Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Strat
Registado: 27 set 2016, 13:21

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Strat » 03 out 2016, 17:14

Muito em breve estarei nessas andanças também.
Mais um caso de estudo, mais uma looney , mais uma que ninguém parece compreender.
Ao menos aqui a coisa dispersa e sou só mais uma no meio de tantos.
O que vale é que o meu companheiro de viagens e grande filho me apoia e compreende. Vai passar a andar com uma manta no carro para não ligar o AC no inverno :whistle:

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 05 out 2016, 15:36

Ok. Desde que não seja para viagens longas frequentes e que seja por um preço jeitoso, é uma aposta ganha.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

ICEM4N
Proprietário Ion
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Mensagem por ICEM4N » 06 out 2016, 09:06

Strat Escreveu:Muito em breve estarei nessas andanças também.
Mais um caso de estudo, mais uma looney , mais uma que ninguém parece compreender.
Ao menos aqui a coisa dispersa e sou só mais uma no meio de tantos.
O que vale é que o meu companheiro de viagens e grande filho me apoia e compreende. Vai passar a andar com uma manta no carro para não ligar o AC no inverno :whistle:
Parabens pela escolha.
Atencao ... pode usar e abusar do aquecimento .. desde que nao precise de mais de 80 / 90 km de autonomia . Eu ando sempre com o aquecimento ligado menos quando faco grandes viagens ou preciso da totalidade do pack
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

lmlr
Proprietário Leaf
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por lmlr » 06 out 2016, 09:08

Eu com ou sem autonomia, não gosto de ligar o aquecimento. Normalmente no inverno ando com uma manta polar para o miúdo (do IKEA, claro :) ), leve e mais que suficiente.

rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov » 06 out 2016, 10:10

Strat Escreveu:Vai passar a andar com uma manta no carro para não ligar o AC no inverno :whistle:
A minha táctica para o Inverno foi comprar uma cobertura de assento e uma cobertura de volante aquecidos. Gastam muito pouco e dão mais algum conforto no frio, sobretudo para quem é muito sensível ao frio nas mãos, como eu.
Mas muitas vezes tenho de ligar um pouco o AC por causa do embaciamento do vidro da frente. Em tempo de chuva e muito frio acontece muito.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 21 out 2016, 11:32

Entretanto e no intervalo de tempo já deveras conhecido, 32,7Ah.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 01 nov 2016, 09:43

Já tenho o espelho lateral esquerdo novo montado. Fiquei com o antigo, vou substituir apenas a parte do espelho e pode ser que venha a ter uso novamente. A peça de plástico pintada à cor do carro terá de ser comprada à parte, que a minha só teve de ser pintada. É possível que até ao final do ano chegue aos 100.000 km. Nesta fase tenho deixado quase exclusivamente às noites frias fora da garagem o papel de controlar a temperatura do pack. Menos hoje, noite de halloween, que provavelmente iniciaria o dia coberto de farinha e de outros produtos alimentares, caso ficasse exposto ao relento. Continua a ser a opção número 1 para ir a Coimbra ou a Viseu, com umas duas horas de carregamento por lá, como sempre se fez. Vai fazer um dia destes os 100 km até à Figueira da Foz com uma carga, que muita da lenha que se gasta cá em casa vem de lá, mas também não é nada de extraordinário, dado o declive favorável. No regresso é que vai carregar alguma coisa em Coimbra. Resumindo, a utilização é muito próxima à que sempre se fez.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 12 nov 2016, 13:34

Depois de ter descido para 32.6 Ah mais depressa do que previa, hoje subiu para 33.6 Ah e voltou a considerar que tem 70% da capacidade inicial (a aplicação EvBatMon considera 100% = 48 Ah).

rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov » 12 nov 2016, 15:49

Malm Escreveu:Depois de ter descido para 32.6 Ah mais depressa do que previa, hoje subiu para 33.6 Ah e voltou a considerar que tem 70% da capacidade inicial (a aplicação EvBatMon considera 100% = 48 Ah).
Subiu 1Ah? Não te enganaste na vírcula nem nada? :shock:

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 12 nov 2016, 22:30

Não, não me enganei. Já no início do verão tinha feito um acerto igual. Não estava à espera que fizesse este acerto agora. Pensava que com o tempo mais frio seria de esperar acertos para baixo, nunca para cima, mas ainda bem que me deu esta surpresa. É possível que até ao final do ano volte a fazer acertos de maior amplitude para baixo. Se não o fizer, sabendo que começou o ano com 34 Ah, e prevendo a queda de 0,3Ah até 31 de dezembro, vou acabar o ano com 33,3 Ah, o que significa uma perda de 0,7Ah num ano. A ser verdade (porque os valores podem mudar significativamente de um dia para o outro), é uma taxa de degradação de 2% ao ano. Nem o aquecimento global me está a complicar a capacidade de impedir as degradações que registei no início. O foco continua a ser temperatura, anda muitas vezes com noventas e tais por cento, anda muitas vezes com 0 barras, porque são menos carregamentos na garagem e tento-os evitar ao máximo.

Vamos lá ver se não faz um acerto para baixo que mude o valor da taxa de degradação deste ano muito para cima.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”