Questões para os atuais proprietários do i3

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por beme83 » 27 jun 2016, 22:44

djs Escreveu:É possível a compra de um adaptador para poder carregar nas tomadas do nissan leaf nos postos da mobi?
Está a referir-se a ficha CEE ou "Mennekes"?

djs
Proprietário i3
Mensagens: 118
Registado: 18 mai 2016, 16:48
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por djs » 27 jun 2016, 23:42

O cabo mennekes não funciona em ambos os lados do posto mobi.e, certo?

Se o do cabo mennekes estiver ocupado, consigo usar o outro sem adaptador?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por Fil » 27 jun 2016, 23:44

Consegue usar com o evse de origem, mais um adaptador shucko/cee que custa cerca de 5€.

djs
Proprietário i3
Mensagens: 118
Registado: 18 mai 2016, 16:48
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por djs » 27 jun 2016, 23:46

Fil Escreveu:Consegue usar com o evse de origem, mais um adaptador shucko/cee que custa cerca de 5€.
É seguro usar isso? Não há problemas para o carro?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por BrunoAlves » 28 jun 2016, 00:03

djs Escreveu:O cabo mennekes não funciona em ambos os lados do posto mobi.e, certo?

Se o do cabo mennekes estiver ocupado, consigo usar o outro sem adaptador?
Não... Onde tens um cabo "menekkes" (tipo 2) tens o EVSE dentro do posto e por isso "só" precisas do cabo que te permite ligar ao teu carro. No caso do Leaf, é um "tipo 2 --> tipo 1", no i3 não sei.

Quando tens a tomada CEE tens de usar o teu EVSE de usar em casa. O posto só te fornece a energia e mais nada ;)

edit: ups, já haviam respostas :P
É seguro usar isso? Não há problemas para o carro?
Não, é seguro. É como carregares em casa, mas numa tomada industrial e por isso precisas do adaptador para ligar o teu EVSE que tem tomada "caseira"
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

djs
Proprietário i3
Mensagens: 118
Registado: 18 mai 2016, 16:48
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por djs » 28 jun 2016, 09:29

Obrigado pelos esclarecimentos.

Só tenho mais duas perguntas:
- qual e onde comprar?
- é seguro usar isso nos postos MOBI no ponto de vista da gatunagem? Se for desligado o adaptador do posto, o carro continua a prender o cabo? E caso seja desligado assim abruptamente, não fará mal ao carro?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por BrunoAlves » 28 jun 2016, 10:06

Como não sei o que é que o teu carro tem "do lado do carro", não te posso ajudar nisso. Onde comprar, há vários sites especializados e que vão sendo mencionados por aqui
Vê por exemplo este tópico
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=4&t=5143
- é seguro usar isso nos postos MOBI no ponto de vista da gatunagem? Se for desligado o adaptador do posto, o carro continua a prender o cabo? E caso seja desligado assim abruptamente, não fará mal ao carro?
Pois... Não :oops:
O carro em princípio tranca o cabo (pelo menos o Leaf tem essa opção e os outros creio que também devam ter) mas se te quiserem esgalhar aquilo tudo à força provavelmente ganhas uma conta generosa de oficina.
O que pode estragar é forçar o cabo até partir alguma coisa. Electricamente não há problema.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por santanamos » 28 jun 2016, 10:16

Eu comprei o adaptador do leroy merlin, é jeitoso mas nos mobi-e é dificil meter tudo dentro da portinhola, fica em esforço. Tenta arranjar um sem o cabo entre as fichas CEE-schuko.

Claro que pode deixar a chuko de fora mas assim qualquer atrasado o desliga.

djs
Proprietário i3
Mensagens: 118
Registado: 18 mai 2016, 16:48
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por djs » 28 jun 2016, 11:00

Então segundo percebi não há hipótese de impedir que o adaptador seja desligado a meio, onde faz a ligação entre o cabo de carregamento do carro e ao posto MOBI?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Questões para os atuais proprietários do i3

Mensagem por BrunoAlves » 28 jun 2016, 11:12

Não...
Se estiveres a carregar com o "cabo mennekes", o posto tranca-o.
Se estiveres a carregar na tomada CEE, a tomada normalmente fica dentro de uma portinhola que também é trancada pelo posto. Se o teu EVSE tiver tomada CEE directa, então está trancado. Se tiver tomada Schuko, então precisas de um adaptador e esse, normalmente, não tem como ficar trancado.
Neste post o santanamos disse ter uma peça para prender o EVSE com um cadeado. Há foto? ;)

edit: no post seguinte, o mjr disse:
mjr Escreveu:Usando uma extensão, é possível colocar o EVSE dentro do capot fechado. Assim fica completamente protegido.
Neste caso, o ideal será ter uma extensão com CEE de um lado e Schuko fêmea do outro. É o ideal para proteger tudo e ter tudo trancado.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “BMW i3”