
Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
Há uma indicação de que o i3 pode controlar a temperatura o pack em qualquer situação, mesmo desligado:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =90#p78733
Para não ocupar o DB do rfsa000 com esta discussão criei este tópico.
Há mais testemunhos disto acontecer? É só no Rex? Digo isto porque não deve ser muito agradável num puro VE deixar o carro com 20% de SOC e chegar ao carro e ele não andar. Num Rex e tendo gasolina, menos mal, até pode ser positivo.
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =90#p78733
Para não ocupar o DB do rfsa000 com esta discussão criei este tópico.
Há mais testemunhos disto acontecer? É só no Rex? Digo isto porque não deve ser muito agradável num puro VE deixar o carro com 20% de SOC e chegar ao carro e ele não andar. Num Rex e tendo gasolina, menos mal, até pode ser positivo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
Deixar o carro com 20%, certamente ao sol, porque o meu já ficou 1 semana com 43% e quando cheguei tinhas os mesmos 43%.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
O teu é Rex?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
Não, é BEV.mjr Escreveu:O teu é Rex?
Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
Mas já aconteceu duas vezes ao João, no seu i3 bev, mas com estados de carga muito baixos.
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
No meu caso o carro ainda não tem 5 meses e está perto dos 10.000km.
Deve depender de muitos fatores: a carga, temperatura ambiente e tempo de paragem.
A partir de amanhã o meu vai ficar 2 semanas parado, vamos ver o que acontece.
Deve depender de muitos fatores: a carga, temperatura ambiente e tempo de paragem.
A partir de amanhã o meu vai ficar 2 semanas parado, vamos ver o que acontece.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
Provavelmente só ativará com temperaturas ambiente elevadas (>30C?). O caso do João terá sido por isso? Não estou recordado, tinha ideia que os problemas com o dele eram por erro grosseiro na estimação do SOC. Se assim for era importante perceber exatamente o mecanismo, para não apanhar ninguém de surpresa. Infelizmente não há tomadas em todo o lado. Se fizerem no BEV, acho que não o deviam fazer abaixo de certo SOC (25%?), até porque com SOCs baixos a temperatura afeta menos as células.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
E o que terá originado esse erro grosseiro?mjr Escreveu:Provavelmente só ativará com temperaturas ambiente elevadas (>30C?). O caso do João terá sido por isso? Não estou recordado, tinha ideia que os problemas com o dele eram por erro grosseiro na estimação do SOC. Se assim for era importante perceber exatamente o mecanismo, para não apanhar ninguém de surpresa. Infelizmente não há tomadas em todo o lado. Se fizerem no BEV, acho que não o deviam fazer abaixo de certo SOC (25%?), até porque com SOCs baixos a temperatura afeta menos as células.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
Só um estudo aprofundado o poderia dizer, mas normalmente os culpados são muitas cargas e descargas parciais seguidas, uma célula defeituosa, degradação mal contabilizada. Mas gostava de ver uma discrição exata do que aconteceu, no tópico do João.
Não parece ter a ver com o sistema de arrefecimento.
Não parece ter a ver com o sistema de arrefecimento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Sistema de arrefecimento do i3 sempre ativo
Estás a apontar para um algoritmo errado do bms?mjr Escreveu:Só um estudo aprofundado o poderia dizer, mas normalmente os culpados são muitas cargas e descargas parciais seguidas, uma célula defeituosa, degradação mal contabilizada. Mas gostava de ver uma discrição exata do que aconteceu, no tópico do João.
Não parece ter a ver com o sistema de arrefecimento.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh