DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
lmlr
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por lmlr » 03 ago 2016, 11:29

Já agora, quando fores deixar o carro para férias, estás a pensar deixar com que SOC?

ICEM4N
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ICEM4N » 03 ago 2016, 11:33

lmlr Escreveu:Já agora, quando fores deixar o carro para férias, estás a pensar deixar com que SOC?
Acho que é mais ou menos consensual cerca de 50%
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BrunoAlves
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por BrunoAlves » 03 ago 2016, 11:52

E o preço não é muito mais alto que uma bateria de chumbo. Os portes é que podem complicar a coisa, não?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 03 ago 2016, 12:03

Sem IVA e sem transporte o preço é semelhante. Mas com IVA e especialmente com o transporte fica muito mais caro...

A bateria de tração vai ficar com o SOC que o deixo sempre ou seja entre 20 e 30%.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Apr » 03 ago 2016, 14:01

Terias que adicionar ainda um BMS, certo?

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 03 ago 2016, 14:17

Depende do equilíbrio das cúlulas descarregadas e a 100% de SOC. Tenho um pack de LiFePo4 com 17 células em série sem BMS e as células mantém-se equilibradas como um relógio atómico há 3 anos. A química LiFePO4 é muito mais tolerante a abusos que outras químicas de Lítio, e neste caso só vejo abuso no caso de uma descarga profunda, algo que também danifica os packs de chumbo. Além disso, é uma química segura a nível de possíveis "acidentes" térmicos. Uma BMS iria aumentar muito o custo e teria de ter um circuito de corte com poder para deixar passar muitas dezenas de Amperes, possivelmente até aos 3 dígitos. Eu acho que não vale a pena.

Isto faz-me descair para usar células separadas do que num pack fechado, pois se uma célula se estragar ainda posso aproveitar as outras.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Orlando » 03 ago 2016, 22:22

Misturar celulas..ui..ui!
Sendo só 4 não prevejo alarido.
Faz em primeiro uma descarga manual até 2,5v (se possível em paralelo), deixa descansar, volta a fazer, deixa descansar, volta a fazer. De seguida carga de 0,1 a 0,3C.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 04 ago 2016, 16:38

Vou fazer o habitual, que é carregar a 100% e depois descarregar individualmente até 2,5V, medindo a capacidade de cada uma. Depois colocar as 4 em paralelo durante 24 horas para ficarem equilibradas.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Apr » 04 ago 2016, 23:56

Vais passar a ter que ver regularmente as tensões de mais uma bateria.... mas olha que eu não tenho melhor sorte com a de origem :(

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Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 17 nov 2016, 12:32

Hoje é dia de chegar aos 120k km 8-)
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