
E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Quando os VE tiverem muito mais expressão, não duvido que o apetite tributário dos Governos surja em força.
Mais tarde, ou mais cedo, os VE irão pagar ISV e/ou IUC.
Irão inventar uma forma de cálculo, por exemplo, potência do motor eléctrico, capacidade da bateria, sei lá...
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Os plug-in também tinham um incentivo ao abate, se bem me lembro...
- mjr
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Neste momento não há forma de cálculo, e usando as fórmulas de cálculos dos ICE o ISV dá 0. Não sei se tecnicamente se pode sequer chamar isenção. Ou seja, neste momento não há qualquer incentivo à compra de BEVs para 2017 para particulares (para empresas é outra história, fruto da fiscalidade verde introduzida pelo governo anterior).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Desde 1 de janeiro de 2015 que não têm...jfr2006 Escreveu:Os plug-in também tinham um incentivo ao abate, se bem me lembro...
Sabes o porquê de "tecnicamente" (juridicamente, digo eu) se chamar isenção?mjr Escreveu:Neste momento não há forma de cálculo, e usando as fórmulas de cálculos dos ICE o ISV dá 0. Não sei se tecnicamente se pode sequer chamar isenção. Ou seja, neste momento não há qualquer incentivo à compra de BEVs para 2017 para particulares (para empresas é outra história, fruto da fiscalidade verde introduzida pelo governo anterior).
R: É a lei que aplica esse termo.
LEI N.º 22-A/2007,DE 29 DE JUNHO (CÓDIGO DO IMPOSTO SOBRE VEÍCULOS E CÓDIGO DO IMPOSTO ÚNICO DE CIRCULAÇÃO)
Artigo 5.º
Isenções
1 - Estão isentos de imposto os seguintes veículos:
a) Veículos da administração central, regional, local e das forças militares e militarizadas, bem como os veículos propriedade de corporações de bombeiros que se destinem ao combate ao fogo;
b) Automóveis e motociclos da propriedade de Estados estrangeiros, de missões diplomáticas e consulares, de organizações internacionais e de agências europeias especializadas, bem como dos respectivos funcionários, quando o seu reconhecimento seja obrigatório em virtude de instrumento de direito internacional;
c) Automóveis e motociclos que, tendo mais de 20 anos e constituindo peças de museus públicos, só ocasionalmente sejam objecto de uso e não efectuem deslocações anuais superiores a 500 quilómetros;
d) Veículos não motorizados, exclusivamente eléctricos ou movidos a energias renováveis não combustíveis, veículos especiais de mercadorias sem capacidade de transporte, ambulâncias, veículos funerários e tractores agrícolas;
Quando, a generalidade dos veículos automóveis pagam ISV, estar isento desse imposto, para mim, é um incentivo à compra.
Já agora, voltando ao título e conteúdo da "não" notícia:
Quais serão os incentivos que os plug-in irão ter e os 100% não? (A "não" notícia diz que os incentivos é só para os plug-in).
- mjr
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Quando o critério de cálculo do ISV é a cilindrada e as emissões, dizer que algo que já pagaria 0 está isento não me parece de muito valor...
Se achas isso um incentivo, ótimo. Para mim não é.
Já agora, se estou a ver bem, um ICE com menos de 775cm3 e menos de 92g/km a gasolina também pagaria 0 de ISV, mas não estaria isento. Não é assim?
Edit: OK, parece que não. Há um valor mínimo de 100€ e é esse o "incentivo".
Se achas isso um incentivo, ótimo. Para mim não é.
Já agora, se estou a ver bem, um ICE com menos de 775cm3 e menos de 92g/km a gasolina também pagaria 0 de ISV, mas não estaria isento. Não é assim?
Edit: OK, parece que não. Há um valor mínimo de 100€ e é esse o "incentivo".
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Mais do que a questão sobre se a isenção do ISV é, ou não, incentivo,(o Presidente da UVE indicou o ISV com "benefício fiscal" no programa do Alvim, o importante é a "não" notícia deste tópico.
Recordo o título:
Quais serão os incentivos que os plug-in irão ter e os 100% não? (A "não" notícia diz que os incentivos é só para os plug-in).
Recordo o título:
Volto a perguntar:Incentivos aos elétricos? Só plug-in. E é metade
Quais serão os incentivos que os plug-in irão ter e os 100% não? (A "não" notícia diz que os incentivos é só para os plug-in).
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Acho que a noticia e a questão é bem clara e tu só estás a tentar confundirInix Escreveu:Mais do que a questão sobre se a isenção do ISV é, ou não, incentivo,(o Presidente da UVE indicou o ISV com "benefício fiscal" no programa do Alvim, o importante é a "não" notícia deste tópico.
Recordo o título:Volto a perguntar:Incentivos aos elétricos? Só plug-in. E é metade
Quais serão os incentivos que os plug-in irão ter e os 100% não? (A "não" notícia diz que os incentivos é só para os plug-in).

Até agora, no abate de uma viatura e compra de um eléctrico existia um incentivo de 2250€ (este ano) e um desconto no ISV nos plug-in. Os EV nunca tiveram ISV..pudera..ao preço que as marcas os colocam, se tivessem ISV, então é que ninguém os comprava...
Agora, só os plug-in é que tem incentivo no abate de uma viatura. Tendo em conta o pensamento de alguém que tem uma viatura velha e até podia usar para abate, somando o continuo medo de que o EV só serve para ir à esquina, onde é que a escolha de compra vai recair? Claro..sobre os plug-in...

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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Confesso que pensei o mesmo...jfr2006 Escreveu:Acho que a noticia e a questão é bem clara e tu só estás a tentar confundir...
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=> Micro Produção Fotovoltaica
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Onde está escrito que os plug-in irão ter incentivo ao abate ????jfr2006 Escreveu:Inix Escreveu: Agora, só os plug-in é que tem incentivo no abate de uma viatura.
Esse é exactamente o erro... Os plug-in não têm nem irão ter, segundo a proposta de Orçamento de Estado, incentivo ao abate.
Essa resposta não serve à minha pergunta:
Quais serão os incentivos que os plug-in irão ter e os 100% não? (A "não" notícia diz que os incentivos é só para os plug-in).
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Mais uma vez estás a tentar criar confusão com algo que já é conhecido: neste momento tanto os EV, como os plug-in tem um incentivo quando se procede ao abate de uma viatura.Inix Escreveu:Onde está escrito que os plug-in irão ter incentivo ao abate ????jfr2006 Escreveu:Inix Escreveu: Agora, só os plug-in é que tem incentivo no abate de uma viatura.
Esse é exactamente o erro... Os plug-in não têm nem irão ter, segundo a proposta de Orçamento de Estado, incentivo ao abate.
Essa resposta não serve à minha pergunta:
Quais serão os incentivos que os plug-in irão ter e os 100% não? (A "não" notícia diz que os incentivos é só para os plug-in).
Só tu é que estás a criar a confusão desnecessária
