Possível forma de arrefecer a bateria
- 
				ICEM4N
 - Proprietário Ion
 - Mensagens: 729
 - Registado: 26 ago 2012, 02:38
 - Data de fabrico: 20 set 2011
 - Capacidade bateria: 40.8Ah
 
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Mais depressa sai naturalmente pelo aquecimento do vidro frontal do que é encaminhado para as baterias.
Ter em conta que apesar de eu ter um clone e em 15 minutos arrefecer a temperatura dos "sensores" 3/4 graus, as baterias nao arrefecem em 15 minutos.... ajuda se o compartimente estiver com ar gelado como acontece no meu caso que a temperatura entra a aproximadamente 8/9 graus mas é certo que as baterias nao arrefecem assim tao rapido.
Agora imagina o carro mais ou menos fresco a 18 graus a tentar arrefecer o compartimento ... deve baixar 1 ou 2 graus por hora... nem isso se calhar.
Tenho um exemplo de em 4 horas a temperatura das baterias passou de 27 graus para 10 .... (esqueci-me do ac ligado e fui ver o futebol) e a temperatura ambiente era de cerca de 25 graus.... com certeza que as baterias nao estavam a 10 graus .... mas tambem nao deviam estar a 20 pois o compartimento esteve gelado varias horas e nao minutos
[img]http://i.imgur.com/a7CXhCH.png[/img]
			
									
									Ter em conta que apesar de eu ter um clone e em 15 minutos arrefecer a temperatura dos "sensores" 3/4 graus, as baterias nao arrefecem em 15 minutos.... ajuda se o compartimente estiver com ar gelado como acontece no meu caso que a temperatura entra a aproximadamente 8/9 graus mas é certo que as baterias nao arrefecem assim tao rapido.
Agora imagina o carro mais ou menos fresco a 18 graus a tentar arrefecer o compartimento ... deve baixar 1 ou 2 graus por hora... nem isso se calhar.
Tenho um exemplo de em 4 horas a temperatura das baterias passou de 27 graus para 10 .... (esqueci-me do ac ligado e fui ver o futebol) e a temperatura ambiente era de cerca de 25 graus.... com certeza que as baterias nao estavam a 10 graus .... mas tambem nao deviam estar a 20 pois o compartimento esteve gelado varias horas e nao minutos
[img]http://i.imgur.com/a7CXhCH.png[/img]
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015
						- BrunoAlves
 - Proprietário Ioniq EV
 - Mensagens: 6631
 - Registado: 30 abr 2016, 12:39
 - Data de fabrico: 16 jun 2014
 - Capacidade bateria: 57Ah
 - Localização: Mealhada
 
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Sim, isso foi logo dito quando o Jasmim postouMRider Escreveu:Esse tubo assim é ineficiente.
Tem de ser com tubo de maior diâmetro
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
						Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Não tenho experiência no assunto, mas parece-me que a melhor solução será ter uma garagem com bom isolamento e um AC portátil a bombar o ar para o fundo do carro... uns sacos de gelo seco lá debaixo também deve ajudar...  
			
									
									
						- BrunoAlves
 - Proprietário Ioniq EV
 - Mensagens: 6631
 - Registado: 30 abr 2016, 12:39
 - Data de fabrico: 16 jun 2014
 - Capacidade bateria: 57Ah
 - Localização: Mealhada
 
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Essa solução não me inspira, honestamente. Mesmo com aspecto "artesanal", uma solução que permita usar os recursos do carro para arrefecer qualquer coisa o pack (e que possa ser usado em andamento e fora de casa) seria de muito maior utilidade. Vais a andar com calor, refrigeras. Estás a carregar, refrigeras. Só isso 
Climatizar a garagem parece-me uma solução... meh
			
									
									Climatizar a garagem parece-me uma solução... meh
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
						Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Não é que ache uma boa solução... mas permitiria iniciar o dia com uma temperatura mais "amiga" do pack... ( assumindo que resulta... )
			
									
									
						Re: Possível forma de arrefecer a bateria
E porque não semelhante à e-NV200?MRider Escreveu:Quando a garantia acabar vou fazer algo semelhante aos clones.
- 
				jasmim
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 2024
 - Registado: 06 jul 2014, 22:36
 - Data de fabrico: 04 abr 2015
 - Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
 
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Ele que faça algo. Estou contigo!  
			
									
									Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
						Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- 
				RNM
 - Mensagens: 949
 - Registado: 18 mai 2015, 09:40
 - Data de fabrico: 23 mai 2014
 - Capacidade bateria: 55 Ah
 
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Um desumidificador é caro...?MRider Escreveu: Já pensei nisso mas sai um bocado caro.
- pemifer
 - Proprietário Kia Niro EV
 - Mensagens: 3331
 - Registado: 15 fev 2016, 16:34
 - Data de fabrico: 27 mar 2018
 - Capacidade bateria: 109,30Ah
 - Localização: Lisboa
 
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Pareceu-me estarem a falar de AC.
Os AC portáteis não são muito caros, tenho ideia que custam cento e tal euros.
Uma vez estive interessado em comprar, uma colega falou-me que tinha um que já não usava, acabei por comprar o dela por 50€.
Já o tenho à 4 ou 5 anos, todos os verões o tenho ligado, é o que me safa deste calor.
			
									
									
						Os AC portáteis não são muito caros, tenho ideia que custam cento e tal euros.
Uma vez estive interessado em comprar, uma colega falou-me que tinha um que já não usava, acabei por comprar o dela por 50€.
Já o tenho à 4 ou 5 anos, todos os verões o tenho ligado, é o que me safa deste calor.
- 
				Orlando
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 5839
 - Registado: 06 jan 2011, 00:22
 - Data de fabrico: 0-12-2014
 - Capacidade bateria: 58ah
 
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Este ano ainda só usei 1 vez no leaf e consigo ter o pack sempre no maximo a 24 graus....a maresia oeste ajuda em muito.pemifer Escreveu:Pareceu-me estarem a falar de AC.
Os AC portáteis não são muito caros, tenho ideia que custam cento e tal euros.
Uma vez estive interessado em comprar, uma colega falou-me que tinha um que já não usava, acabei por comprar o dela por 50€.
Já o tenho à 4 ou 5 anos, todos os verões o tenho ligado, é o que me safa deste calor.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
						Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

