Tesla Model 3

PedroSantos
Registado: 22 jul 2015, 16:03
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Tesla Model III

Mensagem por PedroSantos » 01 jul 2016, 11:02

rdias Escreveu: Eu fiz esta pergunta, porque me lembrava mais ou menos do video. Aliás ficou na minha memória, que o formato 20700, tinha sido escolhido por ser mais fácil de produzir.
Ainda bem que colocou o texto porque vem demonstrar mais uma vez que a Tesla não vai arriscar ou inventar .
" but at this point we're developing basically what we feel is the optimum shape and size for the best cost efficiency for an automotive cell. "

Ou seja, todos os relatos de quem realmente decide vem de encontro a que o model III não vai ser um produto de risco, nem o pode ser. Aqui não é um acto de fé ou de pressupostos não técnicos ou técnicos. É uma questão de saber ler / ouvir e de bom senso.
Eu não interpreto esta frase dessa mesma forma...Na verdade, vejo o desenvolvimento de um novo tipo de célula com o objectivo final de obter a melhor relação custo/eficiência. Isso no meu entender é inovar.

Mas eu concordo consigo que o Model 3 não irá ser um produto de risco. Isso não significa que irá usar ou reutilizar o que o "Model S" usa.

São duas situações completamente independentes.

E como o rdias também sabe, o EM e ou Straubel, afirmaram que muito dos sistemas do Model 3 seriam desenvolvidos de raiz.
rdias Escreveu: Depois vejo muitas lacunas de pensamento, em relação à produção. Por exemplo, a Tesla ira produzir uma evolução da química encontrada em 2017 ? As coisas na vida real, não funcionam assim . Então o período de testes e planeamento de produção ? Vai produzir algo sem ser testado ? Nunca, na vida.
Aquilo que vai ser produzido já está definido e determinado, nomeadamente nos componentes principais. Como é que a tesla obtia um custo final aproximado do seu produto, sem estas coisas já definidas. Por fé ? Já que falamos tanto nela ;)
Eu nunca disse que a Tesla não sabia o que ia fazer ou que não tinha já as coisas determinadas e definidas. Disse sim, que a Tesla raramente divulgava assuntos relacionados com a sua estratégia ou com as suas opções e que era inclusive muito boa a esconder do público e do mercado as suas opções. Que por vezes não se entendia o que a Tesla estava a fazer até algum tempo depois.

Mantenho isso tudo.

Os meus cálculos da evolução da densidade energética para 2017 (ano de produção do Model 3) são meus e baseados nas percentagens de evolução que o Straubel e o EM afirmaram, apenas isso.

Se são correctos ou não, só daqui a 1 ou 2 anos é que saberemos ao certo. Eu até admito que possam estar errados. Não tenho qualquer problema com isso.

Apenas o conjunto de dados que vão sendo divulgados (ou descobertos) apontam para que essa direcção seja credível.
rdias Escreveu: Aliás, das declarações do Elon Musk relativamente ao supercarregamento gratuito, não estar incluído, vem uma certa derrota pessoal, por não terem conseguido fazer " a coisa " mais barata, de forma a ter de ser um custo adicional.
Concordo!
rdias Escreveu: Eu penso que a GM conseguiu aquilo que muitos andam a tentar fazer e conseguiu / vai materializar isso daqui a uns meses.
Mais uma vez , parece-me que está a confundir o produto Tesla, como um melhor produto do que o da GM . Aí, não vai haver dúvidas. O model III será muito melhor que o BOLT.
Mas diminuir o excelente trabalho que a GM fez ou está a fazer no Bolt, não me parece correcto ou sério.
rdias,

Eu disse-lhe na minha anterior mensagem, que o Bolt é uma evolução sobre todos os EVs que existem HOJE. Não tenho dúvidas disso. É/será um melhor EV do que os que estão em comercialização actualmente.

Mas é verdade que a GM, no meu entender, fez um "número de circo" quando se "enganou" e divulgou aquele valor de $145/kWh de forma a passar a mensagem ao mercado que tinha chegado ao valor de kWh MUITO mais baixo do que qualquer outro fabricante. Omitiu foi a parte que só conseguiu esse valor porque também contratou à LG 90% do resto do carro :)

Aquilo que a GM teve de valor foi que soube sub-contratar a LG para essencialmente desenvolver o BOLT. Mas o maior mérito, é na minha opinião, da LG.

É claro, que a GM agiu desta forma porque quis e teve razões para isso, e isso, no meu entender, infelizmente talvez não seja uma boa decisão para o longo prazo dos seus EVs.

PedroSantos

Mensagem por PedroSantos » 01 jul 2016, 11:24

rdias Escreveu:O mérito da GM no negócio LG é que além de vir a ter um bom produto, matou qualquer tipo de hipótese de negócio LG / Nissan.
Além do negócio GM / Lyft que agora vai ter uma história triste pois a lyft está falida. Talvez a uber compre a lyft. No entanto acho que a GM esteve muito bem.
Melhor que a Vw, Toyota e outros colossos mundiais.
Sim, Concordo.

A Nissan vai provavelmente usar as baterias da LG também para o Leaf 2.

Tirando a Panasonic, as melhores baterias neste momento são as da LG.

Para além disso a LG tem um excesso de capacidade de produção nas suas fábricas que precisa de resolver e isso ajuda a fazer melhores preços.

RNM
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Mensagem por RNM » 01 jul 2016, 11:34

1- Eu levo muito a sério a desinformação. Na minha opinião, há gente neste fórum que merece informação de qualidade.

2- Já lhe respondi, várias vezes, com argumentos e factos válidos. Mas, tal como já lhe havia dito, "falta-lhe demasiado conhecimento de base" para saber fazer os cálculos correctamente e isso está explanado na sua incapacidade de entender os argumentos apresentados, fazer as contas de energia com 4.2 V, dizer que 40ºC é uma temperatura boa para o Model 3, "atirar para o ar" 3 valores, completamente dispares, de perdas nas células, etc.

3- Não existem contas fáceis, fórmulas básicas, regras de 3 simples, ou outros atalhos. Pelo menos para aqueles que gostam de alguma precisão naquilo que fazem. E precisão importa, explico com um exemplo muito simples: imagine falhar um alvo por 2 dedos, só 2 dedinhos... Agora pergunte a uma mulher se falhar o "alvo" por 2 dedos, que dá sexo anal ou uretra, se "vai dar no mesmo", "é igual", "tá quase lá, tá bom" :lol:

4- O problema aqui não é o Pedro errar, nunca foi (!!!), todos erramos. Os seus reais problemas são: insistir no erro (com a desculpa "não entendi, logo não presta ou está errado"); recusar-se a admitir que não sabe do assunto/ainda está aprender (falta de humildade)
Algumas frases para reflectir:
"errar é humano, assumir o erro é carácter"
"errar é humano, persistir no erro é burrice"

5- Não deixo de achar graça as tentativas de fazer parecer que a minha competência, intelecto e etc, é menor do que na realidade é. Tão tipicamente "tuga". Em vez de se esforçar para aprender mais e superar a adversidade, esforça-se e perde o seu tempo a tentar rebaixar os outros para que eles fiquem ao seu nível.
Há gente mais capaz que eu??? O meu mundo acabou de desabar, já nem vou dormir esta noite! :lol: :clap:
Eu sou capaz de dimensionar o sistema de arrefecimento em 2 semanas + 1.5 semanas para selecção de componentes e procurement.
Tenho a certeza que o Pedro tb seria capaz de dimensionar, depois de 6~12 meses a estudar o tema.
Mas há gente mais rápida e certeira que nós, disso não há dúvidas.

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 01 jul 2016, 11:38

Vamos tentar manter a discussão dentro do tópico sem argumentações pessoais, que não levam a lado nenhum.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RNM

Mensagem por RNM » 01 jul 2016, 11:47

Às vezes, o sistema de arrefecimento da Tesla não chega...
[img]http://www.autoportal.iol.pt/wp-content ... 07x346.jpg[/img]

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 01 jul 2016, 12:10

Muito fixe a imagem :D . Claramente no caso do Model S o problema está na geração de frio, que não é suficiente para acompanhar a energia dissipada, e não na transferência de calor entre a bateria e o líquido.

Nos CIs não há esse problema pois a diferença de temperatura entre o ambiente e o motor é muito superior. A bateria pode chegar aos 50C, mas o líquido de refrigeração do motor vai até aos 100C ou mais (fica sobre pressão), e o motor muito acima disso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

PedroSantos

Mensagem por PedroSantos » 01 jul 2016, 12:28

RNM,

Eu prometi-lhe que não lhe respondia mais sobre esse assunto. Desculpe lá não quero defraudar-lhe de novo as expectativas ;)

O nível e a qualidade dos seus "argumentos" impedem-me de continuar a "conversar" consigo, a bem deste fórum.

Quando crescer e souber discutir como um homenzinho grande, talvez voltemos a falar.

Até lá, desejo-lhe Felicidades :)

PedroSantos

Mensagem por PedroSantos » 01 jul 2016, 13:46

rdias Escreveu:Vejam a importância da temperatura neste vídeo.
Daí eu dizer que um supercarregamento não é algo banal.

https://youtu.be/rBfpCnBeX5Q
rdias,

Não é banal, longe disso. É até um caso extremo.

Mas as teorias que estamos a falar partem de um cenário para um Supercarregamento a 160kW (maior do que os actualmente) com os seguintes pressupostos:
- Células com maior capacidade, maior densidade energética (~30% de melhoria no período 2012-2017), melhor resistência interna (no fundo melhor química);
- Packs de capacidade kWh mais pequenos (com cerca de -60% de células do que o TMS devido ao ponto anterior)
- Cerca de 2% de perda por calor no total dos 160kWh (obriga a que as novas células possuam um determinado valor de resistência interna);

É um conjunto de pressupostos que, se ocorrerem, permitem chegar à conclusão que a refrigeração a ar PODE efectivamente funcionar. Se for desenhado e dimensionado de forma correcta para isso.

A questão seguinte é, e partindo do principio que o Ar é possível e funciona, se há vantagens na sua utilização. E sim, já vimos que há algumas vantagens interessantes:
- São mais Simples de construir e por isso mais Baratos, pois não precisam de mais equipamentos especificas para a refrigeração. Os canais para a circulação do Ar podem ser moldados no próprio módulo;
- São mais Leves : Como possuem menos partes e componentes, os módulos tornam-se mais leves;
- São mais Seguros : O AR é um isolante eléctrico, as células não precisam de proteção e como as células também não se tocam, o risco de "thermal runaway" é muito menor;
- São mais fáceis de Manter : Se uma célula avariar é possível substitui-la sem necessidade de desmontar mais nenhum outro componente (no líquido isto não é possível);

É este quadro geral que permite especular que a Tesla poderá equacionar a adopção de um sistema destes.

Se o vai fazer mesmo, daqui a 1 ou 2 anos saberemos.

Se vier a ser refrigeração liquida, por mim tudo bem também.

O que quer que seja, deverá funcionar bem.

RNM

Mensagem por RNM » 01 jul 2016, 17:45

PedroSantos Escreveu:RNM,
Eu prometi-lhe que não lhe respondia mais sobre esse assunto. Desculpe lá não quero defraudar-lhe de novo as expectativas ;)
O nível e a qualidade dos seus "argumentos" impedem-me de continuar a "conversar" consigo, a bem deste fórum.
Quando crescer e souber discutir como um homenzinho grande, talvez voltemos a falar.
Até lá, desejo-lhe Felicidades :)
Só defraudaria as minhas expectativas se admitisse que sabe muito pouco sobre transferência de calor. Aí sim, ficaria surpreendido.

Como pode alguém falar de "nível" quando a resposta a um comentário "falta-lhe demasiado conhecimento de base" foi passar imediatamente para a (tentativa de) ofensa dando a entender que sou convencido, burro e cobarde. :mrgreen:
PedroSantos Escreveu:Isso exige alguma humildade, algum intelecto e capacidade para aceitar perspectivas diferentes. Nem todos o conseguem, é verdade. Principalmente num fórum onde é fácil discutir sob a capa do anonimato.
Não é porque escrever eloquentemente que o Sr. tem nível, nem é por eu escrever frontal e descontraidamente que deixo de o ter.
A conversa de nível sempre me fascinou, porque quem diz isso está normalmente em bicos de pés, achando que é mais que os outros.

Os "homenzinhos" admitem quando estão errados porque têm carácter. E quando se têm carácter e pouco ego, não se dão a primeira resposta emocional quando alguém constata um facto sobre nós.

Mas já que só dá valor a fórmulas e opiniões em inglês, visto que 95% do que escreveu aqui foi cópia de posts (incluindo os valores errados) de outros posts que encontram por essa internet fora, aqui fica algumas das fórmulas relevantes que tem de saber usar para poder dizer "já sei qq coisinha sobre isto..."

http://www.pathways.cu.edu.eg/ec/text-p ... %20b-9.pdf
http://slideplayer.com/slide/4180102/
http://www.sfu.ca/~mbahrami/ENSC%20388/ ... ection.pdf
https://en.wikipedia.org/wiki/Churchill ... n_equation

PedroSantos

Mensagem por PedroSantos » 01 jul 2016, 17:48

rdias Escreveu:E insistimos no mesmo quando os pressupostos estão incompletos e cheio de desafios ou riscos inaceitáveis.
Vamos ver o futuro.
rdias,

"Os pressupostos estão incompletos" - Os pressupostos são os que listei e que foram também referidos nos artigos. Esqueci-me de algum ?
"Cheios de desafios" - Sem duvida, os desafios fazem parte da mudança e da inovação.
"Riscos inaceitáveis" - Não há nenhum dado concreto que permita chegar a essa conclusão.

Mas eu não sou o autor dos artigos e penso que as ideias já foram amplamente partilhadas neste tópico, assim como a minha opinião e a de vários outros foristas.

Dessa forma, e excepto se existir alguma dúvida ou questão sobre o tema em que eventualmente possa contribuir positivamente, não pretendo (nem tenho o tempo) para continuar com este tipo de discussão. Penso que não adiciona nada de útil ou de valor a este fórum ou ao tema propriamente em si.

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”