Olá, ontem ao final do dia, decidi ir para casa pelo trajeto mais económico que consegui, evitando ao máximo auto-estradas e portagens, mas a principal razão sendo que a A28 estava cortada devido aos incêndios florestais.
Durante anos vim sempre pela autoestrada, e demorava mais ou menos 50 a 55 min, sem grandes pressas, mas nunca abaixo dos 120 km/h. Ontem, foi completamente o oposto! Uma eternidade, mas sinceramente não pareceu - é óbvio que o efeito novidade de ter um carro novo (e não é um qualquer carro novo!

) ajuda! O carro é uma maravilha de conduzir pelas Nacionais, entre os 50 e os 70 km/h, de vez em quando um pouco mais, para fazer aquelas ultrapassagens "a la" carro elétrico - enquanto os outros estão a pensar que vão ter que meter o pé do pedal da embraiagem, depois baixar 1 ou 2 mudanças, acelerar e segundos depois o carro lá responde ao pedido... eu e o meu "carro elétrico" já vamos lá bem longe a regenerar energia antes de uma próxima curva! Excelente, estou a adorar!
Em compensação pela minha condução, a app da BMW presenteou-me com uns lindos 99% de eficiência, uns 53% de SOC restantes na bateria (faltou a foto) e uns meros 11.5 kW/100km de consumo de energia - nada mau para uma viatura cujo consumo anunciado é de 13.5 kWh/100km para a versão Range Extender (como a minha). Para a versão sem Range Extender, o consumo anunciado é de 12.9 kWh/100km. Ou seja, consegui fazer ainda abaixo de um BEV!!!
post images
Ou seja, em termos de custos, para um dia de trabalho:
1.1) De Manhã: indo depressa (ou devagar), carrego na empresa a custo zero para mim -> 0,00€. -> eu sei, eu sei, não é para qualquer um!!!
1.2) De Tarde: indo devagar, como a minha viagem de ontem, chego a casa com 53% de SOC - ou seja, só necessito carregar cerca de 10kWh a 0.20€/kWh (é verdade, não tenho tarifa bi-horária na garagem do condomínio - estou a tratar disso) -> 2,00€. Ida+Volta: 2,00€/dia (volta: devagar)
1.3) De Tarde: indo depressa (máx 120km/h), chego a casa com sensivelmente 10% de SOC - ou seja, considerando que necessito carregar cerca de 19kWh a 0.20€/kWh -> 2,00€. Ida+Volta: 3,80€/dia (volta: depressa)
2) Antigamente, percorria 176km por dia, a 6.5L/100km * 1.15€/L -> Ida+Volta: 13,16€/dia (38.720 km/ano, só para ir para o trabalho + uns 2.000 km/ano para outras viagens, etc. -> dá perto da minha média dos 40.000km/ano)
3) Poupança máxima em combustível: 11,16 €/dia -> em 220 dias úteis/ano -> 2.455,20 €/ano
4) Poupança máxima em combustível: 9,36 €/dia -> em 220 dias úteis/ano -> 2.059,20 €/ano
Isto só em combustível, adicionando poupança em IUC (ainda assim vou pagar 100€/ano), manutenções programadas (mudar óleo, filtros, etc. a cada 20000km), talvez em pneus -> facilmente chego aos 3.000€ a 3.600 €/ano, se (e sei que vou) poupar em algumas portagens.
Bem, acho que já o disse, e volto a dizer - estou muito contente com a minha aquisição. Devia ter comprado o carro há 2 anos quando ele saiu...