Vamos continuar no meu tópico. Já me sinto mal por tanto off-topic.Orlando Escreveu:E em qts anos vais amortizar o teu bm?

Postos de carga rápida
Re: Postos de carga rápida
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 27 mar 2014, 23:20
- Data de fabrico: 01 jul 2013
- Capacidade bateria: 61,91 Ah
Em Coimbra por mais do que uma vez já estive uma carrada de tempo à espera que os indivíduos carregassem até quase aos 100%. Ainda dá última vez que lá estive um fulano estava nos 93%, ainda avisei que aquilo eram migalhas a carregar, ao qual ele dizia queria ficar com ele carregado...
Acrescentar a isto, dizer que a pessoa em questão era de Coimbra, e estávamos 2 à espera dele... enfim ... encostei-me a um canto ...
Acrescentar a isto, dizer que a pessoa em questão era de Coimbra, e estávamos 2 à espera dele... enfim ... encostei-me a um canto ...
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
E infelizmente ainda há quem pense que as baterias viciam se não carregarem até 100%, quando é justamente ao contrário. E também já tive de esperar por um Outlander PHEV que demorou 30 minutos dos 70 aos 90% (já estaria antes a carregar certamente), com um reinicio da carga aos 80%, porque "preciso da carga". Enfim, tem mesmo que ser pelo bom senso e educação das pessoas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 abr 2016, 13:55
- Data de fabrico: 12 jul 2016
- Capacidade bateria: 66.5Ah - 11 barras
mjr, eu acho que no país que temos, a coisa passava era por programar o software dos postos para aceitar "fila de espera".
Isto é: Eu estou a carregar. Durante o carregamento tu chegas, e passas o cartão no posto. Ele regista, e depois dos meus 30 min, só aceita iniciar nova carga ao teu cartão. Se não iniciares em 2min, o posto liberta a vez ao próximo que passou cartão durante o meu carregamento. E só depois de não haver ninguém em fila, é que o posto deixaria carregar alguém que tivesse carregado nas últimas 2h, por exemplo. Claro que se não houver ninguém a passar cartão enquanto eu estiver a carregar, eu posso passar de novo e voltar a carregar.
Se fosse assim, de certeza que eles não ficavam lá à espera no mínimo 1:30 até carregar os restantes 10% que lhes falta.
E acredito que isto pudesse ser implementado sem nenhum hardware adicional para os postos...
(Efacec, eu renuncio a direitos de propriedade intelectual, podem usar a ideia à vontade, para o bem comum
)
Isto é: Eu estou a carregar. Durante o carregamento tu chegas, e passas o cartão no posto. Ele regista, e depois dos meus 30 min, só aceita iniciar nova carga ao teu cartão. Se não iniciares em 2min, o posto liberta a vez ao próximo que passou cartão durante o meu carregamento. E só depois de não haver ninguém em fila, é que o posto deixaria carregar alguém que tivesse carregado nas últimas 2h, por exemplo. Claro que se não houver ninguém a passar cartão enquanto eu estiver a carregar, eu posso passar de novo e voltar a carregar.
Se fosse assim, de certeza que eles não ficavam lá à espera no mínimo 1:30 até carregar os restantes 10% que lhes falta.
E acredito que isto pudesse ser implementado sem nenhum hardware adicional para os postos...
(Efacec, eu renuncio a direitos de propriedade intelectual, podem usar a ideia à vontade, para o bem comum

- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Ainda mais simples será quando for a pagar, desde que haja uma componente temporal no preço. Já disse várias vezes a minha opinião, Cobrar pela energia mas assumindo uma potência mínima de carga igual a metade da potência do carregador. Quem carregar a 10kW num posto de 50kW paga como se estivesse a carregar a 25kW. Isto para postos DC apenas. Para os AC o limite deve a meu ver ser menor pois o investimento no posto é muito menor.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 20:55, editado 1 vez no total.
- rimsilva
- Proprietário i3
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
Acho que estão a misturar situações e a generalizar.
Por exemplo, a utilização de posto rápido de AE tem um fim diferente de um de cidade (salvo raras excepções).
O valor das portagens é elevado demais para se usar um PCR e estar lá a "pastar", por recriação.
O objectivo em 99% dos casos será entrar, pagar portagens, carregar e chegar ao destino o mais rápido possível.
Uma lógica de fila de espera na AE não me parece necessária, no meu caso pessoal não consigo fazer Porto - Lisboa com cargas a 80% (das 4 cargas, 3 são acima dos 80%). Teria de deixar de ir no VE, mas não seria nada de complicado para mim, com este cenário de 2 posto na A1, várias vezes me questiono se deveria continuar a fazer estas viagens
O importante é que sejam instalados os novos PCR's para permitir mais carregamentos ou distribuir melhor as cargas.
Mais tarde com o pagamento do carregamento será feito o "ajuste" final.
Em cidade a história será outra, mais difícil de controlar. Enquanto não for pago, como é tudo à borla, infelizmente muita gente vai querer "atestar" até ao último electrão, mesmo sem necessidade, depois quando for a pagar (estes) vão "atestar" em casa.
Por exemplo, a utilização de posto rápido de AE tem um fim diferente de um de cidade (salvo raras excepções).
O valor das portagens é elevado demais para se usar um PCR e estar lá a "pastar", por recriação.
O objectivo em 99% dos casos será entrar, pagar portagens, carregar e chegar ao destino o mais rápido possível.
Uma lógica de fila de espera na AE não me parece necessária, no meu caso pessoal não consigo fazer Porto - Lisboa com cargas a 80% (das 4 cargas, 3 são acima dos 80%). Teria de deixar de ir no VE, mas não seria nada de complicado para mim, com este cenário de 2 posto na A1, várias vezes me questiono se deveria continuar a fazer estas viagens

O importante é que sejam instalados os novos PCR's para permitir mais carregamentos ou distribuir melhor as cargas.
Mais tarde com o pagamento do carregamento será feito o "ajuste" final.
Em cidade a história será outra, mais difícil de controlar. Enquanto não for pago, como é tudo à borla, infelizmente muita gente vai querer "atestar" até ao último electrão, mesmo sem necessidade, depois quando for a pagar (estes) vão "atestar" em casa.
Última edição por rimsilva em 23 set 2016, 10:56, editado 1 vez no total.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
É uma ideia, mas devia ser dirigida ao dono do PCR e não à Efacec.pemifer Escreveu:Gostei!HellMaster Escreveu:mjr, eu acho que no país que temos, a coisa passava era por programar o software dos postos para aceitar "fila de espera".
(Efacec, eu renuncio a direitos de propriedade intelectual, podem usar a ideia à vontade, para o bem comum)
E deve ser possível fazer isto por programação...
Ou vocês têm dúvida que a efacec faz apenas e tudo o cliente quer?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets
https://pod-point.com/electric-car-news ... d-chargers
https://pod-point.com/electric-car-news ... d-chargers
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Eu, se houver algum abusador, falo com ele....se ele não entender, carego no botão vermelho...et voilá...e depois vamos à batatada!!!

MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh