Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Re: Diário de bordo do Morangwatt - rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 11 jul 2016, 10:28

Este fim de semana fiz o primeiro passeio de família (com pernoita) com o Morangwatt.

Sexta-feira partir de Lisboa rumo ao Vimeiro (65km). Parti de Lisboa com 97% de SOC e cheguei lá com 46%. Vim a cerca de 90km/h na AE (não por causa da autonomia mas porque estou sem AC para refrigerar as baterias).
Fiquei alojado num local chamado Quinta do Forno, onde o carro ficou a carregar na nossa habitação, através da janela.

[img]http://i.imgur.com/88Q7VEo.jpg[/img]

Graças ao ar fresqinho da zona, arrefeci a bateria mesmo com o carro em carregamento. A carga foi mais lenta que o habitual foi a tensão AC de carregamento estava nos 188V.
No dia seguinte da parte da manhã fui visitar o Bacalhoa Eden Garden, perto do Bombarral. Pela tarde fui ver a costa, indo às praias de Porto Novo e Santa Cruz. O mobie de Santa Cruz não funcionou :( , mas também não era preciso. No final do dia tinha feito 77km e gasto 54% SOC.
No Domingo fui visitar Torres Vedras, nomeadamente o forte dos Olheiros, forte de S. Vicente e a zona centro e castelo. Deixei o morangwatt a carregar no mobie perto de câmara municipal.

[img]http://i.imgur.com/cjQCWhA.jpg[/img]

Pela tarde regresso a Lisboa e chego cá com 54% SOC.

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 11 jul 2016, 12:05

É outra vida 8-)
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 11 jul 2016, 14:19

Assim dá gosto! Que bom é passear a custo zero :D

rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 11 ago 2016, 18:41

Ao fim de uma eternidade, lá tenho o AC a funcionar novamente. Acabou por ter de ser o mecânico da minha rua a trocar o motoventilador, pois na oficina especializada de AC nunca tinham disponibilidade e já andava arrastar isto à coisa de um mês, mesmo tendo já a peça de substituição comigo.

Agora já não tem de fritar baterias, se bem que com o calor que está, mesmo arrefecendo as baterias daí a uma hora já está nos 30ºC novamente.....

alexmol
Proprietário Tesla
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Contacto:

Mensagem por alexmol » 22 ago 2016, 13:51

Como ficaram as contas finais?

Solução da marca vs solução encontrada ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 22 ago 2016, 13:57

Na marca penso que ia ficar cerca de 450-480€ (tenho de consultar o papel).
Por fora o preço foi 279€ da peça + 60€ mão-de-obra.
A vantagem pertencia claramente à fazer por fora (339€). Na prática acabou por ficar quase na mesma, pois como fui inicialmente à marca tive de pagar 100€ pela bosta do diagnóstico, que não só nem sequer estava bem feito como ainda fiquei com uma antena partida (ainda por reparar).

rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 26 ago 2016, 11:34

Não estava contente com o suporte para o tablet de colocar no vidro da frente com ventosa. Tapava muito a visão quando tinha passageiros, apanhava muito sol e fazia sobreaquecer o tablet facilmente, e ainda ás vezes caía durante a viagem.

Por isso mandei vir um suporte que cabe nos porta-copos frontais.
Hoje foi a estreia.

[img]http://i.imgur.com/Zc9BVSN.jpg[/img]

Graças à base ajustável fica decentemente preso no porta copos, não tira visibilidade para a frente está á mão de semear. Pondo do lado do condutor o volante tapa um bocadinho do ecrã, mas é mais que suficiente para ver a informação importante do Canion (SOC, RR, Wh/km e Temperatura das baterias). Se for sozinho posso perfeitamente colocá-lo no lado do passageiro.

ICEM4N
Proprietário Ion
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Mensagem por ICEM4N » 26 ago 2016, 13:30

O problema é que o tablet é muito grande. De 7 polegadas era melhor.

Mete mas é um destes.
[img]http://i.imgur.com/pF5VTOq.jpg[/img]
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

rnlcarlov

Mensagem por rnlcarlov » 26 ago 2016, 14:02

Mas fica-me quase 300€ mais barato, pois o tablet já o tinha ;)

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 26 ago 2016, 14:40

A minha bola de cristal está há muito tempo sem calibrar (é muito difícil arranjar, por estes dias, gente que faça deste tipo de serviços), pelo que preciso da tua ajuda para saber se está em condições ou é melhor fazer-lhe uns ajustes.

Então é assim:

- Ela diz-me aqui que o teu carro tem 40 Ah de capacidade restante. Está correcto?
- Diz-me também que uma barra dos 50 aos 55% vale, vistos pelo Canion, 620 Wh. Está correcto?

Diz-me também que o teu carro tem a autonomia idêntica à de um novo, mas isso tu não podes confirmar.
E já agora, qual o ritmo de degradação que ele considera? 0,1 Ah a cada 19/20 dias como o meu?

Ritmo de degradação que ele considera, mas que normalmente não reflete o dia a dia, só muito a longo prazo é para levar a sério.

Era interessante que não fosse só eu e o ICEM4N a mostrar os valores. Está bem que eu já descobri muita coisa e dei a conhecer muita coisa aqui e não só, nalgumas coisas não ficaram muito convencidos de início mas entretanto parece que estão a descobrir que é assim (com 2 ou 3 anos de atraso mas sempre é um avanço), noutras continuam a não acreditar (pensam que qualquer um chega à marca dos 175 km mRR, já lhes expliquei que isso não é assim mas não perceberam nadinha, será o meu inglês tão mau?), dava no entanto jeito ter dados de mais carros para tudo o que eu refiro ter mais consistência. É que nem toda a gente acredita em mim e na minha bola de cristal.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”