
DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
E se lhe deres umas CR sobe.
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
a ver se passo uma noite por Oeiras para lhe dar uma carga rápida sem subir muito a temperatura...jasmim Escreveu:E se lhe deres umas CR sobe.
a ir, imaginando que chego lá com o carro a meia carga (tipo 40-50% SOC), convém dar-lhe a carga rápida até aos 100% ou é melhor dar-lhe só um cheirinho tipo 10 minutos?
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
Eu acho que isso não tem jeito nenhum. Na minha ideia, a capacidade da bateria é o para um valor determinado de temperatura. Se tiveres uma bateria a 25ºC, a capacidade é uma, se tiveres essa mesma bateria a 35ºC, a capacidade já é outra (um pouquinho superior). Se o que se pretende é aumentar momentaneamente a capacidade da bateria, então é aquecê-la, e quanto mais quente, mais capacidade ela vai ter. Mas a longo prazo isso é mau procedimento, porque com temperaturas mais elevadas ela vai degradar mais depressa. Pelo menos é o que a minha experiência com o meu me dá a perceber. Por isso, eu nunca iria a um PCR para lhe aumentar a capacidade momentânea. Isso é dar um passo em frente para logo a seguir dar 2 passos atrás. Andei com o meu carro 3 dias com as baterias um bocadinho mais quentes (mas sem passar os 36ºC de média) e já estava a carregar 34,6 Ah (e podia ter chegado, segundo a minha ideia, a 34,8 Ah), quando o carro anda a considerar que carrega no máximo 34 Ah e ainda há pouco tempo achava que o máximo era 33,2 Ah. Nâo tenho dúvidas que estes incrementos são apenas resultado do calor, e que se eu quero manter uma perda de 0,8 Ah reais ao ano tenho de voltar rapidamente a ter temperaturas no pack entre os 15 e os 21ºC 99% do tempo.
Mas isto é apenas a minha ideia baseada na minha experiência, cujos valores parecem demonstrar uma descida muito significativa na taxa de degradação desde que passei a controlar as temperaturas no pack (ou o que eu gosto de chamar, a minha mudança para o planeta Malm, onde...). Longe de serem verdades definitivas e não sujeitas a contraditário.
Mas isto é apenas a minha ideia baseada na minha experiência, cujos valores parecem demonstrar uma descida muito significativa na taxa de degradação desde que passei a controlar as temperaturas no pack (ou o que eu gosto de chamar, a minha mudança para o planeta Malm, onde...). Longe de serem verdades definitivas e não sujeitas a contraditário.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
Não é pela temperatura que as CRs fazem aumentar a capacidade reportada, pois cargas de 5m que aumentam 1 grau a temperatura já conseguem aumentar esse valor. Eu acho que tem a ver com a corrente de carga elevada e com a não linearidade do sensor de corrente e maior relação S/R que uma carga a correntes elevadas permite.
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
eu tenho seguido as indicações do jpgonçalves...
conduzo sempre em modo ECO, faço as cargas a 80% cedo e as a 100% mais perto da hora de saída, ainda nunca vi o aviso de bateria muito baixa (só uma vez o aviso de bateria baixa), ainda nunca fiz cargas rápidas...
mas ele de inverno aconselha uma CR quinzenal... daí eu dizer que fazia uma CR de noite quando estiver uma noite fresca para ver o efeito.
a única coisa pior que faço mas que não tenho volta a dar é que deixo o carro na BOX fechada a carregar e fica lá de noite. mas ficou exclusiva para ele (quando tinha os 2 CIs ficavam lá os dois) para a carrinha a combustão interna não ir aquecer a garagem e a temperatura da garagem ronda normalmente os 23ºC pelo que não acho que seja muito.
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mas ele de inverno aconselha uma CR quinzenal... daí eu dizer que fazia uma CR de noite quando estiver uma noite fresca para ver o efeito.
a única coisa pior que faço mas que não tenho volta a dar é que deixo o carro na BOX fechada a carregar e fica lá de noite. mas ficou exclusiva para ele (quando tinha os 2 CIs ficavam lá os dois) para a carrinha a combustão interna não ir aquecer a garagem e a temperatura da garagem ronda normalmente os 23ºC pelo que não acho que seja muito.
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
23C no Verão parece-me bom. No Inverno baixa para menos de 20C?
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
tem manhãs que quando vou a sair com o carro marca uns 17-18ºC
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
Se segues essas indicações acho que ele também diz para não se ligar muito aos Ah e ligar mais à % de SOH.sparrow Escreveu:eu tenho seguido as indicações do jpgonçalves...
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
Perfeito então.sparrow Escreveu:tem manhãs que quando vou a sair com o carro marca uns 17-18ºC
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Re: DB LEAF MK1 2013 (francês) do Sparrow
ontem foi dia de ir às Festas do Mar a Cascais...
saí do trabalho e fui para casa, pus o carro à carga até aos 100% enquanto fazia o jantar, jantava e me despachava para ir.
fui para Cascais pela estrada da Avessada, passando por Negrais, um bocado pela A16 saindo em Ranholas para passar em frente ao autódromo sem pagar portagem. à volta vim pela marginal entrando na A5 só depois de Caxias junto ao estádio Nacional para não pagar portagem, CRIL, A8 até Loures e depois ER374. Cheguei a casa com 98km feitos na minha condução normal e ainda acusava 22km de autonomia no GOM.
https://goo.gl/photos/vLfgyeq4zQDPd7f67
saí do trabalho e fui para casa, pus o carro à carga até aos 100% enquanto fazia o jantar, jantava e me despachava para ir.
fui para Cascais pela estrada da Avessada, passando por Negrais, um bocado pela A16 saindo em Ranholas para passar em frente ao autódromo sem pagar portagem. à volta vim pela marginal entrando na A5 só depois de Caxias junto ao estádio Nacional para não pagar portagem, CRIL, A8 até Loures e depois ER374. Cheguei a casa com 98km feitos na minha condução normal e ainda acusava 22km de autonomia no GOM.
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