RNM Escreveu:Às vezes, o sistema de arrefecimento da Tesla não chega...
Daí o Model S não conseguir competir com modelos de combustão interna da gama equivalente em pista de corridas onde se anda sempre prego-a-fundo.
Mas, ao contrário do que se dá a entender muitas vezes, o problema principal não é o aquecimento da bateria.
(já escrevi isto algures, mas cá vai outra vez)
O problema é o aquecimento do inversor no eixo traseiro.
O conjunto inversor+motor do eixo traseiro tem apenas
um circuito de arrefecimento, que passa
primeiro pelo motor (incluindo o rotor) e depois pelo inversor.
Ora o motor, que pode trabalhar na boa a temperaturas acima dos 120ºC, vai aquecer o líquido que depois passa no inversor, que não gosta nada de temperaturas acima dos 65ºC.
Na prática o motor vai aquecer o inversor!
A Tesla tentou minimizar o problema colocando radiadores maiores nas versões Performance, mas não há milagres.
Só com uma versão nova do inversor+motor traseiro é que isto poderá ser corrigido porque não há tubos exteriores, no conjunto há uma entrada e uma saída de líquido!
Até no meu Fluence ZE o líquido de refrigeração vai primeiro ao inversor e só depois ao motor (mas aqui há tubos exteriores,e bastantes!)
