Acho que a rede de PCRs fica muito incompleta com apenas estes 50 PCRs. Serão necessários pelos menos 50 PCRs adicionais bem posicionados para que, em conjunto com os atuais planeados, cobrir o país e, mesmo assim, se calhar não chega.Marmelo Escreveu:Ainda não tenho o meu VE mas quando vi o plano dos 50 PCRs fiquei escandalizado! Não é só Viseu. Vê-se logo que foi alguém dentro do ministério a decidir a localização dos postos pois não há ponta por onde se lhe pegue...margarett Escreveu:Quem planeia colocar 50 PcR e esquece Viseu é uma besta.
Sejemos francos, depois de deixarem de ser gratuitos pouca gente vai usar PCRs nas cidades. Vão preferir os PCLs para dar um pouco de "carga" e voltar para casa. Onde os PCRs são úteis é nas AEs. Como é possível esta rede de 50 PCRs com praticamente todas as estações de serviço da A1 e A2 cobertas e com uma cobertura péssima noutras AEs:
1) Na A4 não há um único. As pessoas vão sair da A4 em Vila Real e depois voltar à A4? Afinal um túnel do Marão tão caro para ter quase 200 Km de AE sem PCR?
2) Na A3 o único é na Trofa (a 20 Km do Porto), quando fazia muito mais sentido a meio da A3 (área de serviço de Ponte de Lima ou Barcelos);
3) Na A28 também não há PCR... Mais uma saída na cidade de Viana do Castelo para "abastecer"?
4) Na A5 falta a Área de Serviço de Viseu... Celorico da Beira fica muito perto da fronteira (de Celorico a Aveiro são quase 150 KM)!
5) Então e a A8/A17 só tem em Torres Vedras? Foi para isso que se construiu uma AE paralela à A1?
6) E quem for de Norte para o Algarve não pode cortar para a A13 em Santarém? Que é o Caminho mais curto. Tem que ir pelo A10 para poder passar no PCR de Aveiras da A1.
Espero que quando for a pagar estas e outras situações sejam contempladas... Sem uma rede completa de PCRs nas AE nacionais somos um país de 3º mundo na mobilidade elétrica!
Acho ainda que nos próximos 2 ou 3 anos a rede de PCRs deverá contemplar pelo menos uma dúzia de PCRs de 150kw (somando aos PCRs de 50kw) espalhados pelo país em iteneráros principais (AEs e IPs), como já preve o standard CHADEMO e CCS Combo.