
Diario de Bordo - ICEM4N - ION
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Sim são esquisitas.... Insistem em ser carregadas todos os dias.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
[img]http://i.imgur.com/FW27yCG.png[/img]Esta semana tive que ir em modo rápido (quanto possível) de Gondomar ao mar shopping e voltar.
Nao fiz recuperações a fundo mas sempre possível indo a 100km/h ou mais, sendo que maior parte era vci e aep não quis abusar muito.
Chego ao fim da viagem e verifico que com várias variações de velocidades rápidas consigo fazer uma boa média. Quando fui a Coimbra com velocidade completamente controlada mas vários arranques de semáforos não foi muito diferente.
Gastei 47% para fazer 44km. Se tivesse ido em Auto estrada velocidade constante de 100km/h tinha melhorado estes 15kw certamente....
Fica a ideia que devagar nem sempre é assim tão diferente...
Nao fiz recuperações a fundo mas sempre possível indo a 100km/h ou mais, sendo que maior parte era vci e aep não quis abusar muito.
Chego ao fim da viagem e verifico que com várias variações de velocidades rápidas consigo fazer uma boa média. Quando fui a Coimbra com velocidade completamente controlada mas vários arranques de semáforos não foi muito diferente.
Gastei 47% para fazer 44km. Se tivesse ido em Auto estrada velocidade constante de 100km/h tinha melhorado estes 15kw certamente....
Fica a ideia que devagar nem sempre é assim tão diferente...
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
- pnunes
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 902
- Registado: 01 dez 2011, 11:34
- Data de fabrico: 30 mar 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Eu já constatei isso também, o mesmo percurso em eco gastou mais energia, em normal com uma velocidade superior gastou menos.
Lá está, nem sempre compensa deixar o seletor sempre em eco/b (no caso do Leaf) se regenera muito prende muito, logo vai precisar de acelerador para recuperar velocidade.
Acho que isso já foi debatido algures.
Lá está, nem sempre compensa deixar o seletor sempre em eco/b (no caso do Leaf) se regenera muito prende muito, logo vai precisar de acelerador para recuperar velocidade.
Acho que isso já foi debatido algures.
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
No meu caso comparo andar na nacional Porto Coimbra com o trajecto de auto estrada Freixo marshopping e voltar..... Gastei basicamente a mesma coisa e andei em 2 percursos com velocidades completamente diferentes. Na nacional mal passo os 70 mas tenho semáforos e trânsito o carro gasta mais do que se for a mais de 100 na auto estrada
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Vamos la atualizar o DB.
Desde Setembro 2015 ja foram feitos mais de 18.000km.
Desde 03/2016 estou atento à degradação em amperes uma vez que ja tenho o programa para os ler. EV Bat Mon!
Degradação média de 0.1ah por cada 24 dias, ou seja em 4 meses degradou 0.5ah ou seja 1%.
Posso considerar que tenho uma degradação anual de aproximadamente 3% ou 1.5ah
O carro chegou as minhas mãos com uma degradação de 17.2% que dividindo pelos seus 4 anos na altura dava 4.3% de degradação anual, e, uma média de 3700km anuais nesses 4 anos. (Nao sei se esteve parado alguns anos ou efetivamente foi andando pouco.)
Neste momento perdi 1% ao fazer 6.000km ou seja os km nao afectam a bateria, mas o tempo e o calor tiveram papel fundamental em "lixar" a bateria.
Com estes calculos tal como o malm presumo degradar a bateria em 1.5Ah /ano ou seja dentro de 3/4 anos ainda deverei fazer os mesmos km que faco hoje sem qualquer problema, a partir dai a reserva "inutil" das baterias desaparece e comeco a ter diminuicao real de autonomia.
Nao esta mau para o carro chegar a 2025 e ainda circular pelas nossas estradas!!!!
Desde Setembro 2015 ja foram feitos mais de 18.000km.
Desde 03/2016 estou atento à degradação em amperes uma vez que ja tenho o programa para os ler. EV Bat Mon!
Degradação média de 0.1ah por cada 24 dias, ou seja em 4 meses degradou 0.5ah ou seja 1%.
Posso considerar que tenho uma degradação anual de aproximadamente 3% ou 1.5ah
O carro chegou as minhas mãos com uma degradação de 17.2% que dividindo pelos seus 4 anos na altura dava 4.3% de degradação anual, e, uma média de 3700km anuais nesses 4 anos. (Nao sei se esteve parado alguns anos ou efetivamente foi andando pouco.)
Neste momento perdi 1% ao fazer 6.000km ou seja os km nao afectam a bateria, mas o tempo e o calor tiveram papel fundamental em "lixar" a bateria.
Com estes calculos tal como o malm presumo degradar a bateria em 1.5Ah /ano ou seja dentro de 3/4 anos ainda deverei fazer os mesmos km que faco hoje sem qualquer problema, a partir dai a reserva "inutil" das baterias desaparece e comeco a ter diminuicao real de autonomia.
Nao esta mau para o carro chegar a 2025 e ainda circular pelas nossas estradas!!!!
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Eu aqui vou corrigindo o valor à medida que ele também acerta as contas. Neste momento ritmo de 1,6/1,7 Ah ano. Continuo sobretudo focado em manter as temperaturas em valores baixos.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Malm aqui está para que nao restem dúvidas.
Android a funcionar no clone com canion e ev bat a funcionar na perfeição.
Alias como o rádio tem 2gb RAM funciona gps, canion, rádio e ainda faço chamadas telefónicas tudo ao mesmo tempo sem qualquer bloqueio. O truque é mesmo não tendo Facebook todos os Android são fabulosos.
[img]http://i.imgur.com/L6CA4dR.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/pF5VTOq.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/PZOmRBZ.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/QizFe5i.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/uvkuFPo.jpg[/img]
Android a funcionar no clone com canion e ev bat a funcionar na perfeição.
Alias como o rádio tem 2gb RAM funciona gps, canion, rádio e ainda faço chamadas telefónicas tudo ao mesmo tempo sem qualquer bloqueio. O truque é mesmo não tendo Facebook todos os Android são fabulosos.
[img]http://i.imgur.com/L6CA4dR.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/pF5VTOq.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/PZOmRBZ.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/QizFe5i.jpg[/img]
[img]http://i.imgur.com/uvkuFPo.jpg[/img]
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Muito fixe. Onde é que eu compro isso?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Amanhã ligo te se quiseres mas teve que se comprar o rádio, um pequeno adaptador para as fichas +8eur e nova obd porque ele não emparelhar por bluetooth a não ser com telemóveis. Tivemos que comprar a obdlink wifi.
O rádio ficou por 230€.
O rádio ficou por 230€.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION
Muito bom aspecto. Parabéns 



Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
