Postos de carga rápida

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por RNM » 23 set 2016, 12:19

mjr Escreveu:Ainda mais simples será quando for a pagar, desde que haja uma componente temporal no preço. Já disse várias vezes a minha opinião, Cobrar pela energia mas assumindo uma potência mínima de carga igual a metade da potência do carregador. Quem carregar a 10kW num posto de 50kW paga como se estivesse a carregar a 25kW. Isto para postos DC apenas. Para os AC o limite deve a meu ver ser menor pois o investimento no posto é muito menor.
Cobrar o tempo vai dar no mesmo.
A 50 kW, o kWh fica barato.
A 10 kW, o kWh fica caro.

Isto incentiva os clientes a não perderem tempo mas diminui a margem de lucro do operador.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 23 set 2016, 12:24

Não vai dar no mesmo. Acima de metade da potência do posto a energia é cobrada ao preço do kW.h, é diferente de cobrar tudo ao tempo assumindo metade da potência. Se for cobrado ao tempo com o preço da potência máxima, estaremos a prejudicar muito os carros que não conseguem estar muito tempo nessa potência, embora possam estar a maior parte do tempo acima de metade da potência do posto. Digamos que é um compromisso entre a necessidade de ocupar o posto a potências elevadas cobradas e não prejudicar demasiado veículos com baterias mais pequenas ou degradadas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Alx99
Mensagens: 235
Registado: 26 ago 2016, 11:47
Localização: Algés, Oeiras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Alx99 » 23 set 2016, 12:58

Cuidado com as confusões.

Uma pessoa por comer mais, ou mais rápido, não paga no restaurante mais pelo prato do dia que as outras pessoas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por mjr » 23 set 2016, 13:46

Mas isso não tem a ver com esta questão. Os PCRs são um recurso escasso e caro e por isso é necessário racionalizar o seu uso, até para justificar a sua instalação. Infelizmente como já vimos isto não vai com o bom senso das pessoas e é preciso haver "incentivos" ao uso dos PCRs como PCRs e não como PCN.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Apr » 23 set 2016, 14:16

Só espero que com estas espertezas não obriguem os fabricantes a implementar uma potência minima no PCR, senão adeus às viagens grandes para VE's puros de 1º geração.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2673
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por alexmol » 25 set 2016, 20:15

HellMaster Escreveu:mjr, eu acho que no país que temos, a coisa passava era por programar o software dos postos para aceitar "fila de espera".
Estão a falar disto?
https://www.youtube.com/watch?v=PVmHnarrNhs
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3493
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por RJSC » 25 set 2016, 23:33

alexmol Escreveu:
HellMaster Escreveu:mjr, eu acho que no país que temos, a coisa passava era por programar o software dos postos para aceitar "fila de espera".
Estão a falar disto?
https://www.youtube.com/watch?v=PVmHnarrNhs
Impecável!
Podia sair de Aveiro para o Porto e ter o lugar marcado à hora de chegada.
Pelo menos a mobi-e tem que colocar a rede a funcionar como devia para indicar os postos avariados ou em uso em tempo real para não perdermos tempo a correr postos ocupados.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por pemifer » 27 set 2016, 12:30

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 20:36, editado 1 vez no total.

Marmelo
Proprietário Leaf
Mensagens: 119
Registado: 31 jul 2016, 14:44
Data de fabrico: 29 set 2016
Capacidade bateria: 30 kWh

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por Marmelo » 27 set 2016, 14:47

pemifer Escreveu:É com grande alegria que informo que já é possível ir de Paris ao Algarve em VE!
Pois... Mas os emigrantes que vêm de Paris querem também ir para as suas aldeias em Trás-os-Montes e nas Beiras e vão ficar apeados se forem com o VE! :(

No mapa do Mobi.e continuam a faltar os 50 PCRs prometidos para a fase piloto.
Para quando novidades?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Postos de carga rápida

Mensagem por rimsilva » 27 set 2016, 14:51

Marmelo Escreveu:
pemifer Escreveu:É com grande alegria que informo que já é possível ir de Paris ao Algarve em VE!
Pois... Mas os emigrantes que vêm de Paris querem também ir para as suas aldeias em Trás-os-Montes e nas Beiras e vão ficar apeados se forem com o VE! :(

No mapa do Mobi.e continuam a faltar os 50 PCRs prometidos para a fase piloto.
Para quando novidades?
Será por esta ordem de prioridades:

1º Eleições;
2ª Pai Natal.

Responder

Voltar para “Carregamento”