
Master Plan : 2º parte
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Re: Master Plan : 2º parte
Sim, canalizador ou electricista, por ex...então certificado pela EDP ui ui...o que uma pessoa paga para fazer uma instalação por um gajo cetificado.
- alexmol
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Re: Master Plan : 2º parte
As minhas contas são mais desfavoráveis.rdias Escreveu:Acho que até foi o Elon que falou nisto, algures.alexmol Escreveu:Onde é que está?rdias Escreveu:Há por aí um estudo ou marketing Tesla que diz que comprar um model III será equivalente a comprar um ICE de 22.000 euros.
As minhas contas dão outro resultado!
Mas as tuas contas são mais favoráveis ?
As premissas são as seguintes:
(não considero versões diesel)



Custo do kWh: 0,20€
Custo do litro de gasolina: 1,40€
Existem mais factores como o seguro, IUC e outros que não considerei.
Cálculo do custo ao final de 10 anos, em função do número de kms percorridos anualmente

Se o preço da gasolina for para os 2,00€ por litro, o gráfico fica assim:

O Model 3 ser equivalente a um ICE de 22000€ depende de vários factores, os quais não se verificam para toda a gente.
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Re: Master Plan : 2º parte
Não nos esqueçamos que o Model 3, supostamente, será concorrente do Série 3, A4, etc... Portanto de carros de segmento acimas dos usados nessa comparação... Logo difícilmente comparável com ICEs novos que custam €22000.
Última edição por MINInDalila em 10 ago 2016, 19:10, editado 1 vez no total.
- mjr
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Re: Master Plan : 2º parte
Mas não foi um estudo de marketing da Tesla que disse que o Model 3 seria competitivo com um ICE de 22k€, logo independente da gama??
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- alexmol
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Re: Master Plan : 2º parte
Se são ou não da mesma gama não sei.
Para mim as comparações só fazem sentido se forem entre carros que realmente sejam modelos que poderemos mesmo vir a comprar.
As comparações genéricas são boas para vender revistas, individualmente cada um compara entre as opções que realmente tem.
Qual é o VE com 350km de autonomia da mesma gama que o Megane?
Se a resposta for o Bolt então eu digo que essa história das gamas não serve para nada!
Para mim as comparações só fazem sentido se forem entre carros que realmente sejam modelos que poderemos mesmo vir a comprar.
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- almeidajac
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Re: Master Plan : 2º parte
Eu concordo perfeitamente com a comparação feita pelo alexmol. Quando estava a ponderar qual o VE que deveria comprar, comparava sempre com ICE's na gama dos 22.000€ - 25.000€. Acabei por comprar um BMW i3 - o vendedor dizia-me: "compare com um Série 1", mas sinceramente o que eu queria era poupar, logo a minha decisão estava entre gastar (bastante) mais dinheiro por um BMW i3 (custo de capital alto / custo operacional baixo), ou então comprar um Diesel a rondar os 22-25.000€ para baixar o custo de capital que tentasse compensar os grandes custos operacionais (combustivel, manutenção, etc). Não era com 22-25.000€ que iria comprar um Série 1 Diesel, novo ou semi-novo.
Mas, isto é a minha opinião, e no meu caso, comparei entre as várias opções da mesma maneira que o alexmol, porque o meu motivo principal para comprar VE foi o económico (puro), tinha que baixar a 'fatura' com os transportes ao final de X anos - ou comprava um VE(+REX pq tinha mesmo que ser) que me fizesse gastar praticamente nada, ou comprava um Diesel económico (tipo 5L/100km), mas que tem sempre os seus custos operacionais relevantes para quem faz 40.000 km/ano, logo não podia gastar muito na compra do mesmo.
Acho que a comparação feita pelo alexmol serve para mostrar, que de uma forma geral, e do ponto de vista puramente económico, compensa comprar VE a partir dos 35.000 km/ano. Concordo.
Mas, isto é a minha opinião, e no meu caso, comparei entre as várias opções da mesma maneira que o alexmol, porque o meu motivo principal para comprar VE foi o económico (puro), tinha que baixar a 'fatura' com os transportes ao final de X anos - ou comprava um VE(+REX pq tinha mesmo que ser) que me fizesse gastar praticamente nada, ou comprava um Diesel económico (tipo 5L/100km), mas que tem sempre os seus custos operacionais relevantes para quem faz 40.000 km/ano, logo não podia gastar muito na compra do mesmo.
Acho que a comparação feita pelo alexmol serve para mostrar, que de uma forma geral, e do ponto de vista puramente económico, compensa comprar VE a partir dos 35.000 km/ano. Concordo.

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Re: Master Plan : 2º parte
Entendo o que está a querer dizer mas a "história das gamas não serve para nada" é uma forma um pouco redutora de analisar o valor de um carro.alexmol Escreveu:Se são ou não da mesma gama não sei.
Para mim as comparações só fazem sentido se forem entre carros que realmente sejam modelos que poderemos mesmo vir a comprar.
As comparações genéricas são boas para vender revistas, individualmente cada um compara entre as opções que realmente tem.
Qual é o VE com 350km de autonomia da mesma gama que o Megane?
Se a resposta for o Bolt então eu digo que essa história das gamas não serve para nada!
Um Clio de 2001 custa €1000, o que faz com que fique muito dinheiro para se gastar ao longo de 10 anos nas mais variadas despesas que se teria com o carro... Apesar de este ser um cenário que poderá fazer mais sentido num prisma puramente económico, penso que poucos optariam por esta solução quando conseguem comprar o Model 3, um Megane, um Prius, um i3, um 318i, etc...
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Re: Master Plan : 2º parte
Acho as comparações um pouco sem sentido. Para já acho curioso que uma pessoa que em condições normais desse 22,000 por um carro "tradicional", se fôr um electrico, dê 35,000 euros por "causa da economia". afinal o dinheiro disponível multiplica mediante a fonte de energia ?
Depois, os preços devem ser contabilizados incluindo o imposto automóvel equivalente para carros movidos a restos de dinossauros e os electricos, para se ter o que seria um custo real para adquirir o carro. Assim é que se sabe o custo real face a face, já que se quer fazer comparações.
As comparações de custos e quantidade de km...geralmente a compra de um electrico compensa verdadeiramente para um taxista ou para um vendedor, alguém que faça muitos km, quantas das pessoas que compram electricos realmente conseguem a tal economia de que falam em folhas de excel ? muito poucos sem duvida e somente com ajuda dos carregamentos gratis. Os taxistas no Aeroporto de Amsterdão serão dos poucos que conseguem essa economia com os Tesla S . E quando se começar a pagar, e duvido que seja baratinho, os carregamentos, vai diluir ainda mais a dita poupança. Vamos meter na cabeça que é uma cultura que temos de responsabilização, de carolice e de sermos diferentes do português comum. Ainda ontem um cliente nosso viu o nosso carro e começou a falar de carros electricos, de energia solar, do Musk, viagens a Marte, etc, quer comprar um modelo 3...acham que ele faz muitos km ? Não, faz 40 e tal por dia e uns cento e tal, 200 e tal no fim de semana. A minha mulher comprou um S, acham que anda a fazer centenas de km diários ? Não, muitas vezes nem sai da garagem, para o rentabilizar tínhamos de nos juntar à Uber.

As comparações de custos e quantidade de km...geralmente a compra de um electrico compensa verdadeiramente para um taxista ou para um vendedor, alguém que faça muitos km, quantas das pessoas que compram electricos realmente conseguem a tal economia de que falam em folhas de excel ? muito poucos sem duvida e somente com ajuda dos carregamentos gratis. Os taxistas no Aeroporto de Amsterdão serão dos poucos que conseguem essa economia com os Tesla S . E quando se começar a pagar, e duvido que seja baratinho, os carregamentos, vai diluir ainda mais a dita poupança. Vamos meter na cabeça que é uma cultura que temos de responsabilização, de carolice e de sermos diferentes do português comum. Ainda ontem um cliente nosso viu o nosso carro e começou a falar de carros electricos, de energia solar, do Musk, viagens a Marte, etc, quer comprar um modelo 3...acham que ele faz muitos km ? Não, faz 40 e tal por dia e uns cento e tal, 200 e tal no fim de semana. A minha mulher comprou um S, acham que anda a fazer centenas de km diários ? Não, muitas vezes nem sai da garagem, para o rentabilizar tínhamos de nos juntar à Uber.
- pemifer
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Re: Master Plan : 2º parte
Por favor usem o tópico próprio para falar da Uber.
- Filipe
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Re: Master Plan : 2º parte
Ou melhor, enterrem-no.pemifer Escreveu:Por favor usem o tópico próprio para falar da Uber.

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