Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Já algumas vez viu a potência de carga limitada por excesso de temperatura na bateria

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Não
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Orlando
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por Orlando » 24 ago 2016, 00:08

t3lmo Escreveu:
pnunes Escreveu:Temos aqui um tópico fixe...só suposições!!!
Infelizmente não foi suposição, somente má utilização.
Má utilização?
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por pnunes » 24 ago 2016, 00:19

tambem fiquei curioso
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por t3lmo » 24 ago 2016, 00:21

PCR Loulé (40ºC ao sol) + A22,A2 + PCR Aljustrel (avisado para não se esticar muito) + A2 (sem controlo) + PCR Álcacer (30-40% e tartagura)

Nem todos estão mentalizados (e conscientes) para conduzir perto dos limites. Mesmo quando são avisados previamente.
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por Orlando » 24 ago 2016, 00:28

t3lmo Escreveu:PCR Loulé (40ºC ao sol) + A22,A2 + PCR Aljustrel (avisado para não se esticar muito) + A2 (sem controlo) + PCR Álcacer (30-40% e tartagura)

Nem todos estão mentalizados (e conscientes) para conduzir perto dos limites. Mesmo quando são avisados previamente.
eu tenho um coelga meu que tb era assim...ao fim de 80000kms foi embraiagem e cabeça de motor....sem direito a garantia...dizia ele que bm era bm.
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por Marmelo » 24 ago 2016, 00:31

O efeito "tartaruga" por excesso de temperatura está explicado neste vídeo oficial da Nissan USA (minuto 2:50):
https://www.youtube.com/watch?v=Ux9VHI4 ... JwliGAhTdn

Ainda bem que o Leaf tem esta proteção... Ainda em março estourei com o motor do meu CI por ignorar o aviso de falta de óleo (que na altura apenas estava intermitente... só aparecia de vez em quando)! :(
Última edição por Marmelo em 24 ago 2016, 10:06, editado 1 vez no total.

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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por t3lmo » 24 ago 2016, 00:34

Claro! Má condução (nos limites) aplica-se a qualquer tipo de veículo.
E para quem não sabe, tem que ser a máquina a proteger-se dos incautos.
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 24 ago 2016, 10:00

Pelo que entendi terá vindo perto de Vmax entre Aljustrel e Alcácer (a distância permite), com a bateria no limite de temperatura. Se tivesse vindo a cumprir os limites não teria problemas pois a bateria iria arrefecer. Com o atraso entre a geração de calor e a sua medição nos sensores, quando a limitação de potência começou a impedir de vir a 140-150km/h já era tarde de mais, e acabou por chegar ao limite de temperatura.

Talvez uma curva de limitação de temperatura mais progressiva (a começar mais cedo) conseguisse evitar isto, mas há mínimos de bom senso que as pessoas deviam ter. Quem é que vem a abrir com a indicação de temperatura perto do máximo??
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por rnlcarlov » 24 ago 2016, 11:51

mjr Escreveu:Pelo que entendi terá vindo perto de Vmax entre Aljustrel e Alcácer (a distância permite), com a bateria no limite de temperatura. Se tivesse vindo a cumprir os limites não teria problemas pois a bateria iria arrefecer. Com o atraso entre a geração de calor e a sua medição nos sensores, quando a limitação de potência começou a impedir de vir a 140-150km/h já era tarde de mais, e acabou por chegar ao limite de temperatura.

Talvez uma curva de limitação de temperatura mais progressiva (a começar mais cedo) conseguisse evitar isto, mas há mínimos de bom senso que as pessoas deviam ter. Quem é que vem a abrir com a indicação de temperatura perto do máximo??
Quando muita gente pensa que respeitar os limites de velocidade na AE é para tolos e que ninguém anda só a 120, então é sinal que o bom senso anda a dar passeios para longe.

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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por HellMaster » 24 ago 2016, 12:18

rnlcarlov Escreveu:
Quando muita gente pensa que respeitar os limites de velocidade na AE é para tolos e que ninguém anda só a 120, então é sinal que o bom senso anda a dar passeios para longe.
Quer dizer... neste caso o bom senso não passeou para muito longe... ficou apeado... :lol:

Mas tens toda a razão... o bom senso é muito pouco... se eu vou em passeio com a pequena no carro e vou a 70~80km/h numa nacional, tenho logo uma fila de carros atrás de mim, e por vezes ainda o bónus de ter um atrasado mental a barafustar quando passa por mim. A última vez que verifiquei, os 90km/h eram os limites máximos, e não o mínimo legal a que se pode conduzir... mas pronto... normalmente os que refilam muito são daqueles que quando aceleram um pouco parecem polvos ameaçados... fica tudo negro atrás deles... (também são fáceis de identificar por costumarem usar bonés a conduzir, porque o sol lá dentro é muito intenso e podem fritar o único neurónio que ainda têm)
E sim, eu sei que também se pode ser multado por ir devagar demais na via pública, e nas AE até tem mesmo velocidade mínima, mas mesmo nas AE essa velocidade é 50km/h, e eu não estou a dar como exemplo alguém que vai a 40km/h numa via de 90km/h... (e mesmo 40 não me parece mal...ainda se fosse 25)

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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por BrunoAlves » 24 ago 2016, 13:13

Boa, finalmente conseguimos concluir com conhecimento de causa a limitação de potência com a temperatura. Não é exactamente causado pelas CR sucessivas como o tópico indica, mas existe.
Eu estava enganado, afinal é possível, ainda que requeira um estilo de condução completamente diferente do meu. É bom, assim sabemos o que esperar nos casos extremos.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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