Diário de bordo - Malm
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Re: Diário de bordo - Malm
Começo a achar que isto de colocar o carro à carga pro que deve e vier dá sorte. E à 16ª barra Portugal marcou. 

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Hoje estava a 33,2 Ah. Retornou ao valor para que desceu em 23/6, depois de uma incursão de 12 dias nos 33.3 Ah.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Há uma coisa que eu ainda não percebi bem no carro, mesmo após ver os diagramas das peças. Como é que funciona o arrefecimento do motor/inversor/carregador?
Pelo que percebi, o carro tem dois circuitos de líquidos. Um líquido refrigerante para o motor/inversor/carregador (depósito por baixo do porta-bagagens), um líquido para o aquecimento da chaufagem (depósito no capot), e ainda o gás para o arrefecimento do AC.
O meu problema atual tem a ver com o motoventilador do radiador não funcionar, logo como não há arrefecimento suficiente no radiador a pressão no sistema de AC aumenta até este desligar por segurança. Então e o líquido de arrefecimento do motor? Ele não terá também de ser arrefecido no mesmo radiador?
Eu na altura perguntei a Citroen se ter o motoventilador do radiador avariado não afectava o arrefecimento do motor e eles disseram que não. Mas como pelos vistos eles percebem tanto do carro como eu de circuitos elétricos, nem sem bem o que pensar. O mecânico aqui do lado é que me alertou para que prestasse atenção e ver não teria problemas com isso. Só que não percebo bem como o carro funciona neste aspeto.
Pelo que percebi, o carro tem dois circuitos de líquidos. Um líquido refrigerante para o motor/inversor/carregador (depósito por baixo do porta-bagagens), um líquido para o aquecimento da chaufagem (depósito no capot), e ainda o gás para o arrefecimento do AC.
O meu problema atual tem a ver com o motoventilador do radiador não funcionar, logo como não há arrefecimento suficiente no radiador a pressão no sistema de AC aumenta até este desligar por segurança. Então e o líquido de arrefecimento do motor? Ele não terá também de ser arrefecido no mesmo radiador?
Eu na altura perguntei a Citroen se ter o motoventilador do radiador avariado não afectava o arrefecimento do motor e eles disseram que não. Mas como pelos vistos eles percebem tanto do carro como eu de circuitos elétricos, nem sem bem o que pensar. O mecânico aqui do lado é que me alertou para que prestasse atenção e ver não teria problemas com isso. Só que não percebo bem como o carro funciona neste aspeto.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Acho que tens razão em estar preocupado. No caso do motor ele só deve aquecer em andamento, pelo que a própria circulação do ar deve chegar. O mesmo já não se pode dizer do resto, quando está a carregar. Nós sabemos que ele não abdica de fazer a refrigeração do inversor/carregador durante os carregamentos lentos, e que o líquido de refrigeração aquece durante o carregamento. Mas se com o CaniOn não verificares uma grande subida da temperstura do sensor 64 em relação aos outros, então a coisa está controlada.
Isto partindo do princípio que a teoria da variação maior da temperatura no sensor 64 tem a ver com a temperatura do líquido de refrigeração está certa. Eu sou o principal defensor dessa teoria.
Isto partindo do princípio que a teoria da variação maior da temperatura no sensor 64 tem a ver com a temperatura do líquido de refrigeração está certa. Eu sou o principal defensor dessa teoria.
- rnlcarlov
Alguma vez ouviste o motor do motoventilador a funcionar durante o carregamento?Malm Escreveu:Acho que tens razão em estar preocupado. No caso do motor ele só deve aquecer em andamento, pelo que a própria circulação do ar deve chegar. O mesmo já não se pode dizer do resto, quando está a carregar. Nós sabemos que ele não abdica de fazer a refrigeração do inversor/carregador durante os carregamentos lentos, e que o líquido de refrigeração aquece durante o carregamento. Mas se com o CaniOn não verificares uma grande subida da temperstura do sensor 64 em relação aos outros, então a coisa está controlada.
Eu só dei pelo trabalho da bomba do líquido. Nunca me pareceu ouvir barulho vindo do capot.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Esse barulho nunca o identifiquei.
- rnlcarlov
Então só mesmo metendo o nariz no capot para ver se aquilo mexe ou não 

- Malm
- Proprietário i-MiEV
Já observaste o comportamento do 64?
- Malm
- Proprietário i-MiEV
As noites são como a cerveja, ambas servidas bem geladas, por favor. Sabem tão bem no verão. Hoje vou aproveitar bem esta, porque promete. Amanhã começamos o dia a 16ºC e depois sombra atrás de sombra para que ele atinja no máximo os 21ºC. Ou ainda menos, se eu quiser, mas isso já é chover no molhado (e deixar daquelas poças no chão tão características).
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Contacto:
Eu já abusei do conversor DC/DC do Fluence (mesma carcaça que o carregador) até ele ligar a bomba do líquido de refrigeração e a temperatura baixa logo.
No caso do carregador, para as eficiências e potências que estão em jogo, mais de 90% e alguns kW, não é preciso ventilar o radiador.
Agora se acelerarmos contra rodas travadas aí sim o inversor e motor podem precisar do ventilador. Mas não é a utilização normal da viatura.
De qualquer forma o carregador deve ter a sua própria protecção electrónica em caso de falha do circuito de arrefecimento, reduzindo a potência e eventualmente desligando-se.
Eu não me preocuparia com isso.
No caso do carregador, para as eficiências e potências que estão em jogo, mais de 90% e alguns kW, não é preciso ventilar o radiador.
Agora se acelerarmos contra rodas travadas aí sim o inversor e motor podem precisar do ventilador. Mas não é a utilização normal da viatura.
De qualquer forma o carregador deve ter a sua própria protecção electrónica em caso de falha do circuito de arrefecimento, reduzindo a potência e eventualmente desligando-se.
Eu não me preocuparia com isso.