaptador do posto, o carro continua a prender o cabo? E caso seja desligado assim abruptamente, não fará mal ao carro?

O carro em princípio tranca o cabo (pelo menos o Leaf tem essa opção e os outros creio que também devam ter) mas se te quiserem esgalhar aquilo tudo à força provavelmente ganhas uma conta generosa de oficina.
O que pode estragar é forçar o cabo até partir alguma coisa. Electricamente não há problema.

-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Eu comprei o adaptador do leroy merlin, é jeitoso mas nos mobi-e é dificil meter tudo dentro da portinhola, fica em esforço. Tenta arranjar um sem o cabo entre as fichas CEE-schuko.
Claro que pode deixar a chuko de fora mas assim qualquer atrasado o desliga.
Claro que pode deixar a chuko de fora mas assim qualquer atrasado o desliga.
-
- Proprietário i3
Então segundo percebi não há hipótese de impedir que o adaptador seja desligado a meio, onde faz a ligação entre o cabo de carregamento do carro e ao posto MOBI?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Não...
Se estiveres a carregar com o "cabo mennekes", o posto tranca-o.
Se estiveres a carregar na tomada CEE, a tomada normalmente fica dentro de uma portinhola que também é trancada pelo posto. Se o teu EVSE tiver tomada CEE directa, então está trancado. Se tiver tomada Schuko, então precisas de um adaptador e esse, normalmente, não tem como ficar trancado.
Neste post o santanamos disse ter uma peça para prender o EVSE com um cadeado. Há foto?
edit: no post seguinte, o mjr disse:
Se estiveres a carregar com o "cabo mennekes", o posto tranca-o.
Se estiveres a carregar na tomada CEE, a tomada normalmente fica dentro de uma portinhola que também é trancada pelo posto. Se o teu EVSE tiver tomada CEE directa, então está trancado. Se tiver tomada Schuko, então precisas de um adaptador e esse, normalmente, não tem como ficar trancado.
Neste post o santanamos disse ter uma peça para prender o EVSE com um cadeado. Há foto?

edit: no post seguinte, o mjr disse:
Neste caso, o ideal será ter uma extensão com CEE de um lado e Schuko fêmea do outro. É o ideal para proteger tudo e ter tudo trancado.mjr Escreveu:Usando uma extensão, é possível colocar o EVSE dentro do capot fechado. Assim fica completamente protegido.