12. Barra

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Quantas barras de capacidade tem?

12 barras
39
38%
11 barras
30
29%
10 barras
18
17%
9 barras
4
4%
8 barras
4
4%
7 barras
4
4%
6 barras ou menos
4
4%
 
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mjr
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Re: 12. Barra

Mensagem por mjr » 10 jul 2016, 09:51

Aconselho uma leitura atenta da degradação "ridícula" de um i3 real, e não de unicórnios:

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =10#p71558
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jpgoncalves2
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Re: 12. Barra

Mensagem por jpgoncalves2 » 10 jul 2016, 09:55

Orlando Escreveu: Não é bem assim, o único factor de envelhecimento é o tempo. E ninguém escapa, nem Zoe, nem Tesla, nem ninguém. A bateria é como um ser vivo e vai perdendo capacidades. A temperatura simplesmente acelera o envelhecimento, SOBRETUDO quando carro está estacionado acima de 80% durante várias horas, aliás até a Tesla preconiza o não carregamento sistemático a 100%...
TOUCHÉE, Orlando!! :clap:
Bem na mouche, resumo objetivo e pragmático dos fatores de degradação das baterias de lítio atuais! A minha própria experiência confirma também isso e não é propriamente a 100%, mas bem para lá disso! :lol:
Ter e conduzir um VE, tendo o cuidado de observar e tirar ilações do seu comportamento faz diferença, até nas convicções que se tinham, por ouvir apenas os outros! Parabéns, gostei da tua assertividade! :D

lmlr
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Re: 12. Barra

Mensagem por lmlr » 10 jul 2016, 10:29

Mas penso que a Nissan nos novos de 30kw, tirou a possibilidade de carregar até 80%, portanto não deve achar assim tão relevante. Eu, como não necessito dos 100%, carrego a 80.

jpgoncalves2
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Re: 12. Barra

Mensagem por jpgoncalves2 » 10 jul 2016, 11:23

lmlr Escreveu:Mas penso que a Nissan nos novos de 30kw, tirou a possibilidade de carregar até 80%, portanto não deve achar assim tão relevante. Eu, como não necessito dos 100%, carrego a 80.
Confirmo o que dizes da eliminação da opção de carga automatizada a 80% SOC.
Por certo isso se deve a introdução de aditivos ao eletrólito, e que os fabricantes pretendem manter secretos, pela saúde do negócio, que reduzem a capacidade de oxidação do cátodo, acima dos 4.0v por célula. Nos seus testes terão verificado que, para cumprir a garantia agora extendida de 8 anos e 160k seria suficiente e, a bem da aceitabilidade pelo consumidor e consequente ampliação de volume de vendas, terão eliminado essa opção.
Mas, não sejamos ingénuos ao ponto de pensar que alteraram o comportamento do lítio... :!:
De forma grosseira, embora talvez mais fácil de me fazer entender, é como se a manutenção da voltagem acima dos 4.0v/célula, ou 80%SOC, fosse a doença a curar, o cancro, e eles tivessem substituido uma simples aspirina 100mg por uma bomba de paracetamol de 1000mg, ocultando melhor os sintomas...mas a doença continua lá , a minar...
Portanto, fazes muito bem em manter essa boa prática de apenas carregar acima de 80%SOC quando precisares , terminando essa carga imediatamente antes de sair, e evitando estacionar com o SOC superior a 80%, mesmo no próximo Leaf 30kWh, que possas vir a ter!? Já o encomendaste?! :D

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Volt
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Re: 12. Barra

Mensagem por Volt » 20 jul 2016, 16:06

rdias Escreveu:
mjr Escreveu:Tens dados mais concretos? Era muito interessante um screenshot do LeafSpy, ou pelo menos o número de barras e km percorridos.
pois leaf spy vai ser complicado. No dia 29 de abril, estive com ele, e tinha 9 barras , +- 114.000 kms. É um mk1.
O táxi Leaf de Lisboa trocou de baterias em garantia. Está com 123 mil km (à data de hoje) e 12 barras. O taxista é uma simpatia. 5*.
333.333 KM sem gases...
Emissões b0la; Trago luz comigo; Na rota das tomadas; Afinfa-lhe fases e neutro; Arranjei uma fêmea que não dá à luz, consome-a; A vida são dois dias e sem luz fica escuro; Maomé não vai ao combustível, o combustível é que vai ao Maomé.

santanamos
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Re: 12. Barra

Mensagem por santanamos » 20 jul 2016, 18:42

Volt Escreveu:
rdias Escreveu:
mjr Escreveu:Tens dados mais concretos? Era muito interessante um screenshot do LeafSpy, ou pelo menos o número de barras e km percorridos.
pois leaf spy vai ser complicado. No dia 29 de abril, estive com ele, e tinha 9 barras , +- 114.000 kms. É um mk1.
O táxi Leaf de Lisboa trocou de baterias em garantia. Está com 123 mil km (à data de hoje) e 12 barras. O taxista é uma simpatia. 5*.
Somos todos :mrgreen:

mafgod
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Re: 12. Barra

Mensagem por mafgod » 01 set 2016, 22:09

E ao passar exactamente um ano após chegar à 10ª barra eis que hoje, atingiu a 9ª barra.

Dados ao atingir a 9º barra em relação à 10ª barra:
80.359 Km (+ ~25.000Km)
47,42 AHr (-4,17)
72% SOH (-6)
51,68% Hx (-8,74)
200GIDs máx (-7) - Perca de ~4 a 5Km de autonomia máxima num ano.

Ainda há coisa de 2 semanas, fiz 115Km tendo chegado a casa com ~35GIDs (~115W/Km).
No ano passado, mesmo trajecto (igualzinho não foi, mas a partida e destino e o regresso foram iguais), cheguei a casa a bater os 50GIDs.
Desta vez, fiz mais uns 5Km e um pequeno desvio a meio caminho.... daí resultando um maior número de Kms e uma chegada com menos GIDs... para além da degradação obviamente.

Faltando quase 8 meses para os cinco anos e tendo um inverno pelo meio, duvido que atinja a 8ª barra em tempo de garantia :-(

jfreire
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Re: 12. Barra

Mensagem por jfreire » 01 set 2016, 23:11

E pronto, tenho novamente 12 barras! Uhu!

Estou a estranhar que o Leaf Spy diz-me que com a bateria completamente carregada tenho 22.9kWh de capacidade. Não deveria ter 21.3kWh?

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/192 ... 125935.png[/img]

Estou estou a usar uma versão antiga do Leaf Spy (na altura chamava-se Leaf Battery), será por isso? Ou acabei de ganhar 1.6kWh com esta bateria nova?

Parece-me que a temperatura do pack não atinge temperaturas tão altas, deve ter havido qualquer alteração à ventilação...

jasmim
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Re: 12. Barra

Mensagem por jasmim » 01 set 2016, 23:27

Provavelmente baterias do mk2.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

jfreire
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Re: 12. Barra

Mensagem por jfreire » 01 set 2016, 23:51

Falso alarme! :)

Instalei o Leaf Spy, e tenho valores diferentes na capacidade da bateria.

É o que me dá andar anos com uma versão "alpha" instalada.

Anyway, é bom voltar a ter autonomia de 3 dígitos no GOM!

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