A parte de impingirem os novos identificadores, posso dizer que ainda há 2 anos troquei pilha e não me tentaram ficar com ele ou impingir nada...
Mas os novos realmente no site deles dizem que não têm manutenção, o que é estranho tendo em conta a foto publicada pelo VETL, e que ainda por cima é da empresa que supostamente os produz...
Ainda assim, no meu caso a bateria durou 6 anos. Se as novas durarem o dobro, são 12 anos. (também podemos fazer com os 3 da média para os antigos, e 6 para os novos, já que não encontrei na net ninguém a dizer que já tinha tido problemas com o identificador dos novos, pelo que posso assumir que coo já têm 6 anos de comercialização, a bateria deverá durar isso...)
2 baterias custam para aí uns 18€ (não sei a quanto estão agora...) ou seja, se ao fim de 12 anos o identificador for trocado, pago o valor de um novo, que actualmente custa... 18€ ... o que quer dizer que paguei o mesmo que se trocar de bateria aos 6 e aos 12 no velho, e ainda fico sempre com a última geração de identificador, com as vantagens que isso poderá (ou não) trazer... por exemplo, o novo é compatível com a maioria das auto-estradas espanholas, o velho não. daqui a uns anos, que sabe... o novo poderá dar para aquecer a comida a micro-ondas, e os actuais não dão
Mas brincadeira à parte, como disse acima, pesquisei na net, (não muito a fundo) e não encontrei ninguém que tivesse trocado de identificador dos novos, enquanto que dos velhos encontro muitos a dizer que a bateria só deu para 3 anos ...
Aqui fica imagem das condições actuais:
https://www.dropbox.com/s/q9yyu2che06on ... e.jpg?dl=0
A parte mais interessante para mim é, embora seja quase de certeza erro de comunicação, é o facto de eles fazerem aluguer por 8€, mas oferecerem o primeiro ano, e darem desconto de 7€ nos seguintes, e isto com garantia vitalícia... isso na prática não dá 1€/ano... Mas decerto que só não sabem é escrever em português e o que querem dizer é que fica a 7€ nos seguintes.