Opel Ampera-e

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Opel Ampera-e

Mensagem por mjr » 04 jul 2016, 11:27

Até agora só vi anúncios de melhoria de eficiência em notícias de fabricantes de caixas de velocidades. E são sempre números atirados ao ar, sem nenhuma explicação como é que apareceram.

Gostava de perceber como é que neste gráfico de eficiência do Leaf uma caixa de velocidades poderia melhorar a eficiência do sistema:

Imagem

Só a muito baixas velocidades (10km/h) é que poderia haver algum benefício, que seria obviamente perdido com o aumento de peso e atrito de uma caixa de velocidades e respetiva embraiagem. Dispenso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 04 jul 2016, 11:44

Não sei se é do conhecimento geral mas as caixas de velocidade nunca serviram para aumentar a velocidade.
Apareceram para permitir arrancar do zero uma vez que um motor de combustão tem um número minimo de rotações.
O motor elétrico não tem rotações minimas arranca a partir de zero e damos-lhe as rotações que quisermos.
Por outro lado, salvo raras exceções, a ultima velocidade engrenada corresponde a uma relação de um para um com as rodas, isto é, a rotação das rodas é igual à rotação do motor.
Ao longo da história a velocidade sempre foi aumentada aumentando as rotações do motor, nunca à custa de relações diferentes de um para um nas caixas.
Não sei explicar porquê mas se nunca foi feito deduzo que seja porque não e um bom sistema.

RNM
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Mensagem por RNM » 04 jul 2016, 12:55

Não sei se já foi discutido aqui mas alguém sabe o que é o "Electronic Precision Shift System"?
https://www.youtube.com/watch?v=YgTAlZac34s

Pela explicação, parece que temos "caixa"
http://media.chevrolet.com/media/us/en/ ... lt-du.html

RNM

Mensagem por RNM » 04 jul 2016, 13:16

pemifer Escreveu:Não sei se é do conhecimento geral mas as caixas de velocidade nunca serviram para aumentar a velocidade
A caixa de velocidades serve para adequar a potência disponível às necessidades do veículo.
Assim, podemos aumentar a velocidade de ponta dum veículo, trocando a caixa de velocidade, se este tiver um motor limitado em velocidade de rotação do motor, por ex.
[img]http://www.rx7club.com/attachments/3rd- ... rs-jpg.jpg[/img]
Ao longo da história a velocidade sempre foi aumentada aumentando as rotações do motor, nunca à custa de relações diferentes de um para um nas caixas.
Os carros de hoje em dia não andam muito mais rápido em rotações, mas o mesmo não se pode dizer das velocidades de ponta.
Maior rotação com o mesmo binário dá maior potência mas não é a única maneira de aumentar a potência e, consequentemente, a velocidade do veículo.

labutess
Proprietário Leaf
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Mensagem por labutess » 04 jul 2016, 13:19

lmmr74 Escreveu:Eu tive um Renault 5 de 1100 cm3 de 1981 que dava 150km/h na AE... :lol:

Brincadeiras à parte, se calhar os VE's vão ter de ter uma caixa de velocidades como um tradicional CI, bem sei que se adiciona um pouco mais de complexidade ao sistema, mas os ganhos seriam evidentes na velocidade de ponta e até na própria autonomia.
Tem o citroen c1 eléctrico produzido no U.K. que tem caixa de velocidades,mas está engrenada na 3 velocidade,é claro que é uma conversão produzida em algumas centenas de carros.
Se tivesse bastantes vantagens em utilizar as mudanças, estas estariam disponíveis.

alexmol
Proprietário Tesla
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Contacto:

Mensagem por alexmol » 04 jul 2016, 13:27

RNM Escreveu:Não sei se já foi discutido aqui mas alguém sabe o que é o "Electronic Precision Shift System"?
https://www.youtube.com/watch?v=YgTAlZac34s

Pela explicação, parece que temos "caixa"
http://media.chevrolet.com/media/us/en/ ... lt-du.html
O que eu entendi disso é que o selector PRND deixa de ser mecânico e passa a ser todo electrónico... GRANDE NOVIDADE :mrgreen:

Parece-me discurso para os petrol-heads a mostrar que um EV mete mudanças de forma totalmente electrónica.

Se virmos com atenção os desenhos do motor e caixa redutora não se vislumbra nenhuma caixa de velocidades.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

RNM

Mensagem por RNM » 04 jul 2016, 14:06

Olhando para o video e outras fotos, tb não parece ter nada. Mas o nome electronic blablabla é partilhado com outros modelos da chevy...

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 04 jul 2016, 16:27

:lol: :lol: :lol:
Que grande monte m€r04 de boi (BS)!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
No próprio artigo já considerem o carro "...the leader in range and affordability..." :lol: :lol: :lol:
Já agora vejam este filme! :lol: :lol: :lol:

Tanta BS, não vos faz desconfiar? :lol: :lol: :lol:
Já ouviram falar em "muita parra, pouca uva", "cão que ladra, não morde", etc. :lol: :lol: :lol:

Já agora vejam uma opinião inteligente acerca da Chevrolet.

Já agora... preparem-se para um carro cuja manutenção não será barata a julgar pela quantidade de líquidos (?) que estarão presentes no carro... :shock:
Retirado do site da GM: http://media.chevrolet.com/media/us/en/ ... lt-du.html
Heating cooling (qt / L): Heating loop 1.8L
Battery pack cooling (qt / L): 6.9L (RESS cooling loop total coolant volume)
Power electronics cooling (qt / L): 3.9L (PE & DU cooling loop total coolant volume)
Drive unit fluid (qt / L): 2.9L
Isto serão litros de quê?

Marques
Registado: 08 jan 2016, 13:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por Marques » 05 jul 2016, 11:50

Não acho que o video seja muito justo com a GM. Todos dizem que os fabricantes só estarão dentro da mobilidade eléctrica se construírem a sua própria rede de carregamento como a Tesla. Acho que esse argumento não faz o mínimo sentido. A Tesla vê-se como uma marca fechada, gosta de desenvolver toda a cadeia do produto, tal como a Apple por exemplo. Ora, eu vejo novas startups e novas empresas a serem criadas com o intuito de desenvolver/explorar a rede de carregamento. Vejo mais essa questão na parte de terceiros do que propriamente uma responsabilidade das marcas. A GM tb não tem bombas de gasolina.

Por isso quanto a mim esse video é injusto e não diz nada de relevante.

Marques
Registado: 08 jan 2016, 13:14
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por Marques » 10 jul 2016, 19:46

Uma curiosidade, estava a ver um anuncio na tv e por acaso reparei que a Via Verde está a usar um Ampera-e como carro do anuncio:

https://www.viaverde.pt/

Responder

Voltar para “Chevrolet Bolt / Opel Ampera-e”