Por favor explique como é que os plug-in não beneficiam, atualmente, de um incentivo ao abate! A redução no ISV não é dada apenas nos casos que apresentem um certificado de destruição de um veiculo com mais de 10 anos?Inix Escreveu:E tu a dar-lhe...jfr2006 Escreveu:Agora, só os plug-in é que tem incentivo no abate de uma viatura.
Os plug-in não têm, nem terão no próximo Orçamento de Estado, incentivo ao abate, têm uma redução no ISV.

E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Vamos encarar a realidade:
Ninguém comprará VEs enquanto não houver rede de carga decente.
E quando digo decente, é 50 PCRs (para início de conversa) e milhares de PCLs para quem não tem garagem.
500~1000€ num carro de 30'000...? Poupem-me.
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
O Golf PHEV pagará, de ISV, até dezembro de 2016 (em 2017 pagará mais...) 705€ (mais precisamente 705,08€). Em 2017 pagará 705.08€ + 562.5€ = 1267,58€mjr Escreveu:Um pequeno exercício. Vamos imaginar que os artigos de incentivos e isenções não existem e comparar a compra de dois véiculos, por exemplo o Golf GTE e o Golf BEV.
No caso do Golf BEV não estando regulado seria uma salgalhada, mas imaginando que as regras seriam as mesmos dos ICE o valor de ISV a pagar seria de 100€, segundo o artigo 4 do número 7 do código do ISV:
No caso do Golf PHEV (1395cm^3 / 39g/km) o valor a pagar seria de 1389€ na componente cilindrada e -214€ na componente ambiental o que daria o valor a pagar de ISV de 1175€.4 – Sempre que o imposto relativo à componente ambiental apresentar um resultado negativo, será o mesmo deduzido ao montante do imposto da componente cilindrada, não podendo o total do imposto a pagar ser inferior a € 100, independentemente do cálculo que resultar da aplicação da tabela A ou da tabela B.
Agora considerando os incentivos e isenções para o OE de 2017 o BEV teria um desconto de ISV de 100€ e o PHEV um desconto de 562,5€. Acho que fica claro onde é maior o "incentivo" no ISV.
Agradeço eventuais correções às minhas contas.
Apesar da componente ambiental resultar negativo (-214€), às tuas contas terás de somar 100€, por força do n.º 4 do art.º 7.º do CISV.
Além disso deverás ter em conta, para o cálculo do ISV, al. a) , n.º 1 do art.º 8.º do CISV (60% de taxa intermédia).
Assim, no teu exemplo, o BEV pagaria 100€ (não teria um desconto de 100€ como dizes, porque os 100€ é o pagamento mínimo da componente ambiental e não um desconto no valor final a pagar de ISV, partindo do princípio que não exitiria a componente cilindrada/potência/capacidade da bateria) e o PHEV pagaria, em 2017, 1267.58€ (os 562.5€ já está incluído no cálculo).
Pelas minhas contas, aquilo que eu entendo ser um incentivo à compra de um BEV, dado estes estarem excluídos da incidência objectiva do imposto (na lei actual e futura, não no teu exemplo), 1267,58€ (PHEV) - 100€ (BEV) = 1167,58€.
Ou seja,
O PHEV, em 2017, pagaria: 1267,58€ (na realidade irá pagar, mesmo, esse valor)
O BEV, em 20117, pagaria: 100€ (na realidade não irá pagar)
Posto isto, pelas minhas contas, em 2017, o saldo seria positivo, a favor do BEV, em 1167,58€. (na realidade 1267,58€).
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Sou da mesma opinião, não é por estes factores que a ME será afectada (o fundamental é a isenção do ISV nos 100% eléctricos).RNM Escreveu:Vamos encarar a realidade:
Ninguém comprará VEs enquanto não houver rede de carga decente.
E quando digo decente, é 50 PCRs (para início de conversa) e milhares de PCLs para quem não tem garagem.
500~1000€ num carro de 30'000...? Poupem-me.
em 2016 os benefícios diminuíram, a rede não aumentou, mas vendas cresceram.
Seguramente que a crescente autonomia do VE é que está a determinar esta evolução e o que poderá impedir o crescimento será a fraca rede de carga
Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Actualmente os PHEV, beneficiam da redução do ISV, por via do regime de entrega, para abate, de veículos em fim de vida (eu queria referir-me ao Orçamento de Estado de 2017, dado ser o que aqui se discute)MINInDalila Escreveu:Por favor explique como é que os plug-in não beneficiam, atualmente, de um incentivo ao abate! A redução no ISV não é dada apenas nos casos que apresentem um certificado de destruição de um veiculo com mais de 10 anos?Inix Escreveu:E tu a dar-lhe...jfr2006 Escreveu:Agora, só os plug-in é que tem incentivo no abate de uma viatura.
Os plug-in não têm, nem terão no próximo Orçamento de Estado, incentivo ao abate, têm uma redução no ISV.
Em 2017 redução no ISV dos PHEV não implicará a entrega de um veículo em fim de vida, mas será reduzido o benefício em 50 %.
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Desculpe mas por várias vezes disse aqui que não beneficiam de um incentivo ao abate. Inclusivamente disse que não beneficiavam do dito regime desde de 1 de janeiro de 2015...
É só para não haver confusões!
Inix Escreveu:
E tu a dar-lhe...
Os plug-in não têm, nem terão no próximo Orçamento de Estado, incentivo ao abate, têm uma redução no ISV.
Atualmente têm! Para o ano, parece que não será necessário o referido certificado.Inix Escreveu:Desde 1 de janeiro de 2015 que não têm...jfr2006 Escreveu:Os plug-in também tinham um incentivo ao abate, se bem me lembro...
É só para não haver confusões!
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Mais uma vez não percebo de onde vem esta informação relativamente a 2016...Inix Escreveu: O Golf PHEV pagará, de ISV, até dezembro de 2016 (em 2017 pagará mais...) 705€ (mais precisamente 705,08€). Em 2017 pagará 705.08€ + 562.5€ = 1267,58€
Apesar da componente ambiental resultar negativo (-214€), às tuas contas terás de somar 100€, por força do n.º 4 do art.º 7.º do CISV.
Além disso deverás ter em conta, para o cálculo do ISV, al. a) , n.º 1 do art.º 8.º do CISV (60% de taxa intermédia).
Assim, no teu exemplo, o BEV pagaria 100€ (não teria um desconto de 100€ como dizes, porque os 100€ é o pagamento mínimo da componente ambiental e não um desconto no valor final a pagar de ISV, partindo do princípio que não exitiria a componente cilindrada/potência/capacidade da bateria) e o PHEV pagaria, em 2017, 1267.58€ (os 562.5€ já está incluído no cálculo).
Pelas minhas contas, aquilo que eu entendo ser um incentivo à compra de um BEV, dado estes estarem excluídos da incidência objectiva do imposto (na lei actual e futura, não no teu exemplo), 1267,58€ (PHEV) - 100€ (BEV) = 1167,58€.
Ou seja,
O PHEV, em 2017, pagaria: 1267,58€ (na realidade irá pagar, mesmo, esse valor)
O BEV, em 20117, pagaria: 100€ (na realidade não irá pagar)
Posto isto, pelas minhas contas, em 2017, o saldo seria positivo, a favor do BEV, em 1167,58€. (na realidade 1267,58€).

Última edição por MINInDalila em 18 out 2016, 16:55, editado 1 vez no total.
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Estou a ver que as contas estão todas mal
O facto é que um BEV tem uma isenção de 100€ face ao que pagaria se não houvesse a isenção. Acho que por aqui estamos conversados.
E portanto, segundo o OE de 2017, o desconto aplicado aos valores calculados na ausência de incentivo/isenção e com incentivo/isenção é superior nos PHEV. Acho completamente errado comparar o valor de ISV per se, pois a diferença não resulta de qualquer incentivo específico à ME, mas apenas à fórmula de cálculo normal que beneficia veículos com menor cilindrada e menores emissões.
Estou com o RNM, neste momento a única coisa que pode beneficiar a ME é mesmo a instalação dos PCRs, pois estes incentivos/isenções são todos de valor irrisório e ninguém os vai considerar nas contas.

O facto é que um BEV tem uma isenção de 100€ face ao que pagaria se não houvesse a isenção. Acho que por aqui estamos conversados.
E portanto, segundo o OE de 2017, o desconto aplicado aos valores calculados na ausência de incentivo/isenção e com incentivo/isenção é superior nos PHEV. Acho completamente errado comparar o valor de ISV per se, pois a diferença não resulta de qualquer incentivo específico à ME, mas apenas à fórmula de cálculo normal que beneficia veículos com menor cilindrada e menores emissões.
Estou com o RNM, neste momento a única coisa que pode beneficiar a ME é mesmo a instalação dos PCRs, pois estes incentivos/isenções são todos de valor irrisório e ninguém os vai considerar nas contas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Tens razão, eu estava a fazer as contas para os "híbridos não plug-in" (existe uma diferença de Taxa intermédia de 60% para 25%).MINInDalila Escreveu: Mais uma vez não percebo de onde vem esta informação relativamente a 2016...
Assim, será necessário substituir os 705,08€ por 293,78€ e refazer os cálculos.
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Re: E assim se incentiva a compra de VE..ou não..
Afinal o que vem aí para os VEs até é bastante bom!
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... &start=450
Agora gostaria de ver as restantes medidas de discriminação positiva propostas pela UVE tornadas realidade!...
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... &start=450
Agora gostaria de ver as restantes medidas de discriminação positiva propostas pela UVE tornadas realidade!...