DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 17 set 2011, 11:50

O painel do LEAF fornece cerca de 5W, por isso faz muito pouca diferença.

Sobre a durabilidade, claro que os LEDs são muito mais duráveis, provavelmente durarão todo o tempo de vida do carro. Não sei se isso compensará as possíveis trocas das P13W.

O impacto na autonomia de utilizar os médios deve ser pequeno. Numa situação mista em que a bateria seja gasta em 4 horas de condução, seriam gastos uns 250Wh, ou pouco mais de 1% da capacidade da bateria. Talvez haja uma perda de 1 ou 2 km de autonomia.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 20 set 2011, 13:01

Hoje, depois de uma condução muito regrada no dia anterior, acordei com esta autonomia em D:

Imagem

Não tirei foto em ECO (a minha mulher estava com muita pressa), mas seria de 220 km (o modo ECO indica sempre mais 10% de autonomia).
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruimegas » 20 set 2011, 15:05

Estás em grande mjr :D ... na próxima quero 210 kms em D ;) :lol: :lol:
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 20 set 2011, 15:25

Algo que reparei agora e não sei se foi / é sempre assim é a bolinha de potência de regeneração que mesmo com a bateria carregada a 100% indica uma bolinha disponível. Supostamente com a bateria a 100% não deveria ser possível (por possível quero dizer permitido) regeneração pois a bateria não deve absorver mais de 100% de carga. Qual é a vossa experiência?
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ruimegas » 20 set 2011, 15:41

Quando tenho o carro a 100 % e saio de casa normalmente vou numa descida, não tenho a bolinha de regeneração e o carro tem tendência é a acelerar mais do que é habitual. Só passado alguns kms é que a 1ª bola de regeneração começa a aparecer
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 20 set 2011, 16:24

Humm... Isso deve querer dizer que o meu não está a carregar a 100%, por alguma razão. Talvez haja algum desequilíbrio no pack que impeça de carregar a 100% ou então a temperatura do pack esteja mais alta e também impeça a carga total (a minha garagem neste momento tem estado nos 24ºC)
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por victormcpinto » 20 set 2011, 18:34

É possível passar de 3 para 4 barras de autonomia? "Garanto" que hoje, quando fazia uma descida de 2/3 km, reparei que ganhei uma barra. Será que a ansiedade de conquista de autonomia me traíu?
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 20 set 2011, 18:39

É possível. Mas é difícil devido à histerese na mudança de barras. Se for uma descida muito acentuada e longa e o carro tiver acabado de perder uma barra é possível que no final ele recupere a barra perdida, especialmente se a descida for feita a velocidades moderadas (a velocidades elevadas a maior parte da energia vai para vencer o atrito viscoso do ar e não para a bateria).
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por pauloguerreiro » 20 set 2011, 18:53

Eu peço imensa desculpa se me levarem a mal, mas em alguns dos membros deste forum já começo, (sem ser médico) a suspeitar de problemas do forum psiquiátrico. Levam o assunto da autonomia a extremos que são impensáveis. O que é que procuram? Máximo de economia? Não deviam ter comprado um Leaf. É muito caro e nunca mais vão recuperar o dinheiro que gastaram.
Poluírem menos? Fica-lhes bem, mas somos tão pouco que o mundo não agradece. Que tal gozarem verdadeiramente o que o Leaf vos tem para oferecer? Ou seja, conforto, silencio e não termos de ir para as bombas de gasolina? Eu, no meu caso, conduzo desde há mais de 20 anos, carros de grande potencia, altamente poluentes e há 6 anos que tenho uma segway, que me permite ao fim de semana deslocar-me entre minha casa e o meu clube de golfe, sem gastar gasolina. Só não sabia o que fazer nos outros dias, pois precisava de me deslocar em trabalho e não podia ser de trotineta electrica. Finalmente descobri o Leaf. Não vou a uma bomba de gasolina há mais de mês e meio, adoro o conforto do carro, mas não consigo conceber que para usufruir do mesmo, tenha de andar o dia inteiro a sonhar com a autonomia. Assim gasto o que me apetece, sabendo que tudo o que gaste é infimo em relação ao que gastava anteriormente.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 20 set 2011, 19:23

Se fores ver o fórum americano mynissanleaf os dois assuntos mais populares são a autonomia e a durabilidade da bateria. Tem a ver com o "engenheiro" interior de muitos "early adopters"que gostam de optimizar os recursos e perceber o funcionamento das coisas. Eu quando conduzo (na realidade só 10% dos km do meu LEAF são meus pois trabalho ao lado da minha empresa) também não me preocupo com a autonomia/consumos bem pelo contrário (a minha média de consumo é de 0.21 kWh/km o que daria cerca de 120km de autonomia) pois a imagem que quero dar dos VEs não é a de serem lentos. Isto não impede de querer perceber os limites do sistema nem que seja por uma questão de curiosidade técnica.

O LEAF oferece conforto, silêncio, mas também economia. O meu LEAF veio substituir um Golf IV TDI de 11 anos e junto com uma PASSAT 1.9 TDI de 2005 faz as necessidades de transporte da minha família. Como iria adquirir um carro novo do segmento C, a diferença de preço do LEAF para outro modelo comparável é de cerca de 7k já com o incentivo (12k sem incentivo). Com os km que faço por ano (25k) poupo em combustível cerca de 1700 Euros já descontando o custo da eletricidade, logo em cerca de 4 anos está amortizada a diferença de preço. E isto com o conforto e silêncio do LEAF. E também sem necessidade de ir abastecer combustível (coisa que não gosto).
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