Tópico de apresentação no ForumNovaEnergia
Diário de bordo no NovaEnergia
Dou início ao meu diário de bordo aqui no Forum NissanLeafPT com o relato da minha primeira viagem de férias com o Ampera: Odivelas --> Portimão.
Inclui um novo record pessoal de autonomia eléctrica: 107.9km

21:16 Odivelas, hora da partida:[img]https://lh3.googleusercontent.com/CwD_u ... 56-h717-no[/img]
Tinha um bonito registo de 1227.8 km em modo 100% eléctrico:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/DpySO ... 56-h717-no[/img]
Mas para efeitos da viagem, coloquei-o a zeros:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/XXzrd ... 56-h717-no[/img]
Screenshot do "MyGreenVolt" no momento da partida. Aqui dá para perceber um dos truques que usei... Cerca de meia hora antes de partir e ainda com o carro ligado ao EVSE, liguei o carro e deixei-o ficar. Isto permite que a carga real da bateria passasse dos típicos 85.5% para 89.5%:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/cuPOc ... 23-h929-no[/img]
4 horas e 10 minutos depois (fizemos 3 paragens pelo caminho), chegamos a Portimão à 1:25 da manhã.
MyGreenVolt à chegada.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/0xQSe ... 23-h929-no[/img]
Gráfico da temperatura diária da bateria. A barra correspondente a esta viagem é a da direita. A temperatura oscilou entre os 22 e os 25 graus celsius:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/o8BH7 ... 23-h929-no[/img]
Vista geral à chegada. Como parece ser habitual, o painel de intrumentos e o computador de bordo não estão 100% de acordo. Um diz que percorremos 273.6km e que gastámos 3.4l/100km, o outro diz 273.7km e 3.5l/100km... Imagino que haja aqui conversões de unidades US para métricas com alguma falta de precisão.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/RpJ2Z ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/pWaYY ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/Ema5M ... 56-h717-no[/img]
Decidi mudar as unidades para US:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/TbIEm ... 56-h717-no[/img]
E os dois ecrãs passam a estar de acordo:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/2E4I3 ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/SxjF2 ... 56-h717-no[/img]
Com as bagagens arrumadas, chegou a hora de o colocar à carga com o EVSE portátil incluído, em modo 10A:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/f1Hb7 ... 23-h929-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/P91Jj ... 56-h717-no[/img]
[img]https://lh3.googleusercontent.com/k8FsA ... 23-h929-no[/img]
Ás 6:30 da manhã, quando acordei, já a bateria estava quase carregada:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/ojSc4 ... 23-h929-no[/img]
Quando fui arrumar o EVSE:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/LI292 ... 56-h717-no[/img]
Agora enquanto cá estivermos, vamos andar sempre em modo eléctrico.
