Muitos e bons klms, a bordo da máquina de diversões que é o VE

Seguramente que em pneus será menos uma muda para o i3, por isso dependendo do preço dos pneus do CI antigo, pode dar um valor engraçado. Naturalmente que também fiz essas contas e só em seguro é que fico a "perder".almeidajac Escreveu: Isto só em combustível, adicionando poupança em IUC (ainda assim vou pagar 100€/ano), manutenções programadas (mudar óleo, filtros, etc. a cada 20000km), talvez em pneus -> facilmente chego aos 3.000€ a 3.600 €/ano, se (e sei que vou) poupar em algumas portagens.
Bem, acho que já o disse, e volto a dizer - estou muito contente com a minha aquisição. Devia ter comprado o carro há 2 anos quando ele saiu...![]()
Concordo que o valor indicado não é tudo, mas não é (pelo menos para mim) essa lógica de "ia comprar um bmw serie 1 e comprei um i3. Ia comprar um megane e comprei um i3", é mais de: "tenho o carro x que vale y e que ao ano me dá w de despesas, daqui a 2/3 vai dar mais despesas de manutenção", depois é comparar com o excedente que vou ter de dar para um VE, mais a redução de despesas e acrescentar um pózinhos de "compra irracional"...rdias Escreveu:Fil, 3600 € ao ano, é um numero bonito, mas para inglês ver.Fil Escreveu:Mais um excelente relato e bastante pormenorizado. Só não aprende matemática quem não quer.
Muitos e bons klms, a bordo da máquina de diversões que é o VE
Apresentem sempre os custos de aquisição. Nem que seja tipo... ia comprar um bmw serie 1 e comprei um i3. Ia comprar um megane e comprei um i3. baseado nisto, aqui estão as minhas estimativas de poupança e break even.
Semelhante ao que o Alex fez e chegou ao break even de 35000 kms ano.
Uma coisa mais matemática![]()
O ideal até seria na venda do VE após a utilização . Aí até seriam contas mais realistas.
Ainda bem que compram VE mas para quem está de fora e lê não ficar com a informação errada. Matemática do dinheiro que sai e entra todos nós sabemos fazer
Viva rdias, estava a ver que ninguém me 'pedia' a minha tabela Excel com todas as contas e mais algumas, incluindo os famosos custos de aquisição, que tanta gente se esquece de considerar. Mas posso lhe dizer que a fase de fazer contas para frente, contas para trás, para os lados, para cima e para baixo, deve ter demorado uns bons 6 mesesrdias Escreveu: Fil, 3600 € ao ano, é um numero bonito, mas para inglês ver.
Apresentem sempre os custos de aquisição. Nem que seja tipo... ia comprar um bmw serie 1 e comprei um i3. Ia comprar um megane e comprei um i3. baseado nisto, aqui estão as minhas estimativas de poupança e break even.
Semelhante ao que o Alex fez e chegou ao break even de 35000 kms ano.
Uma coisa mais matemática![]()
O ideal até seria na venda do VE após a utilização . Aí até seriam contas mais realistas.
Sim cada um faz as contas à sua maneira, mas quando sei que não estou diariamente a comprometer diretamente a saúde de seres vivos com o diesel do cano de escape, sinto-me superhomem. Ainda há fulanos que chegam ao pé de mim e dizem: fiz 30000kms este ano..... como se fossem os maiores...enfim.Fil Escreveu:Eu dizia e continuo a dizer que estou a recuperar dinheiro com o carro, algo que é impossível de fazer num ci, onde só se gasta. Os carros da mesma gama do leaf que vi, custavam valores idênticos, uns mais outros menos, mas diferenças de 3 mil € para baixo e para cima. Se tivesse comprado outro carro sem ser o leaf, onde poupava? E ter um carro 5 anos mais novo também não conta? Vi astras, meganes, golfs e por aí fora... nem se compara.
Querem mais exemplos? Vejam as contas do galthttp://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... &start=380
PORTUGAL QUE COM TODOS ESTES SENHORES, CONSEGUIU A CLASSIFICAÇÃO DO PAIZ MAIS ATRAZADO DA EUROPA E DE TODO O MUNDO! O PAIZ MAIS SELVAGEM DE TODAS AS ÁFRICAS! O EXILIO DOS DEGRADADOS E DOS INDIFERENTES! A AFRICA RECLUSA DOS EUROPEUS! O ENTULHO DAS DESVANTAGENS E DOS SOBEJOS! PORTUGAL INTEIRO HA-DE ABRIR OS OLHOS UM DIA - SE É QUE A SUA CEGUEIRA NÃO É INCURÁVEL E ENTÃO GRITARÁ COMMIGO, A MEU LADO, A NECESSIDADE QUE PORTUGAL TEM DE SER QUALQUER COISA DE ASSEIADO!
MORRA O DANTAS, MORRA! PIM!
Grandes contas... Um pormenor. Não vendia o meu i3 ao fim de 7anos por 3500€. Porque vendi um LEON ao fim de 11 anos por 5000€ com 306.000kmalmeidajac Escreveu:rdias Escreveu:
- duração total viatura 7 anos, antes de investir numas baterias novas
- carregamento gratuito na empresa
- carregamento em casa a 0.20€/kWh
- o tal carro "diesel novo" teria um custo de 23.200€, que na realidade iria ser um Mini One Diesel para aí com 20 a 30.000 km (promoção na altura).
- carro velho, uma BMW 320d 177cv, que só me tem dado chatices há 2 anos para trás.
- valor de retoma do i3 ao final dos 7 anos: 3.500€ (portanto, fui bastante conservador)
- valor de retoma do "diesel novo" ao final dos 7 anos: 6.000€ (foi o que deram pelo meu Toyota Avensis 2.2D-CAT, com 265.000km)
Até que enfim uma pessoa inteligente por cá!joaocfgoncalves Escreveu:Grandes contas... Um pormenor. Não vendia o meu i3 ao fim de 7anos por 3500€. Porque vendi um LEON ao fim de 11 anos por 5000€ com 306.000kmalmeidajac Escreveu:rdias Escreveu:
- duração total viatura 7 anos, antes de investir numas baterias novas
- carregamento gratuito na empresa
- carregamento em casa a 0.20€/kWh
- o tal carro "diesel novo" teria um custo de 23.200€, que na realidade iria ser um Mini One Diesel para aí com 20 a 30.000 km (promoção na altura).
- carro velho, uma BMW 320d 177cv, que só me tem dado chatices há 2 anos para trás.
- valor de retoma do i3 ao final dos 7 anos: 3.500€ (portanto, fui bastante conservador)
- valor de retoma do "diesel novo" ao final dos 7 anos: 6.000€ (foi o que deram pelo meu Toyota Avensis 2.2D-CAT, com 265.000km)
De resto ja não faço contas para ninguém que quer poupar em mobilidade. Porque a única solução é o veículo elétrico, sem sombra de dúvida.