Nissan leaf usado

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por BrunoAlves » 25 jul 2016, 11:33

Olá e bem vindo ;)
Parabéns pela decisão de adquirir um VE!
Infelizmente nao Tenho capacidade para um novo, preciso ajuda para comprar um usado.
Compreendo-te bem. Eu importei, pode ser uma boa alternativa para ti. Vê este post (e o restante tópico, pode ajudar-te)
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =30#p70716
Estive a ver 1 da 1a geraçao, o vendedor diz que a bateria está 99%
É muito pouco provável que esteja, honestamente...
mas quando está totalmente carregado apresenta uma autonomia de 98km.
A autonomia estimada (e é mesmo estimada) pode variar muito com o tipo de condução feita recentemente. Se o carro andou "a aboborar" é possível que tenha autonomia abaixo dos 100km, sim. Pergunta-lhe quantas barras de estado da bateria o carro tem (à direita das barras do estado de carga)
Mas não te iludas. Um Leaf de 24kWh faz 140km com muito cuidado. Fazer só 100km (por exemplo em AE) é perfeitamente possível.
Qual o custo estimado para recuperar a bateria aos 100%. O carro tem 80000kms, de 2011.
Baterias novas. 6500€ + mão de obra, julgo ser o que se fala por aqui. Não vás por aí, compra um em melhor estado ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por VETL » 25 jul 2016, 11:36

Onde é que foste buscar os 6.500€?

O carro só terá a bateria a 99% se tiver levado muito recentemente bateria nova.

Quanto ao resto, falta muita informação para poder-mos opinar...
Você é de onde?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por mjr » 25 jul 2016, 11:46

Bem vindo Pmendez!

Sendo o carro de 2011, a bateria NÃO está a 99% da capacidade original a não ser que tenha levado uma nova (o que eu duvido). Se puderes, coloca aqui uma foto do ecrã que está por trás do volante, para vermos a capacidade em barras do pack:

[img]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... play_2.JPG[/img]
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por pemifer » 25 jul 2016, 11:46

Bom dia!
Bem vindo!
Ui! Vens mesmo ao sitio certo! :clap:
Parece-me que desconheces que o Leaf tem um indicador do estado da bateria, é verdade?
[img]http://www.plugincars.com/sites/default ... h-hash.jpg[/img]
[img]http://www.pluginamerica.org/surveys/ba ... isplay.jpg[/img]
Há aqui pessoal mais experiente do que eu mas eu diria que um Leaf de 2011 com 80000kms e com 99% da capacidade da bateria só se ele já substituiu a bateria.
A capacidade da bateria tambem é conhecida por SOH (State Of Health).
Viste o carro ou fotos do tablier como as fotos acima?
Conta as barras mais à direita incluindo as vermelhas.
Um carro entre 85% e 100% tem de ter 12 barras.
O indicador de carga pode indicar corretamente 100% de carga numa bateria gasta que por exemplo já só tem 50% da capacidade, mas mesmo tendo 50% da capacidade tem essas 50% carregados a 100%, não sei se me fiz entender...
Em relação ao indicador de autonomia é apelidado internacionalmente de GOM (Guess-O-Meter), dando a entender que o valor que lá aparece é uma guess (adivinha).
Na realidade o GOM calcula a autonomia com base no tipo de condução atual, eu tenho um CI que tambem tem GOM, e é facil aquilo apresentar um valor como a seguir apresentar o dobro da autonomia como a seguir apresentar metade, depende da aceleração e velocidade imprimidas a cada instante.
O fundamental é prestares atenção às barras de SOH.
Se o carro for português e o fores ver podes pedir ajuda aqui.
Existe um programa para Android, o Leaf Spy, que te dá uma radiografia muito boa do estado do carro.
Se for em Lisboa posso ir contigo ver a máquina e tiramos a radiografia ao bicho.
Com o Leaf Spy consegue-se ver o SOH exato.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por BrunoAlves » 25 jul 2016, 11:49

VETL Escreveu:Onde é que foste buscar os 6.500€?
Não me lembro ao certo :P Já li de 5000 aos 6500€ em vários tópicos
Por exemplo (resultado de pesquisa)
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 119#p54119
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por BrunoAlves » 25 jul 2016, 12:33

Isso quer dizer que a bateria está abaixo de 85% da capacidade inicial. Para um carro de 2011 até nem está muito mau ;)
Mas o vendedor dizer-te que está a 99% não abona muito a favor da credibilidade dele, digo eu... :roll:

Em relação à autonomia, não ligues muito. Varia muito, muito, em meia duzia de kms. Em relação à degradação, tens vários exemplos nos diários de bordo deste fórum
http://www.nissanleafpt.com/viewforum.php?f=56
Procura tópicos iniciados em 2011/2012 para te inteirares. Prepara-te para umas horas de leitura :mrgreen:

Podes dar-nos esse link do standvirtual?
edit: já encontrei

edit2: pela matrícula, terá de ser importado. Não há mal nenhum nisso (o meu é e eu gosto muito)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por pemifer » 25 jul 2016, 12:39

Já vi o anúncio.
O carro tem 11 barras, ou seja, está abaixo de 85%, não 99 como te disseram. É possível que te tenham dito isso por puro desconhecimento.
Repito o que disse anteriormente: a autonomia indicada depende do tipo de condução. Se andaram a "assapar" com o carro antes de parar, mostra pouca autonomia, se andaram a "caracolar" mostra muita autonomia.
Tens a certeza que queres olhar segunda vez para esse carro?
Os leaf, em Portugal, estão muito caros.
Eu optei por importar pessolmente, mas há aqui pessoal que importa e trata de tudo.
Gastas menos e compras um carro melhor!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por mjr » 25 jul 2016, 14:09

Quais são as necessidades de autonomia, e o trajeto que o veículo terá de realizar?

Relembro que a perda de capacidade da bateria é gradual, e por isso a utilidade do veículo depende muito da necessidade de autonomia diária e possibilidades de carga intermédia. No meu caso, por exemplo, a bateria pode ficar bem abaixo de 50% da capacidade inicial e ainda será útil.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por BrunoAlves » 25 jul 2016, 14:14

PMendez Escreveu:O meu receio não é a autonomia recente, que chega e sobra, o meu objectivo é usar um veículo não poluente económico e confortável que corresponda as necessidades do dia a dia. Tentar abrir as mentes de toda a gente que me rodeia, com as mensagens que tenho passado é um passo atrás não adquirir um VE.
Fantástica atitude :)

De qualquer forma, conforme fores gastando tempo por aqui, irás aprender melhor como funciona a degradação das baterias dos nossos carros e, sobretudo, o que fazer para a ir abrandando.
É inegável que, com esse carro e daqui a 10 anos, não conseguirás fazer mais de... sei lá, 50kms numa carga, provavelmente menos. Mas se as tuas viagens normais num sentido não forem maiores que isso e puderes carregar no destino (ex: no trabalho) o teu carro continuará a servir-te e, nessa altura, praticamente já se pagou!
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Nissan leaf usado

Mensagem por Essiemme » 25 jul 2016, 14:19

Compadre PMendez, (também sou alentejano mas da zona norte...)

Posso adiantar que o meu Leaf está a chegar aos 146.000 KMs e já perdeu 4 barras de capacidade (pode ver fotos no meu Diário de Bordo).
Quando sou eu a usa-lo, faço cerca de 140 KMs por dia, sendo que carrego no destino porque me é possível.

O que quero dizer com isto é que, mesmo com a bateria pelos 60% de capacidade inicial, é possível cobrir até as necessidades, diria eu, mais extremas.

Espero tranquiliza-lo a sí e aos outros que por aqui passam. A degradação é real mas, claro está, o seu impacto dependerá muito do modo como as pessoas a mentalizam.

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Responder

Voltar para “Apresentações”