Normas padronizadas para veículos eléctricos

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
Avatar do Utilizador
ruicvt
Moderador Global
Mensagens: 376
Registado: 05 jan 2011, 20:25

Normas padronizadas para veículos eléctricos

Mensagem por ruicvt » 27 set 2011, 21:27

http://www.autohoje.com/index.php?optio ... Itemid=360


A ACEA (Associação de Construtores Europeus de Automóveis) anunciou, através de um comunicado no seu site oficial, que pretende que seja criada um tipo de ficha padrão para todos os carros eléctricos. Desta forma, os fabricantes de automóveis europeus abrem caminho à criação de um sistema uniforme de carregamento de veículos e de cobrança (visto que actualmente são utilizados vários tipos de tarifas, em virtude da fragmentação do mercado em toda a Europa e no resto do mundo). O secretário-geral da associação, Ivan Hodan, adianta que foi pedido «à Comissão Europeia, organismos de normalização e fornecedores de infra-estrutura que fossem adoptadas estas recomendações e que as questões pendentes avançassem o mais rapidamente possível».

Esta medida atende aos mais elevados padrões de segurança e é de fácil utilização. Irá não só beneficiar o consumidor como os fabricantes e os fornecedores de postos de carregamento, fornecendo uma previsibilidade para os investidores, economias de escala e permitindo uma redução de custos. A proposta conjunta da indústria é ampla, inclui um conjunto de recomendações e permitirá o uso de um tipo de tomada universal, independentemente do carro, fornecedor de electricidade ou país. Esta solução harmonizada surge porque muitos dos fabricantes já apostam em modelos 100% eléctricos (na foto, representada pelo Mitsubishi iMiev) mas cada um deles criou um modelo de carregador próprio. Com efeito, uma medida deste género, que deverá ser implementada até 2017, será um passo importante para o aumento das vendas deste tipo de viaturas. Aliás, a ACEA prevê que entre 2020 e 2025 a quota de mercado dos eléctricos seja entre os 3% e os 10%.

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Normas padronizadas para veículos eléctricos

Mensagem por mikexilva » 27 set 2011, 22:35

Eu continuo a achar que só 10% em 2020 é uma estimativa pessimista, pois cá em casa já atingimos os 50% e espero em 2020 ter 150% de VE's - incluindo o Renault Twizy (ou equivalente) para algumas voltinhas :P

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3091
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Normas padronizadas para veículos eléctricos

Mensagem por Filipe » 29 set 2011, 11:19

Desculpa Mike, mas são : 59,9999999999999999999999999%. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
mikexilva
Moderador Global
Mensagens: 1493
Registado: 06 jan 2011, 00:44
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
Contacto:

Re: Normas padronizadas para veículos eléctricos

Mensagem por mikexilva » 29 set 2011, 15:19

Como é que calculaste esses 9,9999999% ? com os 150% eu estava a referei-me a 3 veiculos electricos numa casa onde apenas 2 pessoas precisam de carro e têm carta de condução ;)

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”